Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é um tecido jacquard?

Ao se questionar “o que é um tecido jacquard?” Pense primeiramente que esse tecido pode ser usado para confecções de roupas finas e estilosas. O tecido jacquard é produzido em um tear de tecelagem especial equipado com um mecanismo de padrão jacquard. Isso pode produzir um efeito e outras texturas espessas e tridimensionais no pano. […]

Ao se questionar “o que é um tecido jacquard?” Pense primeiramente que esse tecido pode ser usado para confecções de roupas finas e estilosas.

O tecido jacquard é produzido em um tear de tecelagem especial equipado com um mecanismo de padrão jacquard. Isso pode produzir um efeito e outras texturas espessas e tridimensionais no pano.

O tecido tem o nome do francês Joseph Marie Jacquard, que inventou o mecanismo de padronização de estampas em 1801.

Geralmente, as peças com um tecido jacquard são mais fortes e resistentes do que aqueles com tecidos básicos. Normalmente, esses tecidos são brilhantes (dependendo do tipo de fibra) com estampas e desenhos arabescos.

Se você quer saber mais a respeito desse pano para confeccionar roupas e descobrir em que mais ele pode ser usado, continue lendo este artigo!

Tecido jacquard da Maximus Tecidos

O que é um tecido jacquard?

Como foi apresentado, o tecido jacquard é um nome para descrever um método de tecelagem inventado por Joseph Marie Jacquard, que envolve uma máquina acoplada a um tear que pode selecionar e controlar eletronicamente fios.

O tear jacquard é usado para criar tecidos intrincados, incluindo brocado e damasco. Além disso, a seda, o poliéster e rayon são comumente usados ​​no processo jacquard.

  • Os tecidos adamascados ou damasco são tipicamente feitos de seda, linho ou algodão e têm um padrão elaborado e iridescente. O tecido é tipicamente produzido com apenas uma cor e é muito fino.
  • O tecido brocado é outro tipo de jacquard, mais pesado que o damasco. O brocado é um tecido grosso e pesado, feito com tear de jacquard e tecido de cetim, na maioria das vezes com um padrão floral elevado.
  • O brocado é tipicamente feito de seda, rayon ou nylon e tem uma aparência muito oriental.

Sabe-se que os tecidos jacquard costumam ser usados ​​para cortinas ou almofadas sob medida, no entanto, ocasionalmente, pode ser usado para trabalhos de estofamento.

O que muitos não sabem é que os teares Jacquard são controlados por computador e capazes de controlar movimentos minuciosos no processo de tecelagem – com rapidez e eficiência -, tornando os desenhos e cores usados ​​mais elaborados e decorativos.

Além disso, os tecidos jacquard podem aumentar o luxo de um ambiente ou peça de roupa, ou de estofamento, ser usado como tecido de decoração ou em um esquema de design de interiores. Isso se deve porque esse tecido sempre adiciona um toque sofisticado e elegante.

Tecido jacquard adamascado da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Conheça a Maximus Tecidos

Agora que você entende como é usado o tecido jacquard e suas combinações, como ambientes luxuosos. Se você precisa adquirir esse tecido para confeccionar uma roupa, cortina etc lembre-se de contar com lojas de qualidade.

É muito importante comprar seu tecido em lojas que vendem um produto de qualidade e que mantém a realidade do tecido, para que ele permaneça durável e resistente ao longo do tempo.

Além disso, escolher o melhor tecido também é uma vantagem para seu negócio de costura, que irá atender clientes e satisfazê-los com o resultado final do que é produzido.

Com isso, ao precisar de um tecido, vale a pena conhecer a loja Maximus Tecidos, que vende diferentes tipos de tecidos por metro, além de muitos outros acessórios de corte e costura.

Com essa loja, você não precisa sair de casa para encontrar o tecido que você precisa! Basta acessar o site, adicionar ao carrinho, colocar seus dados – que estarão seguros – e finalizar a compra!

Portanto, quando você busca por “o que é um tecido jacquard?”, obtém o entendimento do que é esse tecido e pensa que ele pode ser interessante para confecção, procure sempre a  melhor qualidade do produto.

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Tenho muito interesse em aprender a costurar direitinho. Já assistí os vídeos onde apresenta dicas para fazer os diferentes pontos. Estou amando. Gratidão por compartir seus conhecimentos de costuras algo tão útil para o nosso próprio uso e benefício, assim como para os outras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *