Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é tecido natural?

São os mais sofisticados e nobres tecidos no mercado mundial. São utilizados na confecção de roupas, sapatos e acessórios, e estão sempre em alta. Para ser uma boa profissional no mundo da moda, é necessário saber o que é o tecido natural, e como utilizá-lo.

Sendo os queridinhos das grifes de luxo, têm um custo elevado, e alguns deles são difíceis de encontrar no Brasil. Outros, por outro lado, podem ser encontrados no guarda roupas da maioria de nós.

Nesse artigo, vamos conhecer as especificidades de deles, e suas origens.

Foto: Pinterest

O que é o tecido natural e de onde vêm

Os tecidos naturais são fabricados á partir de obra-prima natural, podendo ser elas de origem:

  • Animal: Podemos usar de exemplo a lã e a seda, ambas bem conceituadas e de maior custo no mercado mundial. A lã é produzida a partir de uma raça específica de ovelha, que é criada para a produção desse material. Já a seda, é produzida por lagartas mariposas, popularmente conhecidas como bicho-da-seda. É um dos tecidos mais antigos e nobres utilizados pela humanidade

 

  • Vegetal:  Os mais populares exemplos de tecidos naturais de origem vegetal, são o algodão e o linho.
    O algodão é extremamente popular, sendo utilizado na produção de roupas, calçados e acessórios diversos. Ele é derivado da planta Gossypium, nativa da África, Ásia e América do Sul.Já o linho é um tecido mais nobre, mais utilizado para peças de alta costura e com caimento mais social. Ele é derivado da planta Linum usitatissimumL, dessa mesma planta, também é se utilizada a semente chamada linhaça, que é muito popular no meio culinário.

 

  • Mineral: O exemplo que temos de tecido mineral, é o amianto. Esse tipo de tecido é também utilizado em produtos para construção civil. O amianto é proibido em vários países, inclusive no Brasil, já que é comprovadamente cancerígeno.

Como utilizar os tecidos naturais

Eles estão presentes desde os primórdios da humanidade, e podem ser utilizados na fabricação de roupas, calçados e acessórios.

Cada tecido pode ser utilizado para fins específicos, e além de saber o que é o tecido natural, também é importante aprender a melhor utilizá-los.

  • Algodão: O mais popular dos tecidos naturais, é indicado para fabricação de camisetas, calças, lingeries, entre outros. É um tecido que não deforma com o tempo e absorve a transpiração com maior facilidade, sendo muito usado em climas de altas temperaturas.
Tecido de algodão da Maximus Tecidos

Confira aqui as opções de tecidos de algodão no site da Maximus Tecidos!

  • Linho: Tecido de caimento para roupas sociais e elegantes, como blazers, calças, casacos, etc. Tem um custo mais elevado, e é indicado para climas mais frios.
Tecido de linho da Maximus Tecidos

Confira aqui as opções de tecidos de linho no site da Maximus Tecidos!

  • Lã: Um dos mais caros tecidos do mercado, é muito utilizado em roupas para o inverno, como toucas, luvas, casacos. A lã mantém a temperatura corporal, ao mesmo tempo que absorve a transpiração, além de ser extremamente confortável.
Tecido de lã da Maximus Tecidos

Confira aqui as opções de tecidos de lã no site da Maximus Tecidos!

  • Seda: Popularizado nos países asiáticos como tecidos da grande nobreza, é até hoje um produto de alto custo. Tem um caimento leve e é utilizado na confecção de vestidos, camisas, camisetas e etc.
Tecido de seda da Maximus Tecidos

Os benefícios dos tecidos naturais

Como visto acima, esses tecidos são altamente utilizados no mundo todo, e isso não acontece por acaso, esses tecidos têm vários benefícios que fazem toda a diferença no momento da confecção, são eles:

  • Durabilidade
  • Flexibilidade
  • Resistência
  • Caimento
  • Mais leves

Mas vale também lembrar que são tecidos mais sensíveis, e precisam de um cuidado especial no momento da lavagem das peças, principalmente. Além do mais, por serem tecidos nobres e ter um custo elevado, não são indicados para uso em confecções para preço popular.

Agora que você sabe o que são os tecidos naturais, você pode conhecer melhor sobre eles, no site da Maximus Tecidos, você vai ter acesso as melhores ofertas do mercado, em preço e qualidade.

Assuntos Relacionados

Comentários

6 respostas

  1. Vi no site um pequeno erro na escrita de “bicho-da-seda”, A palavra bicho está escrito com “x” e o correto é com “ch”. Espero que a minha observação, ajude a melhorar o site cada vez mais, pois o conteúdo é excelente. Sou aluna do curso costura de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *