fbpx

Segredos da modelagem e costura para confecção de lingerie e moda praia


34
34 points

Quando se fala em lingerie, a primeira coisa que vem a mente é um conjuntinho de calcinha e sutiã. No entanto, lingerie é bem mais amplo do que isso. Continue acompanhando este post e você vai entender porquê.

Existe, além da linha de calcinha e sutiã, uma linha igualmente importante que engloba body, cintas e corsets, pijamas, baby doll e camisolas. Existe a linha básica de lingerie e a linha mais sexy.

A beleza de uma lingerie está nos detalhes, no acabamento caprichado e na harmonia dos materiais. Um biquíni ou maiô devem ser proporcionais ao corpo, sem sobras e sem que fique muito justo, ressaltando as gordurinhas. Precisa estar bem modelado e adequado ao biotipo de quem vai usar.

Maximus Tecidos lingerie Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik

DICAS DE MODELAGEM E COSTURA 

A modelagem e costura de uma lingerie é tão importante quanto de uma roupa externa, pois determina o caimento das peças que irão cobri-la. Um sutiã apertado demais, pode dividir os seios deixando a blusa desalinhada e com caimento deselegante. Assim como um sutiã com o bojo grande demais fica bem visível. Uma calcinha apertada demais marca as gordurinhas e divide os quadris. Se for larga demais, provoca dobrinhas que aparecem e marcam a roupa.

Igualmente a modelagem e costura de moda praia, seja biquíni, maiô, macaquinhos ou sungas, pode valorizar o corpo ou arruiná-lo. Exige uma boa escolha do modelo e corte além de tecidos e aviamentos que engloba não só a qualidade como a estampas e cores.

Maximus Tecidos lingerie Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik

Para quem vai trabalhar profissionalmente com lingerie, moda praia ou roupas de dormir irá precisar de pouco capital inicial. Peças de lingerie e moda praia, por exemplo, necessitam de pouco tecido, mas se gasta mais com aviamentos. Já roupas de dormir necessita de mais tecidos, no entanto os tecidos são mais acessíveis e usa-se menos aviamentos.

Você pode fabricar sob medida para clientes especiais que gostam de peças diferentes ou que não encontram no mercado peças que se adequem ao seu corpo, bem como fabricar para confecção ou varejo.

Dá para começar uma pequena produção de lingerie e moda praia com máquina doméstica, por exemplo, e aos poucos ir comprando as máquinas industriais. Como gasta-se menos tecido, o custo de matéria prima é menor, mesmo que os aviamentos sejam mais caros. Máquinas industriais são mais velozes e mais eficientes para quem deseja produzir muitas peças por dia.

SUGESTÕES DE ESPECIALIZAÇÃO PARA QUEM DESEJA TRABALHAR COM LINGERIE E MODA PRAIA

Se você deseja trabalhar com este ramo da moda sob medida, você pode se especializar em um só setor. Algumas sugestões são:

  • Lingerie para crianças e adolescentes
  • Lingerie para jovens
  • Lingerie plus size
  • Pijamas infanto juvenil
  • Pijamas e baby doll femininos
  • Pijamas masculinos
  • Camisolas, baby doll e robes de seda ou cetim
  • Moda praia infantil
  • Moda praia feminina tipo modinha
  • Moda praia plus size

TRÊS LINHAS DE LINGERIE 

Maximus Tecidos lingerie Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik

Na moda lingerie e moda praia existem três linhas: a linha chamada de “Modinha” que trabalha com tamanhos do 36 ao 44 apenas. A linha Plus Size que trabalha com tamanhos grandes do 46 ao 56, ou do 58 ao 64. E a linha infanto juvenil que trabalha com peças do tamanho 1 ao 14.

Há público para todas as linhas de lingerie. Você precisa definir o seu.

Para definir seu público, precisa fazer uma pesquisa de mercado. Muitas vezes esta pesquisa é só uma questão de observar e anotar. Escolha o local que quer montar sua confecção. Veja nas proximidades, quem costuma frequentar tal lugar. Se vai trabalhar fabricando para lojas, pergunte aos lojistas o que desejam e o preço que estão dispostos a pagar. Faça perguntas sobre qualidade, cores, estampas, modelos e preços. Escreva num caderno tudo que descobrir. Vai facilitar na hora da compra da matéria prima. Anote todos os gastos que terá.

Pode parecer ridículo o que vou falar, mas para a primeira pesquisa que fiz para definir as peças que ia fabricar, usei um caderno escolar e em cada folha coloquei uma pergunta. Foram 30 perguntas. E eu dava para as pessoas responderem.

Quem for da minha idade talvez lembre dos famosos cadernos “do amor” que fazíamos para os colegas de escola responderem. O que fiz foi o mesmo, só que perguntas sobre as roupas que desejavam. E dei o caderninho para todas as pessoas que considerava um cliente em potencial, o que significou todas as pessoas do bairro. Sem excluir ninguém.

