Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais são os tecidos sintéticos?

Os tecidos sintéticos dominam o mercado há anos, desde sua criação, nos anos 30, vem passando por várias mudanças, e evoluindo junto com a tecnologia. Eles têm uma variedade infinita de possibilidades de combinação, e produtos finais. Quais são os tecidos sintéticos?

Primeiramente, é importante lembrar que os tecidos sintéticos são criados á partir de matérias-primas sintéticas, que são produzidas em laboratórios, e podem ser derivadas de diferentes componentes químicos, principalmente das indústrias petrolísticas.

Esses tecidos foram pensados para competirem diretamente com o mercado de tecidos naturais, que possuem um preço muito elevado no mercado. Nesse artigo vamos descobrir quais são esses tecidos, como usá-los e seus benefícios.

Para cada tipo de produção, existe um tecido que se encaixa melhor em cada especificidade, conhecendo quais são os tecidos artificiais, facilitara o momento dessa escolha.

 

Quais são os tecidos sintéticos?

Quais são os tecidos sintéticos mais utilizados

Como comentamos anteriormente, desde sua criação, nos anos 30, o mercado de tecidos sintéticos evoluiu muito, principalmente por causa da tecnologia, que trouxe várias novas possibilidades para esse ramo.

Além de saber quais são os tecidos sintéticos, vamos também aprender quais suas principais utilizações.

  • Elastano – O elastano veio para revolucionar a indústria da moda. Obtido através do composto químico etano, é amplamente conhecido por sua elasticidade. Ele trouxe uma nova possibilidade de modelagem na costura, principalmente para roupas femininas, que ficaram mais ‘’justinhas’’ e as roupas fitness.
  • Poliéster – É um dos tecidos mais utilizados hoje no mundo da moda. Obtido através da junção química entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, é muito conhecido por ser um tecido impermeável e de fácil manutenção. Pode ser utilizado desde a produção de roupas, até mesmo em sua variação química, na criação de estátuas e matérias de rigidez.
  • Microfibra – É um tecido altamente comercializado, e usado, principalmente, para produção de roupas de inverno. Ele também é muito utilizado na confecção de roupas de cama, como edredons e cobertores, e também toalhas e itens domésticos.
  • Nylon – Mais utilizados na confecção de roupas íntimas, principalmente femininas, é considerado o mais nobre dentre os tecidos sintéticos. São sensíveis e necessitam de um cuidado especial na hora da lavagem
  • Lã acrílica – Foi desenvolvida para competir diretamente com a lã natural, que tem um alto custo no mercado. É muito utilizada na produção de roupas de inverno, principalmente jaquetas e casacos.

Os benefícios dos tecidos sintéticos

Como vimos anteriormente, quais são os sintéticos, esses tecidos são economicamente mais viáveis, e suas possibilidades de produção são muitas.

Além disso, são também mais resistentes, e necessitam de menos cuidados em sua lavagem e na hora de passar a ferro também, o que os tornam bem atrativos pela praticidade, já que amassam com menos facilidade do que os tecidos naturais.

Os tecidos sintéticos já estão bem consolidados no mercado, e já são os mais utilizados para produção em larga escala, principalmente por serem mais baratos e acessíveis.

 

Quais são os tecidos sintéticos?

Onde encontrar?

Os tecidos sintéticos têm uma grande variedade e podem ser utilizados para produção de várias peças, como por exemplo: camisetas, calças, roupas íntimas, casacos, jaquetas, entre outras.

Agora que você já sabe quais são os sintéticos, escolha o que melhor se encaixa nas necessidades da sua produção e mão na massa, que o sucesso é certo!

Na Maximus Tecidos, você encontrará as maiores variedades do mercado, confira!!!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *