Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Renda E Sustentabilidade

Com uma onda cada vez mais forte de assuntos relacionados aos cuidados com o planeta é importante entender mais sobre renda e sustentabilidade. Será que esses dois assuntos têm alguma relação entre si?

Não é de hoje que a moda vem se adaptando para conseguir promover um consumo consciente. Isso envolve também incluir tecidos sustentáveis nas produções, fazendo com que costureiros e estilistas passem a ter isso como preocupação.

Quando falamos em renda e sustentabilidade é justamente com essa abordagem. Esse belíssimo tecido – um dos mais importantes para a moda festa – também pode entrar nessa pauta.

Renda E Sustentabilidade

Tecido Renda E Sustentabilidade: Qual É A Associação

Quando falamos em renda e sustentabilidade, com certeza você não consegue associar isso rapidamente. É normal, afinal esse assunto no mundo da moída só tem se tornado frequente recentemente.

  • O que é um tecido sustentável?

São considerados sustentáveis aqueles tecidos que passam por um processo de produção menos poluente do que o tradicional. Como bem sabemos, o universo da moda é o segundo mais poluente do mundo, ficando atrás apenas do mercado petrolífero.

Um tecido sustentável, portanto, é produzido de forma menos impactante, seja através da utilização de materiais reutilizados ou naturais – como o algodão numa produção com menos pesticidas, ou o bambu na fabricação de tecido.

Quando falamos em renda e sustentabilidade, portanto, é preciso considerar esses fatores como primordiais: a forma como ela foi produzida ou o material com o qual foi criada.

Combinando A Renda

Combinar renda e sustentabilidade também pode ser feito quando você aplica esse tecido em outros que trazem um aspecto sustentável em sua confecção. Por exemplo uma peça feita a partir da belíssima fibra de bambu que pode levar aplicações em renda.

  • Materiais:

Podemos também associar renda e sustentabilidade considerando alguns de seus materiais principais. A maioria das rendas é feita a partir de linho, seda ou algodão.

Esses são materiais obtidos na natureza e que podem ser cultivados de forma menos poluente ou agressiva. O que determina se uma renda é ou não é sustentável é justamente isso: a forma como a sua matéria prima foi obtida.

Materiais Sintéticos Para A Criação De Rendas

Os tecidos sintéticos são vistos com desconfiança por quem se preocupa com o meio ambiente. Não é para menos: o processo de produção deles pode realmente ser muito agressivo e até muito poluente.

No entanto, hoje em dia existem os chamados “tecidos ecológicos” que são justamente aqueles que são produzidos de maneira menos agressiva e até contribuem com o meio ambiente.

Podemos citar, por exemplo, os tecidos feitos a partir de plásticos, que são utilizados na produção de fibras de origem sintética. O material é obtido por um processo de reciclagem de garrafa PET.

Aqui podemos novamente relacionar renda e sustentabilidade já que existem rendas feitas justamente com esse material, e que, portanto, são consideradas mais ecológicas e menos poluentes.

Como Usar As Rendas No Dia A Dia?

Renda e sustentabilidade podem ser relacionadas de maneira fácil. Esse tecido é muito bonito e também está no radar da chamada “eco moda”, sendo cada vez mais adaptado para materiais que sejam menos poluentes.

A utilização da renda no dia a dia também é algo fácil de pensar. Você pode criar peças belíssimas compostas por esse tecido que vão desde as roupas mais casuais até modelos mais sérios, próprios para compromissos formais.

As rendas trazem um ar romântico e feminino que toda mulher adora. São delicadas, elegantes e perfeitas para montar os mais variados looks.

Confira as opções em tecidos de renda no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *