Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Para que Serve a Organza e Quais os Diferentes Tipos de Organza

Oi meu nome é Camila Nishida, e nesse vídeo nós vamos falar sobre para que serve a organza, e quais os diferentes tipos de organza.

Esse tecido que é muito usado nos vestidos de festa para dar volume e é usado por cima de outras camadas de tecidos que fazem aquelas saias mais amplas, tanto na moda adulta quanto na moda infantil, é um tecido bem clássico dos vestidos de festa.

A gente vai entender mais sobre esse tecido e como usar organza em outros tipos de peça e vários modelos de vestidos. E se você preferir pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

Conheça as opções de Organza no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

A organza é um tecido muito fino, muito leve, bem transparente e que tem um leve brilho. Não é aquele brilho que você vê de longe mas ele é um brilho bem bonito, um brilho bem elegante.

Como é um tecido bem transparente, a organza vem por cima de outras camadas de tecido para finalizar uma peça, normalmente ela é usada em saias bem volumosas, como por exemplo em vestidos com saias amplas, saias volumosas, saias com várias camadas de tecido.

Saiba mais sobre o tecido organza clicando aqui!

A organza também é muito usada para fazer alguns detalhes, embora seja um tecido bem leve você consegue fazer volume com ela, porque não pesa em cima de outros tecidos e não cai, do jeito que você coloca ali ela fica. Então você consegue trazer volume nas mangas, volume em laços.

Não é à toa que a organza é muito usada na moda infantil, então vestidos de festa de criança é muito comum a gente ver a organza, já que é um tecido que a gente encontra liso, estampado e também com estampas infantis. Por isso é bem presente nos vestidos de festas de criança, aqueles vestidos com várias camadinhas de organza fica muito bonito. E você consegue brincar com os detalhezinhos na manga, detalhezinhos nos laços, por causa desse volume que a organza trás, é um tecido que você consegue também trabalhar bastante tipos de drapeados.

Então a organza como tudo na moda, às vezes ela tá mais em alta, às vezes nem tanto, mas definitivamente é um tecido bem clássico da moda festa, sendo um tecido muito antigo então com certeza você já ouviu falar e conhece mais ou menos o que é uma organza.

Esse é um tecido que tem um pouquinho de textura, mas essa textura nem fica tão aparente porque ela é tão levinha ela é tão transparente que não é uma textura assim tão presente ela dá um ar pra peça bem delicado, até por causa do brilho.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ORGANZA?

Existem algumas variedades de organzas, a gente tem a organza cristal que é uma das mais comuns usadas na moda festa, a organza Cristal tem um brilho que você vê mais de longe é um brilho que diferencia ela de outras organzas, e é um tecido muito usado para vestidos de debutante vestidos de festa de 15 anos, as festas muito tradicionais de 15 anos usam vestidos que imitam aquele vestido de princesa aquele vestido muito romântico com uma saia muito volumosa muito princesa mesmo então a gente consegue ali com algumas camadas de organza ou apenas uma camada por cima, esse volume com esse brilho.

Por ser um tecido de valor relativamente acessível, então da para você brincar com as camadas, tem um certo custo benefício dependendo do modelo que você quer fazer, vale bastante a pena investir nesse tecido.

E daí nós temos outros tipos de organzas que não tem tanto brilho, sendo uma organza mais opaca, às vezes uma organza que é um pouquinho mais durinha que a organza cristal porque a organza cristal ela tem muita maleabilidade então ela não amassa, você pode brincar bastante ali com ela na sua criação porque ela vai se moldar da forma como você quer.

Existem outras organzas que dão um pouquinho mais de estrutura, que amassam com mais facilidade, e isso depende muito de fábrica para fábrica, do fio que é usado.

 

A maioria das organzas que a gente encontra hoje para comprar são de poliéster, que é a principal fibra hoje da indústria, mas a organza originalmente vem da seda, e existe até hoje embora seja um pouco mais difícil de encontrar, já que é usada para casos muito específicos.

nos vestidos de festa quando a gente quer mais camadas camadas com muito tecido a organza nos dá essa liberdade porque ela é muito leve muito fina, então você consegue através da costura e dos acabamentos fazer muitas e muitas camadas de tecido sem que isso fique grosseiro, tendo um acabamento ainda bem delicado.

Um vestido bastante conhecido com muitas camadas de organza é um vestido que foi usado pela atriz Sofia Lauren no filme Arabesque, esse vestido tem muitas camadas de organza, como eu falei na moda vai e vem, às vezes a gente vê mais camadas às vezes menos camadas mas é inquestionável que esse vestido é um vestido bem clássico que também foi um figurino muito marcante na história do cinema.

A organza é muito usada em outras áreas também como por exemplo em tecidos para fazer alguns objetos, saquinhos de organza para presente, até itens de decoração como cortina.

É muito comum cortina de organza aquela cortina bem transparente e ou algum outro detalhe, então não é apenas no vestuário que a gente encontra esse tecido. Ele é bastante utilizado também em outras áreas é só você observar por aí, já que é um tecido bastante antigo vemos ele bem presente em várias áreas.

Justamente por ser um tecido muito antigo com o passar dos anos a Indústria Têxtil vai brincando com a com as texturas com os detalhes, na organza a gente tem por exemplo organza com detalhes em poá, com bordados, estampadas, com glitter, com desenhos…

Maximus Tecidos para que serve a organza e quais os diferentes tipos de organza maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

Por fim independente dos detalhes que tenha nesse tecido para ser uma organza ela sempre vai ter as características principais que é a transparência a leveza esse caimento que consegue ter muita maleabilidade até para dar volume em certos detalhes da peça.

É só você escolher de acordo com a característica principal que você quer pra roupa que você vai costurar, se você está atrás de comprar algum tipo de organza.

Agora que você conhece mais sobre a organza, quero que você me conte aqui se você já usou em suas criações e se você gosta também. Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!

Não esqueça de curtir e compartilhar este artigo, e para mais conteúdos sobre costura e moda, siga a Maximus Tecidos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no YouTube. Até o próximo artigo!

 

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *