Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é tecido sintético impermeável

Se você faz parte do mundo da moda, já deve ter ouvido falar dos famosos Trench Coat, uma espécie de sobretudo confeccionada com tecido sintético impermeável, e lançados pelas grifes mais conceituadas por todo o mundo.

Muitas pessoas acreditam que o uso dos tecidos sintéticos impermeáveis teve início na Primeira Guerra Mundial, onde os soldados das trincheiras recebiam uniformes confeccionados com esse material. Porém, na verdade, apenas os generais de alto escalão que o utilizavam em seus uniformes.

Sendo assim, os tecidos sintéticos impermeáveis sempre foram bem conceituados e utilizados para peças de alta costura, principalmente após os anos 1980. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tecido, e como utilizá-lo em suas confecções? Confira!

Foto: Pinterest

O que é um tecido sintético impermeável?

Nós já sabemos que os tecidos sintéticos, diferentes dos naturais, são criados a partir de fibras sintéticas, e deles são derivados vários tecidos conhecidos, como a exemplo, a viscose. Porém, o tecido sintético impermeável tem uma característica diferente dos demais, e é o que vamos descobrir.

No início da década de 1820, o inventor escocês Charles Macintosh e o Britânico Thomas Hancock (principal fundador das indústrias britânicas de borracha) criaram a primeira peça de roupa confeccionada com um tecido sintético impermeável, que era um casaco.

Logo essas peças foram conquistando cada vez mais admiradores, e logo se popularizaram entre os homens da alta classe, que confeccionavam peças exclusivas para pescar, cavalgar, atirar, atividades ao ar livre e também para o serviço militar.

Conforme a tecnologia envolvida no processo foi evoluindo, o tecido sintético impermeável também foi ficando mais ventilado, menos transpirante e cada vez melhor em repelir líquidos, o que o elevou para uma categoria especial.

Os tecidos impermeáveis na Alta Costura:

Como vimos, o tecido sintético impermeável era um item de luxo já nos primórdios de sua criação. Porém, no lançamento dos famosos trench coats, confeccionados pela Burberry e Aquascutum se tornou um item que era adquirido apenas pela alta sociedade, pelo seu preço extremamente elevado.

Mas foi em 1940 que o tecido sintético impermeável começou a ganhar espaço em meio as grifes, e também na moda feminina.

Em filmes dessa época, é muito evidente o uso de casacos desse material, por jornalistas, gângster, detetives. E foi graças à romantização de Hollywood que ele conquistou ainda mais espaço na alta costura mundial.

Hoje, peças de tecido sintético impermeável já são utilizados por estilistas conceituados, como Martin Margiela, Rei Kawakubo e Jean-Paul Gaultier, e ainda continua fazendo parte da assinatura da sua criadora, Burberry.

Foto: Pinterest

Como utilizar?

Agora que você já sabe de onde vem esse tecido, é importante saber quais são as peças que mais se utilizam de sua origem. Como sabemos, o tecido sintético impermeável se popularizou a partir de 1940, e desde então seu custo também abaixou, tornando possível sua utilização em peças mais casuais e econômicas.

Hoje, são mais utilizados em peças para o inverno e para climas chuvosos, como por exemplo:

  • Calças
  • Blusas
  • Casacos
  • Jaquetas
Foto: Pinterest

Ficou interessado e deseja criar suas próprias peças de tecido sintético impermeável?

Na Maximus Tecidos você encontra uma variedade gigantesca de tecido sintético, e por lá você também consegue moldes de costura que irão te ajudar a confeccionar as peças mais elegantes, confortáveis, e impermeáveis!

Assuntos Relacionados

Comentários

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *