O que é um fio penteado?


6
96 compartilhadas, 6 points

Para entender o que é um fio penteado e qual a diferença dele para os demais, é importante que se entenda a composição de um tecido e qual a interferência do tipo de fio na qualidade do produto.

O tecido é formado pela fibra, que é o tipo de fio escolhido, e pela trama, que é a maneira de entrelaçar os fios, para se formar o tecido.

São vários os tipos de fios, sendo que cada um deles entrega um resultado diferente, assim como também existem os tecidos naturais, feitos de algodão e os que são sintéticos, como o poliéster, que é um tipo de plástico.

Quais as características de um fio penteado

Sabendo que existem vários tipos de fios e cada um deles oferece diferentes benefícios para aquele material específico em que será utilizado, entender essas diferenças é essencial para se aproveitar da melhor maneira cada um dos fios existentes.

O fio é a fibra que dá vida ao tecido e é a sua qualidade e não a sua quantidade, que garante a excelência do produto em questão, ao contrário do que se pensa.

O fio penteado é um fio que passou por um processo de paralelização, que é responsável por pentear os fios, eliminando as fibras mortas e as mais curtas, tornando-o mais uniforme e macio, além de garantir mais resistência e brilho.

O tipo de fio, se é penteado ou não, qual a espessura e a construção daquele tecido é que determinarão a sua qualidade, muito mais do que a quantidade de fios por polegada, como julgam a maioria das pessoas.

O fio penteado é sinônimo de qualidade, pois garantem tecidos muito mais macios que os de fios comuns, de modo que deve ser utilizado sempre que o produto a ser confeccionado ofereça tal conforto.

O processo de produção do fio penteado

A fibra natural, para se tornar um fio penteado, passa por uma máquina de nome penteadeira, que faz a retirada de todas as impurezas, como as cascas provindas do algodão, que permaneceram no fio e outras.

Faz a retirada também das fibras mais curtas, selecionando, assim, apenas as fibras mais compridas para a confecção dos fios. Isso garante maior resistência ao tecido, além de diminuir a formação de pelling, que são as indesejáveis bolinhas.

Com relação a valores, por ser produzido com fios de maior qualidade, os tecidos feitos com fio penteado têm um custo mais elevado em comparação aos demais. Isso ocorre pelo fluxo de produção e pela perda de algodão decorrente da retirada de fibras.

A durabilidade dos tecidos feitos com fio penteado também é superior, de modo que, se comparado a um produto mais barato e com menor durabilidade, o seu custo benefício se torna um ponto a favor para a escolha desse tipo de material.

Os fios penteados são usados com maior frequência na confecção de toalhas e lençóis. Quando atrelados a um algodão de qualidade, com fibras longas e fios penteados, o produto destaca-se por seu alto índice de qualidade.

Os lençóis produzidos com fio penteado são os mais macios e resistentes, diferente dos lençóis produzidos com maior quantidade de fios comuns, que são aqueles mais pesados, indicados para o uso no inverno, por dificultarem a passagem do ar.

Por que optar?

A escolha dos matérias a serem utilizados na confecção das peças é um dos principais pontos ligados a qualidade do produto, assim como a sua durabilidade.

Ao optar por trabalhar com tecidos produzidos com fio penteado, não apenas se assegura um resultado final de maior qualidade, com mais brilho e macies, como também se prolonga a durabilidade daquele produto.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

6
96 compartilhadas, 6 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
9
Amei
Incrível Incrível
3
Incrível
O Melhor O Melhor
1
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.