Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é um tecido acetinado?

O tecido é um resultado da trama de fios naturais ou sintéticos, que se entrelaçam para o formarem. Há vários tipos de tecidos e explicaremos hoje o tecido acetinado.

Para se compreender melhor o que é um tecido acetinado, é preciso entender a composição do tecido. Ele é feito a partir da fiação das fibras, que formam os fios, e esses quando entrelaçados, formam os tecidos.

Os tecidos, por sua vez, podem ser de variados tipos, entre eles encontramos os tecidos com efeito acetinado.

Quais as características do tecido acetinado?

O tecido acetinado caracteriza-se pelo seu brilho e por apresentar um visual mais lustroso. Esse tipo de tecido pode ser usado na confecção de muitas peças, dentre elas vestidos, blusas e camisas.

Cetim da Maximus Tecidos

Como o tecido acetinado é produzido?

A base de todo tecido são as fibras. Estas podem ser coletadas na natureza, sendo de origem natural, mineral ou vegetal ou sintéticas, produzidas através de processos químicos.

A partir dessas fibras, são formados os fios. Estes podem ser mais compridos, como no caso da seda, ou mais curtos, como no caso do algodão.

O processo de trama dos fios é que definirá o tipo de tecido que será formado, como por exemplo um tecido plano ou uma malha, caracterizada por sua elasticidade.

A principal diferença entre o tecido opaco e o tecido acetinado está no momento da produção desse tecido, que utiliza um fio de fibra longa, cardado ou penteado, que são fios mais trabalhados e com fibras selecionadas.

O tecido passa, então, por um processo de mercerização, que é um processo de valorização do tecido e que resulta em diversos benefícios para o mesmo. Oferece mais força ao tecido, além de uma aparência mais lustrosa.

Nesse processo, o tecido é envolvido em um banho de hidróxido de sódio e ácido. Desta maneira, ele se torna, dentre outras coisas, mais facilmente tingido.

Quais os principais tecidos acetinados?

A seda pura é um tecido considerado fino, por sua qualidade e brilho. Ela é extraída do casulo de alguns tipos de mariposa e do bicho da seda e é usada para produzir tecidos leves e macios.

Uma peça confeccionada 100% de seda tem o custo elevado, pois esse material não é tão barato. No entanto, existe hoje no mercado algumas opções mais acessíveis que são os tecidos que misturam a seda com outra fibra, geralmente sintética, tornando-a mais acessível.

Outro tecido com essa característica é o cetim. O cetim é um tecido clássico do mundo da moda, conhecido principalmente pelo toque sedoso e brilho acetinado. Ele tem a textura lisa, e tem direito e avesso, onde o avesso é sempre o lado opaco e o direito o lado acetinado. Feito de fios de seda, ele surgiu na china, por volta da idade da média e era usado nas vestimentas dos nobres, reis e rainhas da época.

Hoje, com o avanço da tecnologia do mundo textil, nós temos o cetim na sua versão de fibras sintéticas e ele está tanto na moda festa, nos glamourosos vestidos de gala, quanto na modinha mais casual.

Também podemos encontrar opções de crepes acetinados que conferem elegância às peças tanto da moda festa, como da moda casual. O crepe é um tecido obtido a partir do ligamento crepe, que utiliza no urdume fios com pouca torção, e na trama fios sobre torcidos dispostos alternadamente em 2s e 2z. O nome “crepe” vem do francês “crespo”, que é por causa do seu toque granuladinho.

A sarja acetinada também tem sido uma tendência nesse mercado. É um tecido normalmente composto por algodão e com uma porcentagem de elastano, característica pelas estrias no sentido diagonal. Ele é mais encorpado e bem estruturado, ideal pra fazer vestidos, blazer e calças. A sarja acetinada é muito elegante e combina com uma infinidade de peças.

Cetim bridal da Maximus Tecidos
Crepe nuage da Maximus Tecidos
Confira todos os tecidos no site da Maximus Tecidos aqui!

Como usar o tecido acetinado?

Antigamente, quando se falava em tecidos de cetim ou seda, eles eram lembrados apenas para as ocasiões de festa por causa do seu brilho e elegância, porém isso mudou. Atualmente esse tipo de tecido tem ganhado espaço nas roupas casuais e de alfaiataria também!

Além de ser usado na moda, o tecido acetinado também pode ser usado na confecção de lençóis e jogos de cama.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Oi gente meu nome é Maria Neuza Gambi sou modelo Sênio,condutora de moda e amo costurar, estou muito feliz de participar desse clube maravilhoso.obrigada

  2. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *