Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais São Os Tipos De Lã?

Diferentes tipos de lã podem ser encontrados no mercado atualmente. Porém, muitas pessoas que manuseiam esse material podem encontrar dificuldade em escolher o tipo certo de lã.

Se você se identifica com essa questão ou quer apenas conhecer quais são os tipos de lãs que podem ser usadas na confecção, este artigo é para você!

Sabemos que a lã é uma das melhores fibras isolantes da natureza e tem sido usada para fazer roupas há séculos.

Ela não só é extremamente boa em manter o calor, mas também absorve a umidade e seca mais rapidamente que o algodão. Os tipos de lã mais amplamente disponíveis no mercado vêm das ovelhas.

No entanto, as ovelhas não são os únicos animais que produzem fibras naturais. Portanto, para ajudá-lo a entender e apreciar os muitos benefícios da lã em todas as suas formas reunimos alguns tipos de lãs.

Quais São Os Tipos De Lã?

1. Os tipos de lã mais comuns: lã de carneiro

Geralmente, o carneiro produz a lã mais fina e macia que normalmente é retirada do animal quando ele tem menos de sete meses de idade.

  • Esses animais produzem de um a treze quilos por ano, dependendo da raça, fatores de saúde, etc.

Algumas raças produzem um novelo com alta resiliência, resistente ao desgaste, portanto, bom para tapetes e estofados, enquanto outras produzem um velo fino sensação de mão mais suave, o que é popular em roupas.

2. Merino

A lã de ovelha mais fina e macia é o merino, proveniente da ovelha Merino. É a raça mais popular de ovelhas usada para roupas e produz a lã mais luxuosa.

  • Essa ovelha é originária da Espanha, mas atualmente cerca de 80% de todo o Merino vem da Austrália.

Assim como as lãs de outras ovelhas, o merino precisa ser lavado antes de ser fiado para o fio, que é um processo demorado que envolve a lavagem e o enxague da lã. Isso elimina a lanolina de graxa gordurosa, que é um subproduto usado em cosméticos, mas significa que apenas cerca da metade do velo inicial pode ser usada na produção de uma peça de vestuário.

3. Caxemira

A caxemira é obtida do subpelo da cabra de caxemira, que representa apenas um quarto do total de lã.

  • Esse tipo de lã é conhecido por sua luxuosa sensação macia nas mãos. Ela é extremamente fina.

Uma cabra normalmente produz 150 gramas de caxemira por ano, o que é uma pequena produção em comparação com o restante das fibras, o que explica o alto preço da caxemira.

  • A caxemira tem uma resiliência semelhante à lã de ovelha, mas suas fibras finas geralmente a tornam mais delicada que a lã.

4. Alpaca

O pelo de alpaca vem desse animal que vive na América do Sul e produz alguns dos melhores tipos de lãs disponíveis.

Variando de 15 a 40 mícrons, as fibras de alpaca podem ser muito finas e macias, portanto, são menos propensas a serem usadas em roupas.

Geralmente, essa lã é um pouco mais rígida que o merino ou a caxemira, e às vezes são misturadas com lã como o Merino para melhorar sua qualidade.

Como selecionar a lã certa para você

Há muitos aspectos a serem levados em consideração ao escolher a lã certa para suas necessidades específicas. Como exemplo:

Alguns suéteres são pesados ​​e resistentes, alguns são leves, alguns têm padrões intrincados de jacquard, alguns são simples, alguns são de cor natural e outros são tingidos, alguns são laváveis ​​e etc.

Essas são todas as propriedades encontradas na lã, tudo isso depende dos animais de onde o fio é originado, da composição e das etapas preparatórias das fibras para o fio.

Na Maximus Tecidos, confira e adquira as melhores opções em tecidos de lã!!!

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *