Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual o caimento de cada tecido?

O caimento do tecido é a forma que a roupa fica no corpo de quem a está vestindo. É a inclinação do tecido, que varia em cada corte. O caimento de cada tecido é diferente, de acordo com alguns fatores.

O caimento da roupa é um dos principais pontos que definirão quão bonita ela vai ficar em cada pessoa, pois de nada adianta estar com uma roupa da moda, se ela não tiver um bom caimento no corpo.

Isso pode acontecer por erro no corte para aquele tipo de tecido ou até mesmo pela modelagem errada, para maior ou menor. Listamos a seguir algumas dicas para evitar problemas no caimento da peça.

Como acertar no caimento de cada tecido

O bom caimento de uma peça é um dos maiores sinais da qualidade da mesma, de modo que alguns pontos devem ser observados na sua confecção, para não haver falhas de caimento. São eles:

  • Colarinhos não muito apertados, com uma sobra para respiração;
  • Decotes ajustados, sem ondas ou dobras;
  • Forros não muito justos, de modo que não prendam os movimentos;
  • Deve ser considerado o movimento natural da sai na sua confecção, dando uma folga na altura do quadril para ele;
  • O cavalo das calças e macacões deve ficar na altura correta, nunca formando pregas.

Além disso, a escolha do tecido ideal para cada tipo de roupa é um fator fundamental para que se acerte no caimento dela, como nos exemplos a seguir:

Dicas para acertar na escolha do tecido

  • A primeira dica está associada a buscar inspirações na internet e em revistas de moda. Estudar e analisar quais tecidos e cortes funcionam melhor para cada peça é um primeiro passo para acertar nas escolhas e obter um caimento excelente;
  • É essencial planejar a peça antes de confeccioná-la. Imaginá-la pronta, qual o tecido, como ficou o caimento, em qual ocasião ela pode ser usada e etc;
  • O tipo de tecido deve ser coerente. Cada tecido possui uma característica única como, por exemplo a lã fria, a viscose e a malha, que são tecidos mais leves, indicados para roupas de verão, mais soltas e frescas;
  • Orçamento é outro ponto que fará diferença. Nem sempre o tecido mais caro é melhor de que o mais acessível. Existem hoje, no mercado, versões sintéticas de alguns tecidos, que são mais em conta e entregam bastante qualidade também.
  • Conhecer as opções. Além dos sintéticos, existem as misturas, que são tecidos de 2 tipos, misturados, que tem um valor menor e são de muita qualidade também.

Fatores que determinam o caimento de cada tecido

De um modo geral, tecidos pesados tendem a serem mais rígidos e tecidos leves a serem mais fluídos. Sabendo disso, o tipo de peça a ser confeccionada já filtra os tecidos que oferecerão o caimento necessário ou não.

Tecidos como crepe georgette, chiffon e cetim são leves e fluidos, de modo que são indicados para a confecção de roupas mais leves, como vestidos, saias e camisas mais leves.

Por outro lado, tecidos como o tricô, veludo e tweed são mais pesados, de modo que são indicados na fabricação de paletós, coletes e calças, de modo que o caimento dessas peças não seja prejudicado.

Conclusão

Por fim, compreende-se que o molde utilizado, o tipo de peça e a escolha do tecido são fatores determinantes para se garantir um bom caimento em qualquer peça de roupa confeccionada.

No momento da confecção do molde, é muito importante determinar o sentido dos fios do tecido, pois ele terá grande impacto no acerto do caimento de cada tecido.

Conheça todos os tecidos da Maximus Tecidos: a maior loja online de tecidos do Brasil!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Gosto de todos os conteúdos postados na maximos tecidos obrigada a todos vcs são maravilhosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *