Quais tecidos são 100% poliéster?


5
28 compartilhadas, 5 points

Você sabe identificar quais tecidos são 100% poliéster? A maioria das pessoas tem dificuldade em entender o que é poliéster e como identificá-lo nos tecidos. Há também muitas dúvidas em relação às características do poliéster em relação aos tecidos naturais.

Poliéster é uma liga carbônica sintética. Ela é extraída do petróleo e transformada em pequenas fibras que simulam tecido. É muito usado na indústria têxtil pelo baixo custo em relação às alternativas naturais, como o algodão.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o poliéster e listar quais tecidos são 100% poliéster. Por fim, vamos comentar um pouco sobre a diferença entre o uso do poliéster e do algodão, seu principal concorrente.

Foto: Pinterest

O QUE É POLIÉSTER?

Poliéster é um termo derivado de politereftalato de etileno – o PET. Ou seja, é tecnicamente um plástico. Ele foi inventado na década de 1940 e vem sendo aprimorado e expandido desde então.

Essa categoria de tecido é largamente usado em roupas de cama e em roupas de frio. Também é comum misturar alguma porcentagem de poliéster em alguns tecidos para diminuir o preço. Pois então que tipo de tecidos são 100% poliéster?

TECIDOS FEITOS TOTALMENTE DE POLIÉSTER

  • Roupas de cama

Roupas de cama comumente usam uma camada de tecidos feitos completamente de fibras artificiais. Isso porque, nesses casos, ele é importante para que haja o isolamento térmico. O poliéster faz com que seus edredons fiquem quentinhos por mais tempo.

  • Móveis e estofados

Também é comum ver o poliéster sendo usado em forros de móveis e estofados. Isso porque a liga é muito resistente ao atrito e a enrugados. Móveis costumam durar muitos anos, e o poliéster mantém o pigmento por mais tempo.

Além disso, o poliéster, diferente das fibras naturais, não encolhe na lavagem. Evitando que os forros precisem ser sempre trocados e substituídos.

  • Decoração

O poliéster é a melhor opção para enfeites de festa, buffet e eventos. Isso porque é um tecido barato, de alta durabilidade e desgasta pouco com o tempo. Além disso, suas cores ficam vibrantes por muito mais tempo.

No geral, é mais fácil entender quais tecidos são 100% poliéster, entendendo suas características. A seguir, vamos descrever um pouco as principais qualidades e defeitos do tecido, comparando-o com uma fibra natural, no caso, o algodão.

POLIÉSTER OU ALGODÃO?

No geral, as fibras mais comuns para tecidos de camisetas e roupas do dia a dia são o algodão e o poliéster. As porcentagens variam, mas vamos comentar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um.

Como foi dito anteriormente, o poliéster retém mais o calor que o algodão. Isso pode ser bom para roupas de frio, mas em geral, evita a ventilação natural da pele.

O algodão, por outro lado, permite que a pele ventile melhor e, no geral, é tido como mais confortável. Porém, as fibras naturais no geral costumam encolher conforme passam as lavagens. Isso acontece porque tecidos naturais são trançados tensionados, ou seja, são esticados para ficarem no lugar.

Portanto, quando lavados, principalmente com água quente, a tendência é elas relaxarem e voltarem ao tamanho original.

O algodão também é mais resistente ao ferro de passar do que o poliéster, apesar do segundo não amassar tanto.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

5
28 compartilhadas, 5 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
1
Engraçado
Amei Amei
8
Amei
Incrível Incrível
4
Incrível
O Melhor O Melhor
3
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.