Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tipos de tecido para costura

Tipos De Tecido Para Costura

Como bem sabemos, a escolha do tecido é uma das principais partes do processo de confecção. Ela pode ditar a diferença entre uma peça de sucesso com um caimento perfeito, ou uma verdadeira tragédiaPor isso é indispensável aos profissionais da moda, conhecer os tipos de tecido para costura

Para os profissionais que trabalham com moldes prontos, a informação de qual tipo de tecido usar já vem indicadas. Mas mesmo assim, saber a diferença entre os tipos de tecido, pode ser um grande diferencial para o mercado de trabalho.

São várias as diferenças nos tipos de tecido para costura, e cada um deles é indicado para uma modelagem, estação do ano, ou peça a ser fabricada. Vamos explorar a seguir essas diferenças.

Tipos De Tecido Para Costura

Tipos de tecido para costura de diferentes peças

Como dito anteriormente, a escolha do tecido vai depender da peça a ser produzida, levando em consideração vários fatores.

Estes são alguns exemplos de tecidos e suas diferentes utilidades:

  • Tecidos leves São os tecidos que tem um caimento mais ‘’soltinho’’, são indicados para estações mais quentes, como a primavera e o verão. Podem ser usados nas confecções de camisetas, calças, vestidos e lingeries. Entre eles, estão: o algodão, a musseline, o gazar, a viscose e entre outros.
  • Tecidos médios Essa opção de tecido para costura é muito utilizada em peças mais estruturadas, como blazers, vestidos, calças e casaquetos. São indicados para todas as estações do ano, dependendo da peça que será fabricada. Entre eles, estão: o linho, crepe pasquale, crepe dior e entre outros.

Tecidos pesados

Para roupas de inverno, essa é a opção ideal. Muito utilizado na confecção de casacos, sobretudos e calças, esse tipo de tecido conserva o calor corporal e são extremamente confortáveis, como é o exemplo dos tecidos de lã.

Diferenças entre tecidos naturais e sintéticos

Na escolha do tecido ideal para sua produção, também é muito importante levar em consideração se o tecido é de origem natural, sintético ou misto. A diferença entre eles são a origem das fibras.

Os tecidos de origem natural, são os mais nobres e desejados do mercado, tendo também um custo elevado. São ideias para produções de roupas leves e com caimento solto. Entre eles, podemos destacar o algodão, o linho e a seda.

Diferentemente dos tecidos de fibras naturais, as fibras sintéticas forma os tipos de tecido para costura que é criado em laboratório, utilizando componentes químicos em seu processo de criação. São mais acessíveis, e por isso também mais populares. São elas: poliéster, elastano, viscose, por exemplo.

Os tecidos mistos são as combinações derivadas das combinações de fibras naturais e fibras sintéticas, e podem ser utilizados em diferentes confecções. Por exemplo, linho com elastano, viscolinho e etc.

Como escolher o tecido perfeito

Tudo vai depender do tipo de peça que você pretende produzir. Mas o mais importante é, primeiramente, conhecer e estar familiarizado com cada tipo de tecido para costura e suas possíveis combinações.

Para produção de uma roupa para o dia a dia, por exemplo, podemos pensar em tecidos leves, confortáveis, com elastano em sua composição, para terem um caimento que confere liberdade de movimentos.

Se a intenção é confeccionar um vestido de festa, logo podemos pensar nos tecidos mais estruturados que vão trazer um charme elegante para à peça.

Seja qual for a sua escolha, esteja sempre atenta (o) às especificidades de cada peça, para que você possa alcançar o máximo de qualidade. Isso vai ser o seu grande diferencial para o sucesso!

Para ter acesso a maior variedade de tecidos do mercado, visite o site da Maximus Tecidos, e conheça os diferentes tipos de tecido para costura com um preço acessível.

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *