Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que são poliéster e elastano?

Conforto e praticidade são requisitos fundamentais que devem ser levados em conta na hora de escolher suas roupas. Por isso, tecidos como poliéster e elastano estão ganhando cada vez mais espaço nos guarda-roupas.

Duráveis e de fácil manutenção, eles deixaram de ser utilizados somente em artigos de moda fitness e ganharam as ruas, compondo looks que vão dos ambientes casuais, até os de trabalho.

Confira nossas dicas e aprenda as características do poliéster e do elastano para utilizá-los nas suas confecções e aproveitar ao máximo as suas vantagens.

Foto: reprodução

Origem Do Poliéster E Elastano

No site da Maximus Tecidos tem um dicionário de tecidos que ensina sobre duas categorias de tecidos, divididas segundo a origem dos fios que os compõe. Essas classes são:

  • Tecidos em fibras naturais: extraídos diretamente da natureza, como por exemplo, a seda, o algodão e o linho;
  • Tecidos em fibras sintéticas: produzidos pelo homem, artificialmente, como o poliéster e o elastano.

Os tecidos podem, ainda, ser de composição pura ou mista. Ou seja, podem ter mais de um tipo de fibra na sua composição, com a finalidade de torná-lo mais acessível ou de mais fácil manejo.

No caso do elastano não há a possibilidade de utilização com 100% de pureza para confecção de peças de vestuário. Ele deve ser misturado a outros tipos de tecido.

Poliéster

O poliéster teve origem na Inglaterra, na década de 1940. Seu consumo se popularizou a partir da década de 1960, por apresentar características até então diferenciadas e inovadoras como:

  • Resistência;
  • Brilho;
  • Versatilidade;
  • Praticidade;

Desde então, sua composição vem sendo melhorada e seu uso passou a diversificar-se ainda mais. Atualmente, além de ser utilizado na produção de camisas, vestidos e saias, também ganhou o mercado de estofados e roupas de cama.

Além dos benefícios já mencionados, este tipo de tecido seca rápido, não amassa e tem um custo inferior ao dos tecidos em fibras naturais.

Tecido crepe nuage da Maximus Tecidos de composição 100% poliéster

Elastano

No final da década de 1950, o elastano foi criado como uma alternativa à borracha na fabricação de peças de lingerie e meias. Inicialmente tinha a função de integrar apenas as partes elásticas das peças.

Posteriormente, teve seu uso ampliado aos produtos esportivos, por oferecer muito conforto e liberdade de movimento. Tornou-se símbolo do que chamamos de moda fitness e moda praia.

Já em meados de 1980, a indústria têxtil passou a inovar, inserindo o elastano na composição dos mais variados tecidos para confeccionar roupas como camisetas, calças, blusas, vestidos e shorts.

Os tecidos em que é mais comum encontrar a presença deste componente são:

Assim como o poliéster, as vantagens do elastano estão relacionadas à sua alta durabilidade, praticidade e conforto. As peças com elastano não desbotam com facilidade, secam rápido, não amassam e esticam muito.

O elastano tornou tecidos mais grossos, como o jeans, mais confortáveis e caiu no gosto das mulheres, por tornar as modelagens mais justas e femininas.

Nos tecidos mais finos, como o cetim, zibeline, musseline e viscose, possibilitou cortes e modelagens ajustadas, sem perder o conforto e o movimento das peças.

Tecido zibeline com elastano da Maximus Tecidos

O poliéster e elastano tem infinitas aplicações. Entre no site da Maximus Tecidos e conheças todas as nossas opções nesses e em outros tecidos!

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Eu produzo e vendo camisetas artesanais temáticas divertidas de profissões e cursos e uso uma malha de alta tecnologia com elastano, maravilhosa, toque geladinho, ótimo caimento, macias e confortáveis! Instagram: @tshirtsflordemate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *