Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Renda E Moda Sustentável: É Possível?

A indústria da moda está mudando. A preocupação com o meio ambiente e os impactos da cadeia de produção na vida do planeta são uma realidade no mundo têxtil. Nesse cenário, é possível unir a renda e moda sustentável?

A renda é um tecido sintético muito utilizado em peças inteiras ou aplicações e detalhes. Será que é possível diminuir o impacto da produção desse tecido tão utilizado?

Confira novos caminhos possíveis para uma moda mais consciente.

Renda E Moda Sustentável

Renda e moda sustentável: é possível?

A cadeia de produção têxtil desde seu início traz impactos negativos ao meio ambiente e a vida terrestre.

Porém, diversos setores da sociedade já estão repensando e buscando soluções para diminuir tais impactos negativos, inclusive a indústria da moda. No setor da moda, o descarte de tecidos, materiais e o uso excessivo de recursos naturais são os principais causadores de impactos negativos no meio ambiente.

O perfil do consumidor também mudou. O consumismo exagerado está dando lugar à reutilização e a preservação de roupas já adquiridas. Por esse motivo a indústria têxtil vem se reinventando para mudar a produção fast fashion para slow fashion.

A produção fast fashion é marcada pela produção desenfreada de tecidos e roupas, que logo saem de moda e não são mais utilizados. O slow fashion busca mudar esse cenário, trazendo peças com alta durabilidade e incentivando a reutilização de peças já produzidas, como garimpo em brechós e troca de roupas entre amigas.

Um exemplo brasileiro

Permeando esse assunto, podemos citar um exemplo no qual a produção da renda não é desenfreada e o tecido não é descartado.

No nordeste do nosso país um tipo de renda é produzido de maneira artesanal e com menos impactos ambientais: é o caso da renda renascença.

Esse é um exemplo de como renda e moda sustentável podem sim andar juntas e causar menos impacto ao meio ambiente.

As rendeiras passam o dia utilizando os seus três instrumentos de trabalho: agulha, linha e lace. O resultado são lindas rendas com desenhos especiais, todos feitos à mão.

A renda renascença ganhou o reconhecimento e atualmente é exportada até para lugares fora do país.

Porém, sabemos que nem todos os tipos de renda podem ser produzidas dessa forma, por causa da grande demanda. Então, como é possível causar menos impacto à natureza?

Como a indústria têxtil pode se unir à sustentabilidade?

A moda sustentável deve se preocupar com o bem-estar de todas as pessoas que fazem parte da produção das peças. Valorizar o movimento slow fashion é importante para barrar o impacto não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre os seres humanos que dedicam suas vidas a trabalharem na indústria da moda.

Confira alguns exemplos de como as mudanças estão acontecendo aos poucos para que a moda e a sustentabilidade possam ser sinônimos.

  • Utilização de corantes naturais para colorir diversos tipos de tecidos

  • Reutilização de retalhos para confecção de novas roupas.

  • Reutilização de retalhos para produzir outros produtos. Nesse caso, uma parceria poderia existir para que produtoras de tecido e produtoras de roupas doem retalhos que não serão mais utilizados. Dessa forma, outros setores podem utilizá-los e reciclá-los. Essa é uma ótima opção para unir retalhos de renda e moda sustentável.

  • Investimento em tecidos de qualidade para que a durabilidade da peça seja maior.

Renda E Moda Sustentável

Compre com fornecedores comprometidos com a preservação ambiental

Um ponto muito importante para unir renda e moda sustentável é optar pela compra de tecidos em fornecedores que estejam aliados a preservação ambiental.

Conte com a Maximus Tecidos para fazer parte dessa revolução verde que a indústria da moda está passando.

A Maximus Tecidos apoia o movimento slow fashion e está alinhada com quem se importa com o futuro das próximas gerações.

Acesse e confira, no site da Maximus Tecidos a variedade de rendas disponíveis.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *