Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Slow fashion, o que é?

As atividades da indústria da moda é uma das que mais polui o meio ambiente, devido a efeitos em cadeia como o uso de produtos químicos e gases que são liberados na atmosfera. O slow fashion aparece como alternativa sustentável ao universo da moda trazendo para os consumidores produtos mais “limpos”.

Nós consumidores, compramos itens da moda, mas não temos ideia de como funciona a escala de produção. Um dos principais materiais utilizados em confecção de peças de roupas é o poliéster, que só para a sua produção demanda o consumo de cerca de 70 milhões de barris de petróleo.

Vemos que o sistema de produção da moda prioriza a fabricação em larga escala, e isso envolve não apenas a questão de impacto ambiental, mas também o impacto social de produção devido a mão de obra muito barata e desvalorizada.

O que é slow fashion e quais seus princípios?

O slow fashion é uma tendência da moda que passou a aplicar os conceitos de sustentabilidade nos materiais e métodos de produção.

É um modelo baseado em princípios que preza pela diversidade, priorizando a produção local e o ciclo de vida do produto. Promove a consciência sócio ambiental, praticando preços que incorporam valores sociais e ecológicos, mantendo a produção em pequena e média escala.

Principais características do modelo slow fashion

Para entender melhor o movimento slow fashion é necessário conhecer algumas características principais:

  • Valoriza os recursos locais

O slow fashion promove a valorização de produtores, recursos naturais e consumidores locais, dando mais espaço para as especificidades culturais. Ao contrário do método de produção globalizada, feita por grandes marcas que produzem peças padronizadas, desvalorizando os trabalhadores e com o alto consumo de recursos.

  • Sistema de produção transparente

O modelo prega a transparência de informações, sempre informando a origem dos produtos, conferindo maior valor às empresas de menor escala.

De certa forma o consumidor se aproxima mais do produtor, estreitando laços, assim a relação consumidor/produtor gera mais responsabilidade de ambas as partes.

O produtor se sente na responsabilidade de fabricar um produto de qualidade e o consumidor sente responsabilidade em relação ao produtor, já que eles fazem parte da mesma comunidade.

  • Redução do desperdício e reaproveitamento

Em 2018 foi divulgado que 85% das peças de vestuários consumidas por norte-americanos são destinados a aterro sanitário.

Um método empregado pela slow fashion para aumentar a vida útil das roupas é o remendo, uma forma de reciclar, tornar novo que já não era mais utilizado e que o destino seria o aterro sanitário, evitando o descarte precoce. Dessa forma as peças carregam uma história, a cultura local.

  • O produto e o valor agregado

Ao reorientar a moda com princípios de sustentabilidade, o slow fashion considera os aspectos integrais do vestuário, não apenas a aparência, o produto passa a ter maior valor agregado.

  • Valorização da formação de cooperativas

O movimento também valoriza a formação de cooperativas, a união de colaboradores para gerar um comércio mais justo.

A ideia é ter uma sociedade mais igualitária, com oportunidades para todos, descentralizando o poder de poucos e grandes grupos, permitindo um desenvolvimento criativo, valorizando a cultura do local.

  • Diversidade de produtos

Os esforços são voltados para a diversidade ecológica, social e cultural, fugindo da padronização oferecida pelas grandes marcas onde as peças de roupas parecem todas iguais.

Conheça a Maximus Tecidos, a maior loja virtual de tecidos, está há anos no mercado fornecendo produtos de qualidade para a confecção de roupas.

O slow fashion trouxe uma proposta de uma nova oportunidade de desenvolvimento, onde o pilar mais importante é o consumo sustentável, abordando novas possibilidades para o universo da moda.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *