Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Técnica de sombreamento no grafite e esfuminho: aprenda

Para desenhos a técnica de sombreamento é fundamental para dar mais realidade e profundidade ao desenho, sejam eles de rosto, objetos, roupas, dos mais diversos casos.

Ao realizar a arte há diversas técnica de sombreamento utilizadas por muitos desenhistas profissionais e amadores. Essas técnicas são expostas para auxiliar quem quer começar a desenhar ou se aprimorar.

Técnica De Sombreamento

O sombreamento é um elemento muito importante por trazer força e luz ao desenho. Geralmente, é com o que mais impressiona as pessoas, e muitas acham muito difícil fazer, mas tudo é questão de aprendizado e treino.

Vamos a baixo demonstrar um passo a passo para aprender técnica de sombreamento:

  1. Desenhe um círculo e decida de onde a luz virá;
  2. Divida o circulo em 4 partes, de acordo a direção da luz;
  3.   Pinte, fazendo um degradê entre elas: bem claro em “luz refletida, forte na “sombra”, médio no “meio tom”, não pinte em “brilho”;
  4. Esfume! Esfregue delicadamente seu dedo, papel higiênico ou um esfuminho (mais preciso) no desenho para espalhar e suavizar o “pigmento”;
  5. Para finalizar, pode fazer a sombra projetada. Que é aquela famosa sombra que vemos de nós mesmos na parede! Ela fica do lado contrário da luz, começa escura e termina clarinha.

Mas para técnica de sombreamento ser bem precisa sem riscos e suave não é tão fácil, por isso existem materiais e técnicas criadas para melhorar cada vez mais a técnica de sombreamento, é o esfuminho no grafite.

O que é o Esfuminho?

É uma ferramenta similar ao lápis, mas possui muito menos grafite que o lápis, sendo bem específico para a técnica de sombreamento.

Serve para espalhar o grafite, ideal para técnica de sombreamento, deixando sua distribuição mais uniforme, nome esfuminho vem de fumaça, pois o aspecto que seu uso gera no papel lembra a fumaça, bem suave.

Quando se trata de suavizar a técnica de sombreamento, estamos falando de utilizar o esfuminho superficialmente à camada de grafite, já há uma base bem trabalhada de grafite sobre a qual o esfuminho agirá suavemente. 

O esfuminho é muito utilizado em áreas menores e delicadas. Quando utilizado em áreas grandes, pode acontecer de deixar riscos pelo desenho, já que tem uma ponta mais fina e precisa, para áreas maiores há outras ferramentas.

O é uma ferramenta formada por um pedaço de papel comprimido e enrolado em formato cilíndrico, utilizada para esfumar e suavizar o grafite dos desenhos é um dos melhores em técnica de sombreamento.

Já existe volume através do degradê realizado com o lápis. Portanto, não há necessidade de retirar, nem de espalhar o grafite, apenas suavizá-lo, aprimorando a sombra do desenho.

O Esfuminho pode ser encontrado em diversas numerações, indicadas para as diferentes necessidades das mais diversas variações de desenhos, muito utilizado por todos profissionais especialistas em técnica de sombreamento.

Para usar o esfuminho em técnica de sombreamento basta realizar as marcações da sombra e passar levemente o esfuminho, trará um excelente resultado.

Há muitos esfuminhos para vender, os principais e melhores são:

  • Derwent;
  • Cretacolor;
  • Faber Castell;
  • Trident;
  • Keramik.

O esfuminho é uma ferramenta muito importante para técnica de sombreamento. Ele pode durar anos se for feita a manutenção e limpeza correta.

Mantê-lo limpo e com a ponta em cone, poderá utilizar lixas, tais como: lixas de pé, lixas de unha, lixas específicas, lixas mais finas, aplicando pressão suficiente para desbastar a camada suja.

Respeite o sentido do papel e vá girando sem muita pressão para não esfarelar o esfuminho.

Saiba mais sobre esses conteúdos em nosso site Maximus Tecidos, temos um excelente curso de desenho para você aprender mais ou aprimorar suas técnicas de desenho ou sombreamento. 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *