Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecido Linho: charmoso, confortável e natural

Oi gente! Nesta aula do nosso Dicionário de Tecidos vamos aprender sobre mais um tecido queridinho do verão: o Linho! Mas se você preferir, dá para acompanhar esse post por este vídeo aqui: dá o play!   Neste post você vai aprender sobre: Características do tecido linho; Quais peças são feitas com o tecido linho; […]

Oi gente! Nesta aula do nosso Dicionário de Tecidos vamos aprender sobre mais um tecido queridinho do verão: o Linho!

Mas se você preferir, dá para acompanhar esse post por este vídeo aqui: dá o play!

 

Neste post você vai aprender sobre:
  1. Características do tecido linho;
  2. Quais peças são feitas com o tecido linho;
  3. Os tipos de linho
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO LINHO

Eu sou suspeita pra falar porque sou apaixonada por linho, acho um tecido fino e elegante. Esse também é um dos queridinhos do verão por ser fresquinho e dar esse charme de “tecido natural”.

Ele é usado pra fazer vestidos, saias, shorts, calça, pantacourt, camisa, blazer…

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

O caimento do linho é levemente estruturado, vai depender bastante se é um linho mais encorpado ou não. Mas diferente da viscose, que da fluidez nas peças, o linho deixa a roupa mais robusta.

Ele tem esse aspecto “rústico”, um toque com mais textura e aquele amarrotadinho charmoso, que deixa o tecido ainda mais com aspecto de natural.

O linho é um dos tecidos mais antigos da história do homem. Para vocês terem ideia do quão antiga é a origem, ele era usado em velas de barcos e até para embalsamar múmias nas antiguidades!

QUAIS PEÇAS SÃO FEITAS COM O TECIDO LINHO?

As roupas feitas de linho naturalmente tem esse “quê” de elegância por ele ser um tecido de fibra natural. A durabilidade dele é ótima, além de não reter calor.

É por isso que peças longas como calça e blazer, quando feita de linho, são ótimas para serem usadas no verão. São peças chaves que fazem toda diferença no look, sem te deixar desconfortável.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
OS TIPOS DE LINHO:

Hoje, dada a variedade de tecidos que encontramos no mercado, o linho pode ser puro, ou seja, 100% linho na composição, ou misto, que é o caso do viscolinho (linho com viscose), linho com elastano e até linho com poliéster.

Não existe um que seja melhor e outro pior, isso vai depender do seu objetivo com a roupa. Se você prioriza o frescor da peça, então quanto mais linho tiver na composição, mais fresquinho vai ser.

Tecido linho puro da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest

A partir do momento que fibras artificiais como poliéster e elastano entram na jogada, o tecido vai ficando “mais quente”. Por outro lado, se você é do time que não gosta do amassado do linho, então quanto mais fibra artificial, menos ele vai amassar.

Eu, particularmente, acho o amassado do linho natural um charme, mas sei que tem pessoas que evitam ao máximo usar tecidos que amassam com facilidade, então nesse caso, linho com elastano ou linho com poliéster são um ótima opção.

Tecido linho misto da Maximus Tecidos

Tecido viscolinho da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest

Essas variações de linho misto sempre tem o valor mais acessível que o linho puro. Tecidos de algodão como a tricoline, lasie e cambraia são excelentes pra essa estação porque além de super charmosos, também não retém calor.

A cambraia de linho é o linho numa gramatura mais baixa. A cambraia tem a espessura mais fina, é ainda mais fresquinha, um pouco transparente. Ideal principalmente pra confecção de camisas, por dar um caimento leve e delicado.

Tecido cambraia de linho da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Linho aqui no site da Maximus Tecidos!

Se você gostou desse post, comenta aqui embaixo pra eu saber a sua opinião! E se os meus conteúdos geram valor pra você, curte e compartilha. Afinal, isso me ajuda a saber que eu estou ajudando você.

Além disso, dá uma olhadinha nos meus outros posts sobre tecidos, clique aqui!

Aproveita e se inscreva no canal da Maximus Tecidos no YouTube, clique no botão vermelho “inscrever-se” e assim você sempre vai ser avisada quando um vídeo novo meu entrar no ar. 🙂

Ah, e segue a gente no Instagram! O meu é @caminishida e o da Maximus é @maximustecidos.

Pode ir la e me deixar várias sugestões do que vocês gostariam de ver aqui! Lá a gente posta conteúdo todos os dias, mostramos os bastidores e tudo que rola no dia-a-dia da Maximus Tecidos.

Um beijo e até a próxima!

Assuntos Relacionados

Comentários

4 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Ótimo quando existe uma foto da roupa confeccionada! É a melhor forma de sentir o tecido on-line.. Mas que tal acrescentar um link direto para o tecido usado no site da Maximus? Eu gostaria muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *