Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é tecido de malha

Muitos podem não saber que existem muitas malhas variadas. Afinal, o termo é frequentemente referido a esses tecidos específicos. Mas o tecido de malha e liso são produtos tecidos diferentes. 

Saber um pouco das diferenças entre tecidos faz uma grande diferença na hora de comprar roupas, principalmente para saber se o tecido se ajusta ou está em contato com a pele. Além disso, a análise da composição do tecido ajuda a prever se as roupas estarão frescos ou quentes durante o dia: 

Malha de algodão: 

É amplamente utilizada em diferentes peças de roupas por oferecer conforto e frescor além de maciez ao toque. Não é surpresa que tantas roupas sejam feitas de 100 % algodão, de camisetas e roupas íntimas. 

Podemos encontrar dois tipos de tecido de malha : cardado e penteado. Como o nome sugere, as malhas de lã fina são mais tenros porque são penteadas. 

Malha Dry Fit

Os atletas geralmente conhecem a malha Dri-Fit. Porém, importante dizer que o Dri-Fit é uma mistura de diferentes fibras utilizando a tecnologia: poliéster e poliamida, com excelente absorção de umidade e seca rapidamente.

Pensando nisso, é importante lembrar que as peças em poliamida possuem qualidade superior. Além disso, embora ambas as fibras sejam artificiais, já existem poliamida biodegradável, tornando-a mais atraente como tecido de malha, pois emerge como uma alternativa sustentável. 

Malha PV: 

A malha PV, também chamada de malha fria, incluiu fibras sintéticas em seu material. É muito utilizado para fazer roupas na qual usaremos longos períodos no dia a dia por ter textura leve e não amassar muito. 

No entanto, essa camisa pode esquentar sendo uma das desvantagens durante o dia devido à presença do poliéster. Consequentemente, não é adequado para pessoas que tendem a suar excessivamente. 

Malha Piquet: 

A malha piquê é um tecido de malha comumente utilizado na confecção de camisas polo, que podem vir em duas configurações. A primeira é 50 % algodão e 50 % poliéster, o que permite que uma fibra supere as deficiências da outra. O poliéster adiciona durabilidade e o algodão adiciona conforto. 

Já a segunda é composta por 100 % algodão e é bem mais confortável do que a que citamos anteriormente como opção. No entanto, o preço do modelo é maior. Também é importante ser composta por 100 % algodão, seja para produzir peças de roupas casuais, onde são utilizadas no dia a dia, como os vestidos executivos. 

Malha Cacharrel ou Helanca: 

Existem  diferenças entre um tecido de malha e outro, alguns podem ser usados no dia a dia, enquanto outros não valem a pena usar com frequência por conta  das fibras que compõem a camisa. 

Por exemplo, o tecido de malha Helanca é feito de 100 % poliéster, fácil de imprimir (sublimação), por isso é muito usado em avatares e camisetas de eventos.

Com base nas informações acima, é de fácil percepção já que os fios servem para tecelagem. Hoje, o algodão e o poliéster são os tecidos mais conhecidos no mundo têxtil e não é a escolha mais inteligente. 

Por exemplo, roupas que são compostas de algodão utilizam muita água  no processo de fabricação. De 7 a 29 mil litros de água são usados para produzir 1 kg de fibras de algodão e quase 3 litros para fazer uma t-shirt. 

Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *