Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual malha é mais fresca?

O Brasil é um país predominantemente quente, onde as temperaturas podem ultrapassar 35ºC na maior parte do ano. A busca por tecidos mais frescos se faz praticamente obrigatória no verão. Eis que surge a dúvida: qual malha é mais fresca? Saber sobre as características dos tecidos nesse momento não é somente uma questão estética, mas, […]

O Brasil é um país predominantemente quente, onde as temperaturas podem ultrapassar 35ºC na maior parte do ano. A busca por tecidos mais frescos se faz praticamente obrigatória no verão. Eis que surge a dúvida: qual malha é mais fresca?

Saber sobre as características dos tecidos nesse momento não é somente uma questão estética, mas, também, uma questão de conforto. Cada tecido possui suas respectivas características e alinhá-las com o propósito da roupa é essencial!

A malha é um tipo de tecido muito amplo e que possui diversas sub-classes. É uma das variedades mais utilizadas na confecção de roupas, visto que é muito versátil e se apresenta de diferentes formas.

Qual malha é mais fresca?

Para saber qual malha é mais fresca é preciso considerar algumas questões, dentre elas: composição do fio e grossura dos mesmos.

Os tipos de fios podem ser amplamente divididos em duas categorias: sintéticos e naturais.

  • Fios naturais

Os fios naturais são dos tecidos são compostos em sua grande parte por algodão, sendo o linho outra matéria-prima muito utilizada. A questão dos fios naturais é que eles têm a capacidade de trocar muito calor com o meio.

Então, o calor não fica “abafado” na roupa, mas, sim, liberado. Isso traz uma sensação de frescor maior.

Confira uma aula sobre tecidos de algodão aqui!

  • Fios sintéticos

Ao contrário dos naturais, os fios sintéticos abafam o calor, pois não tem alta propriedade de transferência. Isso quer dizer que não são frescos?

Não é possível generalizar dessa forma, visto que é possível produzir peças de malhas com fios sintéticos e ainda serem frescas. Mas, comparativamente, são mais quentes que os fios naturais.

Uma alternativa interessante é misturar os fios, pois é possível usufruir do frescor do algodão e da leveza dos fios sintéticos, por exemplo.

Outro ponto para avaliar qual malha é mais fresca é a respeito da grossura dos fios. Quanto mais vezes o fio é trabalhado no tear, mais fino ele fica e isso proporciona ao tecido muita leveza.

Então, peças com tecidos mais finos e leves terão maior conforto no verão! Além disso, quanto mais os fios são trabalhados, mais elegante é o tecido.

Dicas para produzir peças de roupas mais frescas

Saber qual malha é mais fresca é essencial para produzir uma peça que traga conforto e frescor, mas não é só isso que importa! Para os dias mais quentes existem peças que cabem melhor à situação do que outras.

A dica é: sempre busque roupas mais soltinhas. Vestidos e saias rodadas, por exemplo, trazem muito frescor.

A combinação entre um tecido leve e solto é uma ótima combinação para fazer uma roupa para o verão!

Mais um lado interessante do algodão nesse quesito é que o fato dos fios serem naturais evita que surjam alguma forma de alergia. Para quem tem problemas recorrentes de dermatite isso é algo a se atentar.

Confira todas as opções de tecidos de malha no site da Maximus Tecidos aqui!

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Qual malha é mais fresca: onde adquirir

Independente do tipo de malha é muito importante optar por um material de qualidade. O mesmo tipo de malha pode ser extremamente diferente em casos de fornecedores diferentes.

Certificar-se que o fornecedor trabalha com material de qualidade é essencial. Além disso, o processo produtivo também deve atender as expectativas do mercado consumidor.

Um tecido de qualidade pode ter um preço um pouco mais elevado, no entanto, compensa na questão de durabilidade, caimento, toque e aparência.

Apostar em tecidos de má qualidade reflete totalmente no aspecto da peça que foi confeccionada com ele. Então, buscar bons fornecedores é o básico!

Sabendo como escolher qual malha é mais fresca, falta saber onde comprar. A Maximus Tecidos atua há anos no mercado têxtil e é aprovada pela satisfação de todos os seus clientes, oferecendo tecidos de qualidade e ótimo custo x benefício.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *