Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Por que existe peças que não precisam de modelar?

O universo criativo da moda hoje tem disponibilizado maneiras de fazer peças que não precisam de modelar, e isso facilita muito para quer uma roupa personalizada sem ter muito trabalho e até sem algumas técnicas mais avançadas de modelagem. Além disso, existem modelos que de uma peça você pode transformar em várias outras diferentes, muito […]

Por que existe peças que não precisam de modelar?

O universo criativo da moda hoje tem disponibilizado maneiras de fazer peças que não precisam de modelar, e isso facilita muito para quer uma roupa personalizada sem ter muito trabalho e até sem algumas técnicas mais avançadas de modelagem.

Além disso, existem modelos que de uma peça você pode transformar em várias outras diferentes, muito útil principalmente para nós mulheres que gostamos de coisas práticas no dia a dia.

Você pode encontrar várias peças assim que já estão disponíveis nas lojas e na internet. Mas imagina só você conseguir fazer sua própria roupa de um jeito fácil e prático.

Você mesmo pode escolher o tecido na loja e um modelo para seguir, no artigo de hoje vamos dar um exemplo de peças que não precisam de modelar, para despertar a sua criatividade, pois você pode adaptar um desses exemplos com outras ideias e detalhes diferentes.

O que são peças que não precisam de modelar?

As peças que não precisam de modelar são aquelas que não passam por todas as etapas do processo de modelagem, sendo este uma forma muito mais simples de fazer uma roupa. Muito indicado para quem está querendo se aventurar no campo da costura e ainda ficar por dentro da moda.

As mais conhecidas são as que não precisam de moldes para desenvolver, e pode acreditar, formam peças lindas!

Tecidos para peças que não precisam modelar

Você tem várias opções de tecidos que ficam super bem em modelos práticos como esses. O mais importante aqui é observar o modelo para ter uma ideia do caimento e assim poder escolher um bom tecido.

Mas os mais comuns são: malha, viscose, liganete, viscolycra, linho, crepe e muitos outros.

As cores utilizadas são variadas, com coloridos vibrantes ou cores mais básicas, ou com estampas, isso é muito relativo a seu gosto pessoal.

Exemplo de peça que não precisam modelar

Acompanhe esse exemplo de blusinha feito sem molde:

  • Vamos começar falando desse modelo que fica maravilhoso no corpo. Uma blusinha feita de linho estampado, para um tamanho P, é utilizado 80 cm por 1,30 m de tecido, com o tecido dobrado e passado e já com suas medidas em mãos comece a marcar uns pontos de referência sobre o tecido.
  • As medidas que você vai precisar são: a medida do ombro até a cintura, circunferência da cintura.
  • Você deve transferir essas medidas para o tecido e marcar os pontos de referência, mas antes disso, passe um alinhavo a 2 centímetros da dobra e sinalize as linhas de referência abaixo desse alinhavo.
  • Trace uma curva da linha da cintura até o começo do alinhavo dos dois lados, comece cortando o tecido contornando a curva até o alinhavo. Depois faça uma curvatura contornando o pescoço, você também pode arriscar um decote aqui, retire o alinhavo para fazer esse detalhe.
  • Faça um forro para a gola com o que sobrar de tecido e faça um pique de 10, da parte da cintura até o meio da gola. Faça um forro para esse pique também e costure os forros no tecido.
  • Dobre o tecido sobre o forro para o lado de dentro da roupa e costure novamente, para facilitar a costura você pode fazer pequenos cortes no forro.
  • Faça bordas dupla nas duas laterais da blusa, a barra é feita separada usando 10 cm de comprimento do tecido que sobrou, dobre ele ao meio e costure na blusa deixando sobra da barra para fazer um laço na frente que vai ficar em baixo do pique.

Esse é apenas um exemplo que não faz molde, mas existem outros que você pode utilizar de peças que não precisam modelar. Tem modelos que são saias e viram vestidos de várias formas para você variar, vale a pena buscar por mais exemplos como esse para se inspirar, alguns até sem costura.

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *