Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais tecidos são 100% poliéster?

Você sabe identificar quais tecidos são 100% poliéster? A maioria das pessoas tem dificuldade em entender o que é poliéster e como identificá-lo nos tecidos. Há também muitas dúvidas em relação às características do poliéster em relação aos tecidos naturais.

Poliéster é uma liga carbônica sintética. Ela é extraída do petróleo e transformada em pequenas fibras que simulam tecido. É muito usado na indústria têxtil pelo baixo custo em relação às alternativas naturais, como o algodão.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o poliéster e listar quais tecidos são 100% poliéster. Por fim, vamos comentar um pouco sobre a diferença entre o uso do poliéster e do algodão, seu principal concorrente.

Foto: Pinterest

O QUE É POLIÉSTER?

Poliéster é um termo derivado de politereftalato de etileno – o PET. Ou seja, é tecnicamente um plástico. Ele foi inventado na década de 1940 e vem sendo aprimorado e expandido desde então.

Essa categoria de tecido é largamente usado em roupas de cama e em roupas de frio. Também é comum misturar alguma porcentagem de poliéster em alguns tecidos para diminuir o preço. Pois então que tipo de tecidos são 100% poliéster?

TECIDOS FEITOS TOTALMENTE DE POLIÉSTER

  • Roupas de cama

Roupas de cama comumente usam uma camada de tecidos feitos completamente de fibras artificiais. Isso porque, nesses casos, ele é importante para que haja o isolamento térmico. O poliéster faz com que seus edredons fiquem quentinhos por mais tempo.

  • Móveis e estofados

Também é comum ver o poliéster sendo usado em forros de móveis e estofados. Isso porque a liga é muito resistente ao atrito e a enrugados. Móveis costumam durar muitos anos, e o poliéster mantém o pigmento por mais tempo.

Além disso, o poliéster, diferente das fibras naturais, não encolhe na lavagem. Evitando que os forros precisem ser sempre trocados e substituídos.

  • Decoração

O poliéster é a melhor opção para enfeites de festa, buffet e eventos. Isso porque é um tecido barato, de alta durabilidade e desgasta pouco com o tempo. Além disso, suas cores ficam vibrantes por muito mais tempo.

No geral, é mais fácil entender quais tecidos são 100% poliéster, entendendo suas características. A seguir, vamos descrever um pouco as principais qualidades e defeitos do tecido, comparando-o com uma fibra natural, no caso, o algodão.

POLIÉSTER OU ALGODÃO?

No geral, as fibras mais comuns para tecidos de camisetas e roupas do dia a dia são o algodão e o poliéster. As porcentagens variam, mas vamos comentar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um.

Como foi dito anteriormente, o poliéster retém mais o calor que o algodão. Isso pode ser bom para roupas de frio, mas em geral, evita a ventilação natural da pele.

O algodão, por outro lado, permite que a pele ventile melhor e, no geral, é tido como mais confortável. Porém, as fibras naturais no geral costumam encolher conforme passam as lavagens. Isso acontece porque tecidos naturais são trançados tensionados, ou seja, são esticados para ficarem no lugar.

Portanto, quando lavados, principalmente com água quente, a tendência é elas relaxarem e voltarem ao tamanho original.

O algodão também é mais resistente ao ferro de passar do que o poliéster, apesar do segundo não amassar tanto.

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Tenho muitas clientes que me pedem sugestões de tecidos que não amarrota, que não precisa passar ferro,principalmente para levar na mala de viagem. Pode me sugerir que tecidos não amarrota?

  3. Ficou faltando quais são os tecidos 100% de poliéster. O que foi escrito é a utilização deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *