Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os 5 tecidos mais indicados para aproveitar o calor do verão!

Pra você que está planejando costurar novas peças pro verão que está pra chegar, eu preparei um guia rápido de quais tecidos comprar, pra quais peças de roupa eles são mais indicados e ainda com qual agulha e ponto você deve costurar.

Ao contrário do que muita gente pensa, usar roupas com pouco tecido nem sempre é a melhor solução pra enfrentar o sol que está tão presente no nosso verão tropical. Mais importante do que se refrescar com a pele que está à mostra, é conseguir fazer seu corpo respirar dentro de um tecido adequado.

Peças feitas em tecidos naturais como o algodão e o linho podem ser usadas sem moderação. Já as peças de material sintético (de boa qualidade) podem exigir um pouco mais de planejamento, tanto de modelo quanto do local a serem usadas.

Eu separei 5 tecidos que eu vou usar pra fazer minhas próximas peças pra usar na estação mais quente do ano.

1. TRICOLINE

Por ser fabricado exclusivamente com algodão, é uma excelente pedida pra roupas infantis, femininas e masculinas. É um tecido muito democrático e versátil. Você pode fazer vestidos, blusas, saias, calças, shorts… Enfim. O mais importante é escolher a gramatura ideal pra cada uma, pra que não seja necessária a adição de forros, tornando a peça menos fluida e fresquinha. Mas, se for o caso, o forro de cambraia é uma boa ideia.

  • A agulha ideal pra costurar o tricoline é a agulha universal ou a específica para algodão: número entre 75/11 e 90/14, sendo a 75/11 pro tricoline mais leve e a 90/14 para os mais pesados.
  • A largura do ponto varia entre 2,5 e 3. É bom sempre fazer um teste antes em um retalho do próprio tecido. Isso vale pra qualquer tipo de tecido, e é uma boa forma de você testar a cor e a tensão da linha, bem como a pressão do calcador da máquina (se for o caso da sua máquina de costura ter essa opção).

Maximus Tecidos Clube da Costureira verão 600x300

Confira as opções de tricoline da Maximus tecidos AQUI!

2. SEDA

É outro tecido de fibras naturais que tem uma propriedade muito interessante de aquecer no inverno e refrescar no verão. É um tecido com preço elevado e exige bastante cuidado na hora de ser costurado e conservado. Por isso você pode substituir também pelos tecidos sintéticos que possuem toque de seda. Eles são mais acessíveis e igualmente fresquinhos.  No final, você vai ter uma peça que não vai querer mais tirar do corpo. Você já fez alguma peça de seda ou com tecido semelhante?

  • A agulha ideal pra costurar a seda é ou a universal ou a ponta bola. O importante é que ela seja fininha, entre os números 65/9 e 75/11.
  • A largura do ponto varia entre 2 e 2,5, já que tecidos mais finos pedem também pontos menores.

Maximus Tecidos Clube da Costureira verão 600x300

Confira as opções de tecidos com toque de seda da Maximus tecidos AQUI!

3. LINHO

É um dos melhores tecidos pras temperaturas mais altas. Aquela sensação de frescor vai valer tanto à pena, que você dificilmente vai querer pensar em outro tecido pra fazer suas calças, blusas e macaquinhos. Por algum tempo ele foi deixado de lado pelo fato de amassar bastante. Hoje em dia, essa é até considerada uma característica charmosa.

  • A agulha ideal pra costurar o linho é a agulha universal ou a para algodão, entre os números 75/11 e 90/14. Sempre dependendo da gramatura do tecido. Aqui na Maximus Tecidos, você encontra a gramatura sempre ao final da descrição de cada tecido.
  • A largura do ponto varia entre 2,5 e 3, assim como no algodão.

Maximus Tecidos Clube da Costureira verão 600x300

Confira as opções de linho da Maximus tecidos AQUI!

4. MALHA

É outro tecido que você vai querer usar nesse verão. As que são feitas de algodão podem render ótimas camisetas pro dia a dia e as “furadinhas” como o tule e a renda de malha vão te dar ideias pra vestidos e blusas pra ocasiões um pouco mais especiais.  Os tecidos de malha twill são mais elegantes. Eles aliam o conforto da malha à  elegância da alfaiataria feminina. Você conhecia essa?

  • A agulha ideal pra costurar a malha é a específica para ela, chamada de ponta bola. A numeração varia entre 80/12 e 90/14, dependendo de quão encorpada ela seja.
  • O pé calcador sugerido pra máquina doméstica é o de transporte duplo, de rolo ou de teflon, pra que a malha deslize com facilidade.
  • A largura do ponto ideal fica entre 2,5 e 3 (em zigue-zague, principalmente nas costuras horizontais).

Maximus Tecidos Clube da Costureira verão 600x300

Confira as opções de malha da Maximus tecidos AQUI!

5. VISCOSE

É minha última sugestão. Esse tecido você deve conhecer, não é? Ela rende saias franzidas, vestidos soltinhos e batas super confortáveis pra usar bastante. A viscose é bem macia e é usada muito nas peças de verão para ir à praia, como cangas e saídas de praia. Você encontra viscose com mais ou menos fios e também estampada e lisa.

  • Vai costurar esse tecido? Escolha a agulha universal ou para algodão número 75/11.
  • A largura do ponto varia entre 2 e 2,5.

Confira as opções de viscose da Maximus tecidos AQUI!

Quer ver mais sobre esses tecidos e ainda dicas de peças que ficam ótimas pra costurar com eles? Clique aqui!

Agora é só aproveitar a promoção que está acontecendo aqui na site da Maximus Tecidos e comprar todos esses tecidos com um desconto super especial.

Tem dúvidas sobre comprar tecidos online? Eu fiz um post aqui sobre isso. Leia!

Boas costuras!

Bel – Instagram

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Olá, estou procurando sugestões de tecido para fazer batas para meu marido, pois agora moramos no RJ.
    Ele adora batas à lá Tim Maia kkk e está um tanto obeso (o que não é nada engraçado, e me preocupa).
    Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *