Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais são as matérias prima dos tecidos?

Os tecidos fazem parte da história humana desde muito antigamente, quando ainda eram restritos apenas as peles de animal. Com o passar dos anos, a produção de tecidos tomou as fábricas e hoje vamos conhecer as principais matérias prima dos tecidos.

O processo de produção dos tecidos envolve muitas etapas e também, conta com muitas matérias primas, algumas extraídas da natureza, outras fabricadas artificialmente.

Para se entender melhor, como acontece esse processo, vamos listar as principais matérias primas e suas aplicações na confecção dos tecidos.

Principais matérias primas dos tecidos 

A primeira delas é a fibra, que forma o fio. Essa fibra pode ser de origem natural (animal, vegetal ou mineral), artificial ou sintética. Vamos entender a diferença entre cada uma:

  • Fibras naturais – São as fibras extraídas prontas da natureza. Podem ser encontradas nas folhas, caules, sementes e frutos de árvores, secreção e pelos dos animais ou de minerais como o amianto.
    • Neste grupo estão as fibras de algodão, coco, linho, abacá, malva, lã e seda, entre outras.
    • As fibras naturais são características por oferecerem conforto, flexibilidade, durabilidade e resistência e, por isso, sempre são associadas a tecidos de qualidade.
  • Fibras artificiais – São as fibras produzidas em um processo artificial, porém a partir de matérias primas naturais, como os polímeros. Essas fibras, apesar de serem naturais, precisam de manipulação artificial para se transformarem em fibras.
    • Alguns exemplos de fibras artificiais são a viscose, o acetato, modal e lyocel.
    • Elas são famosas por reterem bem as cores e por serem muito resistentes, além do toque sedoso e da secagem rápida.
  • Fibras sintéticas – São fibras produzidas através de processo químico da indústria petroquímica.
    • Neste grupo estão o poliéster, poliamida, o acrílico e o elastano, dentro outros.
    • Formam tecidos leves, macios e com boa elasticidade.
  • Tecidos mistos – os tecidos mistos surgiram como uma opção para reduzir custos de uma peça, uma vez que a fibra natural tem um custo mais elevado e também para resolver problemas das fibras sintéticas, como de não absorver bem a tintura.
    • Essa mistura gera os tecidos mistos e a mais comum é a do algodão com o poliéster. O resultado é um tecido com o conforto e frescor proporcionado pelo algodão e pela resistência e durabilidade oferecidas pelo poliéster.
    • Piquet, malha e tricolini são alguns exemplos de tecidos mistos. Esse tipo de tecido têm sido eleito o preferido das costureiras, pela facilidade em costura-lo e também por não amassarem com facilidade.
    • Apesar de o tecido 100% algodão garantir uma qualidade altíssima, o tecido misto, com algodão e outra fibra, como o poliéster, por exemplo, tende a encolher muito menos, o que conta com um ponto favorável a esse tecido.

MAETÉRIA-PRIMA DOS TECIDOS

Além da fibra, que pode ser considerada a base de todos os tecidos e a principal matéria prima, os produtos químicos usados na lavagem, extração de resíduos, preparação e tintura também devem ser considerados parte do processo de produção dos tecidos.

Apenas a fibra não resultaria no tecido final, por isso é importante considerar os demais produtos que fazem parte da sua confecção. São eles:

  • Poliéster, acrílico e outros matérias que compõe a fibra sintética;
  • Cloro para a lavagem da fibra, após o entrelaçamento;
  • Soda cáustica para preparar a fibra para a tintura e permitir a maior absorção da mesma;
  • Tintas para dar cor e criar estampas para os tecidos
  • Composições químicas, para dar o acabamento diferenciado, como texturas.

Todos esses materiais naturais e químicos, juntos a tecnologia das fábricas têxteis, produzem em grande escala os tecidos que se utiliza no dia a dia, seja na vestimenta, decoração de festas ou arrumação da casa.

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *