Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais os tipos de tecido linho

Provavelmente esse tecido foi um dos primeiros que o homem já criou tenha influência para  ele ser o centro da indústria da moda. Saiba quais são os tipos de tecido linho e porque ele faz tanto sucesso entre as mais variadas peças de roupas:

Com existência desde o Egito Antigo, 7.000 aC, esse tecido tem muita utilidade desde o seu início até hoje, que vai desde rituais de mumificação, até uso na fabricação de vela dos navios, roupas, cortinas, objetos de decoração, entre outros.

Ele se destaca por garantir frescor, além de conforto e boas sensações. É um tecido de origem natural feito de linho ou linhaça que o torna agradável desde o toque, mas um ponto negativo é que amassa com facilidade.

Outras fibras como algodão e poliéster são adicionadas em sua composição para atender essa característica ao longo de sua vida.

Existem alguns tipos de tecido linho e cada um deles tem suas características especiais.

Damasco:

Trata-se de uma espécie de ninho dupla face com esboço ornamental cujo nome está associado à sua origem em Damasco por volta do século XII. Como material brilhante, utilizado em toalhas de mesa finos, cortinas ou estofados.

Linho áspero:

É feito de fibras muito espessos que criam fios fortes, dando a este material sua característica textura áspera. Ideal para vestimenta de trabalho devido à sua resistência ao desgaste.

Cambraia:

Grosso liso com goma, esse é outro que se enquadra na categoria dos tipos de tecido de linho. Altamente absorvente, de longa duração, além de garantir conforto através de sua maciez, por ter uma gramatura levemente menor, ele acaba mostrando uma transparência maior do que o linho puro que é utilizado na confecção de shorts, terninhos e saias, entre outros.

Viscolinho:

Suave, fino, macio e leve com um brilho acetinado. Enruga como linho normal e tem uma superfície geralmente irregular.

É uma mistura de fibras de linho e viscose, o que significa que amassa com menos facilidade do que o linho puro. É comumente encontrado em camisas masculinas, vestidos e outras roupas sociais que não deixam de ser confortáveis.

A valorização do tecido linho:

Se você está se perguntando como uma planta vira diferentes tipos de tecido linho, saiba que o tecido possui uma fabricação artesanal que inclui desde o plantio colheita e secagem, até a transmutação da planta em palha, separando a semente e o talo.

Quando terminado, a extração para o fio será iniciada. Essa etapa é seguida pela maceração, que utiliza cola vegetal para decompor. Depois disso, entram novamente no processo de secagem, separam os fios e, por fim, fazem o tecido.

Muitas pessoas se perguntam porque ele é mais caro que outros tecidos e por ele ser puro, sempre será mais estruturado, aquele que não tem muito movimento, que é justamente a característica mais valiosa desse tecido. Só por ser puro, sempre será mais caro que o linho de viscose ou poliéster.

Todos os tecidos que são feitos 100% de fibra natural tendem a ter uma qualidade maior e, consequentemente, um valor maior de mercado. Uma peça de um bom linho pode durar muitos e muitos anos se bem cuidada.

Mesmo que tenha vários tipos de tecido linho, ele é um dos tecidos mais ecológicos que existem, pois são necessários poucos produtos químicos para produzi-lo, quase nenhum material é desperdiçado na confecção dos fios.

Isso acontece pois o que não é usado pode ser usado em outras indústrias, como lixo e cosméticos, e a cultura em si é renovável, não inutilizando a terra onde é plantada.

 

Para saber exatamente qual categoria comprar, você precisa saber a finalidade do tecido. Para quem não conhece muito os tipos de tecido e não sabe qual comprar, a Maximus Tecidos é uma recomendação.

Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *