Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Organza: o que é?

A organza é um tecido que existe há anos e por todo esse tempo ele vem sendo utilizado nas mais diversas ocasiões. Mas, afinal, organza: o que é? É preciso conhecer mais sobre o tecido antes de pensar em usá-lo. Cada tipo de tecido possui as suas particularidades e conhecê-las é essencial para escolher o […]

A organza é um tecido que existe há anos e por todo esse tempo ele vem sendo utilizado nas mais diversas ocasiões. Mas, afinal, organza: o que é? É preciso conhecer mais sobre o tecido antes de pensar em usá-lo.

Cada tipo de tecido possui as suas particularidades e conhecê-las é essencial para escolher o produto ideal. Somente dessa forma é possível confeccionar o que deseja e atender as expectativas.

A organza possui características muito particulares e não pode ser utilizada em qualquer tipo de roupa. Então, se você pretende adquirir esse tecido é necessário saber como ele se comporta.

Foto: Pinterest

Organza: o que é?

Tecido organza da Maximus Tecidos

Então, vamos ao ponto principal desse artigo, organza: o que é?

Esse tecido é originado na Rússia, mais precisamente na região do Turquistão. Essa, por sua vez, é um local mundialmente conhecido pelo comércio de seda nos tempos longínquos.

Então, originalmente a organza é um tecido confeccionado em seda. Com o desenvolvimento dos fios sintéticos o tecido passou a incorporar novas matérias-primas, como o famoso poliéster e também, a poliamida.

Por uma questão de valor agregado é mais comum encontrar a organza confeccionada em fios sintéticos.

Quando o tecido é confeccionado em seda o preço do metro é realmente mais elevado, entretanto, não há nada mais fino que um tecido de organza produzido em seda!

Apesar disso, quando a organza é feita por fornecedores de qualidade a sua confecção em fios sintéticos ainda traz muita sofisticação e elegância, podendo ser a organza sintética utilizada para trajes bem finos.

E, claro, há a possibilidade de misturar fios naturais e sintéticos.

Também é preciso pontuar as características principais desse tecido. É impossível falar de organza sem citar as suas propriedades físicas. Esse tecido é bem estruturado, tornando-se ideal para trazer volume às peças. Tem uma ótima trabalhabilidade e confere volume e estrutura às roupas.

Além disso, a transparência é uma de suas características principais. É possível encontrar a organza em todas as cores e seu tecido pode aparecer nas versões bordadas ou até mesmo com glitter.

Tecido organza com glitter da Maximus Tecidos

Confira todas as opções de tecido organza na Maximus Tecidos!

Organza: o que é mais adequado para seu uso?

O tema sobre o que é organza já pode ser encerrado, agora resta saber em quais ocasiões a organza é uma boa opção.

Veja bem, esse tecido é fino, elegante, sofisticado, leve e volumoso. Sendo assim, ele é uma ótima opção para vestidos de festa (principalmente vestidos de noiva e debutante).

O tecido consegue agregar volume e é ótimo para fazer construções do vestido. Além desse uso, usar o tecido em blusas transparentes finas (que estão na moda) é uma ótima opção.

O tecido é muito utilizada para agregar nas peças, trazendo diferencial. Pode utilizá-la, inclusive, como uma camada a mais em saias.

Saindo um pouco do universo da moda, o tecido também é bem utilizada para decoração. É um tecido ideal para cortinas, pois traz um charme ao cômodo e o fato de ser transparente permite a entrada de luz.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Como assegurar de que está comprando um tecido de qualidade?

O tecido é um tecido fino, entretanto, se a escolha do fornecedor não for adequada todas as suas propriedades podem ser comprometidas.

Um vestido de noiva feito com um tecido de qualidade inferior não ficará tão elegante e não terá o mesmo caimento que uma peça feita com material de qualidade.

Sendo assim, é fundamental escolher muito bem os fornecedores, de forma a garantir que as expectativas sejam atendidas.

Para finalizar recomendamos a Maximus Tecidos. A maior loja online de tecidos finos do Brasil oferece um ótimo custo x benefício dos tecidos. Acesse o site e confira você mesmo!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *