Quais são as matérias prima dos tecidos?


19

Os tecidos fazem parte da história humana desde muito antigamente, quando ainda eram restritos apenas as peles de animal. Com o passar dos anos, a produção de tecidos tomou as fábricas e hoje vamos conhecer as principais matérias prima dos tecidos.

O processo de produção dos tecidos envolve muitas etapas e também, conta com muitas matérias primas, algumas extraídas da natureza, outras fabricadas artificialmente.

Para se entender melhor, como acontece esse processo, vamos listar as principais matérias primas e suas aplicações na confecção dos tecidos.

Principais matérias primas dos tecidos 

A primeira delas é a fibra, que forma o fio. Essa fibra pode ser de origem natural (animal, vegetal ou mineral), artificial ou sintética. Vamos entender a diferença entre cada uma:

  • Fibras naturais – São as fibras extraídas prontas da natureza. Podem ser encontradas nas folhas, caules, sementes e frutos de árvores, secreção e pelos dos animais ou de minerais como o amianto.
    • Neste grupo estão as fibras de algodão, coco, linho, abacá, malva, lã e seda, entre outras.
    • As fibras naturais são características por oferecerem conforto, flexibilidade, durabilidade e resistência e, por isso, sempre são associadas a tecidos de qualidade.
  • Fibras artificiais – São as fibras produzidas em um processo artificial, porém a partir de matérias primas naturais, como os polímeros. Essas fibras, apesar de serem naturais, precisam de manipulação artificial para se transformarem em fibras.
    • Alguns exemplos de fibras artificiais são a viscose, o acetato, modal e lyocel.
    • Elas são famosas por reterem bem as cores e por serem muito resistentes, além do toque sedoso e da secagem rápida.
  • Fibras sintéticas – São fibras produzidas através de processo químico da indústria petroquímica.
    • Neste grupo estão o poliéster, poliamida, o acrílico e o elastano, dentro outros.
    • Formam tecidos leves, macios e com boa elasticidade.
  • Tecidos mistos – os tecidos mistos surgiram como uma opção para reduzir custos de uma peça, uma vez que a fibra natural tem um custo mais elevado e também para resolver problemas das fibras sintéticas, como de não absorver bem a tintura.
    • Essa mistura gera os tecidos mistos e a mais comum é a do algodão com o poliéster. O resultado é um tecido com o conforto e frescor proporcionado pelo algodão e pela resistência e durabilidade oferecidas pelo poliéster.
    • Piquet, malha e tricolini são alguns exemplos de tecidos mistos. Esse tipo de tecido têm sido eleito o preferido das costureiras, pela facilidade em costura-lo e também por não amassarem com facilidade.
    • Apesar de o tecido 100% algodão garantir uma qualidade altíssima, o tecido misto, com algodão e outra fibra, como o poliéster, por exemplo, tende a encolher muito menos, o que conta com um ponto favorável a esse tecido.

MAETÉRIA-PRIMA DOS TECIDOS

Além da fibra, que pode ser considerada a base de todos os tecidos e a principal matéria prima, os produtos químicos usados na lavagem, extração de resíduos, preparação e tintura também devem ser considerados parte do processo de produção dos tecidos.

Apenas a fibra não resultaria no tecido final, por isso é importante considerar os demais produtos que fazem parte da sua confecção. São eles:

  • Poliéster, acrílico e outros matérias que compõe a fibra sintética;
  • Cloro para a lavagem da fibra, após o entrelaçamento;
  • Soda cáustica para preparar a fibra para a tintura e permitir a maior absorção da mesma;
  • Tintas para dar cor e criar estampas para os tecidos
  • Composições químicas, para dar o acabamento diferenciado, como texturas.

Todos esses materiais naturais e químicos, juntos a tecnologia das fábricas têxteis, produzem em grande escala os tecidos que se utiliza no dia a dia, seja na vestimenta, decoração de festas ou arrumação da casa.


Like it? Share with your friends!

19
Camila Nishida
Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

3 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana