Conforto e praticidade são requisitos fundamentais que devem ser levados em conta na hora de escolher suas roupas. Por isso, tecidos como poliéster e elastano estão ganhando cada vez mais espaço nos guarda-roupas.
Duráveis e de fácil manutenção, eles deixaram de ser utilizados somente em artigos de moda fitness e ganharam as ruas, compondo looks que vão dos ambientes casuais, até os de trabalho.
Confira nossas dicas e aprenda as características do poliéster e do elastano para utilizá-los nas suas confecções e aproveitar ao máximo as suas vantagens.
Origem Do Poliéster E Elastano
No site da Maximus Tecidos tem um dicionário de tecidos que ensina sobre duas categorias de tecidos, divididas segundo a origem dos fios que os compõe. Essas classes são:
- Tecidos em fibras naturais: extraídos diretamente da natureza, como por exemplo, a seda, o algodão e o linho;
- Tecidos em fibras sintéticas: produzidos pelo homem, artificialmente, como o poliéster e o elastano.
Os tecidos podem, ainda, ser de composição pura ou mista. Ou seja, podem ter mais de um tipo de fibra na sua composição, com a finalidade de torná-lo mais acessível ou de mais fácil manejo.
No caso do elastano não há a possibilidade de utilização com 100% de pureza para confecção de peças de vestuário. Ele deve ser misturado a outros tipos de tecido.
Poliéster
O poliéster teve origem na Inglaterra, na década de 1940. Seu consumo se popularizou a partir da década de 1960, por apresentar características até então diferenciadas e inovadoras como:
- Resistência;
- Brilho;
- Versatilidade;
- Praticidade;
Desde então, sua composição vem sendo melhorada e seu uso passou a diversificar-se ainda mais. Atualmente, além de ser utilizado na produção de camisas, vestidos e saias, também ganhou o mercado de estofados e roupas de cama.
Além dos benefícios já mencionados, este tipo de tecido seca rápido, não amassa e tem um custo inferior ao dos tecidos em fibras naturais.
Elastano
No final da década de 1950, o elastano foi criado como uma alternativa à borracha na fabricação de peças de lingerie e meias. Inicialmente tinha a função de integrar apenas as partes elásticas das peças.
Posteriormente, teve seu uso ampliado aos produtos esportivos, por oferecer muito conforto e liberdade de movimento. Tornou-se símbolo do que chamamos de moda fitness e moda praia.
Já em meados de 1980, a indústria têxtil passou a inovar, inserindo o elastano na composição dos mais variados tecidos para confeccionar roupas como camisetas, calças, blusas, vestidos e shorts.
Os tecidos em que é mais comum encontrar a presença deste componente são:
Assim como o poliéster, as vantagens do elastano estão relacionadas à sua alta durabilidade, praticidade e conforto. As peças com elastano não desbotam com facilidade, secam rápido, não amassam e esticam muito.
O elastano tornou tecidos mais grossos, como o jeans, mais confortáveis e caiu no gosto das mulheres, por tornar as modelagens mais justas e femininas.
Nos tecidos mais finos, como o cetim, zibeline, musseline e viscose, possibilitou cortes e modelagens ajustadas, sem perder o conforto e o movimento das peças.
O poliéster e elastano tem infinitas aplicações. Entre no site da Maximus Tecidos e conheças todas as nossas opções nesses e em outros tecidos!
Respostas de 3
Irma Remus Hamester
Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana
Eu produzo e vendo camisetas artesanais temáticas divertidas de profissões e cursos e uso uma malha de alta tecnologia com elastano, maravilhosa, toque geladinho, ótimo caimento, macias e confortáveis! Instagram: @tshirtsflordemate