Outro conselho que dou é não tentar definir seu público pelo dinheiro. Pobres e ricos compram igual. O que muda é o tipo de produto e o preço deles. Todos os públicos podem ser seus clientes. Sabendo o quanto estão dispostos a pagar por uma peça, fica mais fácil definir o material que vai usar para que as suas estejam dentro do padrão do seu cliente.

Outra coisa que  você pode fazer, se for trabalhar com moda praia por exemplo, é ir numa piscina bem movimentada ou praia em final de semana para observar os modelos, estampas e cores mais usadas. Vai te ajudar a começar sem erro.
E lembre-se que você não vai fabricar para você, por isso o seu gosto não importa. O importante é produzir de acordo com o gosto do cliente.

Também capriche no acabamento. A qualidade do produto é o seu cartão de visita. Além, é claro, da sua simpatia.

DICA IMPORTANTE PARA CONFECÇÃO INFANTIL

Maximus Tecidos lingerie Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik

Uma criança pode estar na moda, porém sua roupa não deve ser feita nos moldes do guarda-roupa adulto, pois roupa de criança precisa ser confortável e prática para que ela possa continuar sendo criança. Ou seja, para que possa brincar livremente. A roupa infantil pode, e deve, ser bonita, estar alinhada ao corpo, ter um bom caimento e ser confortável para que a criança se sinta bem e feliz.

LIVRO MODELAGEM PRÁTICA ESPECIAL LINGERIE E MODA PRAIA

O meu livro Modelagem Prática de Lingerie e Moda Praia é um guia com mais de 150 páginas que vai aprimorar os seus conhecimentos de modelagem e te capacitar para fazer moldes de lingerie e moda praia para uso próprio ou profissional.

Neste livro você vai aprender a fazer moldes usando as medidas tiradas no corpo ou as medidas de tabela. Também vai aprender sobre o processo usado na confecção do molde das peças, além da costura e acabamento de peças chaves.

São vários modelos de moldes de sutiã, calcinha, cinta, corset, corselet, top, body, cueca, pijamas, camisola e moda praia tais como biquínis, maiôs e sungas. Moldes para peças femininas e masculinas. O livro é ricamente ilustrado por desenhos diagramados.

O método de ensino é criado exclusivamente por mim com o objetivo de simplificar a modelagem, tornado-a simples e prática, de fácil compreensão.

Você pode adquirir o seu livro exclusivamente no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

No site da Maximus Tecidos você também pode conferir todos os meus livros de modelagem e acabamento. Clique aqui!

Clique aqui para ler o mapa do tesouro para aprender modelagem de tecidos de malha!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

34
34 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
2
Não Gostei
Confuso Confuso
1
Confuso
Engraçado Engraçado
2
Engraçado
Amei Amei
123
Amei
Incrível Incrível
28
Incrível
O Melhor O Melhor
7
O Melhor
Marlene Mukai

Me chamo Marlene Mukai. Formada em História e Geografia. Lecionei por 20 anos. Abandonei a carreira de professora para abrir minha própria loja e confecção de roupas. Costuro desde criança. O primeiro método que estudei foi um método misto alemão na Escola das Irmãs Sacramentinas em Minas Gerais aos 13 anos. Aprendi técnicas de costura com minha mãe, que já era costureira e fazia roupas sob medidas. Em São Paulo aprendi outros métodos como a alfaiataria Italiana, Inglesa, Francesa e o Método Coreano. Quando abri minha confecção percebi a necessidade de simplificar a modelagem para agilizar a produção. Pesquisei outros métodos e desenvolvi o meu próprio método. Tenho dois livros editados, Modelagem Prática para confecção de roupas e Modelagem Prática especial malhas. Este ano lançarei meu terceiro livro, Especial Acabamentos. Também tenho um canal no youtube com vídeo aulas de modelagem e acabamento.

11 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marlene eu comprei o seu livro de lingerie mais achei bem difícil vc poderia gravar como fazer a base e interpretação de uma calcinha do seu livro ia me ajudar muito obrigada

  2. Marlene…comprei todos os seus livros …amei! Gostaria apenas que vc ensinasse a fazer sutien com bojo…achei dificil a explicação do livro.

  3. Eu gostaria que vc desse uma aula tirando o molde do livro que eu não consegui. Tenho o livro mas eu não acertei fazer ,estou começando aprender a costurar.

    1. Gostaria que a Marlene desse um exemplo de lingerie tirada do livro tenho o livro mas não conseguir fazer a cueca e nem a calcinha, o livro está guardado de enfeite

  4. Boa noite, poderia também fazer vídeos explicativos da modelagem lingerie. Ou então fazer um curso só de modelagem de lingerie na Maximus. Vídeos explicativos de todos os moldes , disponíveis a venda para acessar quando fosse necessário. Obrigada 😊.

  5. Gostaria que a Marlene desse um exemplo de lingerie tirada do livro tenho o livro mas não conseguir fazer a cueca e nem a calcinha, o livro está guardado de enfeite

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.