Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UPCYCLING: conheça essa técnica criativa de reutilizar sobras de tecidos

Oi Gentiii! Talvez você ainda não me conheça, então eu vou me apresentar.

Eu sou Dayseane da Costa, mais conhecida como Dayse Costa.

Sou Instrutora de Costura e Modelagem, profissional da área há quase 15 anos e graduando no curso Superior em Design de Moda na Unicesumar.

Em 2014 criei o canal Dayse Costa no Youtube e o blog www.daysecosta.com.br, onde comecei a compartilhar os meus conhecimentos e a ensinar pessoas a fazerem suas próprias roupas.

Tenho um ateliê de costura onde já desenvolvi centenas e centenas de modelos de roupas para os mais variados cenários como, costura sob medida, feiras, lojas de roupas, dentre outros, e aproximadamente  1 ano atrás dei início ao projeto mais ambicioso da minha carreira, o Dayse Costa Academy, minha escola de cursos online.

Hoje eu vim aqui no blog da Maximus Tecidos falar para você sobre o UPCYCLING, uma nova forma de criar. Você já ouviu esse termo? Se ainda não, fica aqui que eu irei te explicar. 

Ao longo da minha carreira percebi o quanto desperdiçamos materiais que podem ser reutilizados para dar “vida” à outros produtos, podendo até mesmo servir de renda, e de quebra, reduzir a produção de lixo.

Resíduos que para muitos podem não tem a menor utilidade e ir diretamente para a lixeira, para muitos é a fonte da matéria prima para produzir novos itens, e tiram disso o seu “ganha pão”, e eu já já vou te dar alguns exemplos.

No meu canal eu já trouxe várias opções do que fazer com restinhos de tecidos que sobram de peças que fazemos, e se você quiser conferir é só clicar nos links abaixo.

TÉCNICA DE UPCYCLING: O QUE É?

O conceito por trás dessa técnica de upcycling consiste em basicamente reutilizar objetos e resíduos desperdiçados para compor uma nova criação, a partir de algo já existente.

A técnica de upcycling foi inserida no ramo da indústria têxtil com a intenção de trazer um pensamento sustentável e reduzir os descartes da indústria, já que os aterros sanitários estavam abarrotados de retalhos de tecidos e materiais descartados das produções das fábricas e confecções.

Muito se discute hoje sobre o consumo consciente, o slow fashion e a importância de cuidar do meio em que vivemos, para que nossos recursos naturais não sejam esgotados num futuro próximo. É a ideia de sustentabilidade se fazendo presente no dia a dia da moda. 

O mais legal dessa do upcycling é que o custo para produzir os novos produtos é muito baixo, visto que partem de itens já existentes, usados, sem a necessidade de investir em peças novas.

O que faz a real diferença em todo o processo é a criatividade de quem vai por a “mão na massa”, é a forma com que cada um vai utilizar cada item e compor com outros. O que mais surpreende é quando saímos do óbvio e pensamos um pouco fora da caixinha do tradicional, e do que a maioria provavelmente faria.

Recentemente foi ao ar a segunda edição do #Desafiodacostura um evento online e gratuito onde reúno pessoas interessadas em aprender e desenvolver suas habilidades na costura.

Nesta edição fizemos um concurso entre os participantes com base no tema “upclycling”, e tivemos resultados surpreendentes com projetos incríveis como os que você pode conferir abaixo.

EXEMPLOS DE UPCYCLING

O primeiro exemplo de upcycling é o da Micheli que usou como peça de reuso um guarda-chuva quebrado, que leva pelo menos 100 anos para se decompor na natureza.

Ela transformou essa peça em uma jaqueta impermeável utilizando a parte do tecido. Os ferrinhos podem também ser reaproveitados em outros projetos.

Aqui temos um projeto utilizando um dos componentes que está no topo da lista dos que mais demoram a se decompor, o plástico, que leva mais de 400 anos!

Aqui a Erica, uma das participantes do concurso usou uma pasta de plástico velha, dessas que guardamos documentos, e somado à combinação com outros materiais e sua criatividade, saiu uma linda viseira para curtir os dias quentes.

Agora um dado chocante, o próximo item podem levar cerca de 600 anos para se decompor! E eu estou falando de um produto que só no Brasil é fabricado cerca de 400 MILHÕES de unidades por ano! E eu estou falando do Pneu.

No projeto da Adriane ela forrou com tecido de chita, que também pode ser sobra de alguma outra produção, e fez um puff porta sapatos.

UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA REUTILIZAR SOBRAS DE TECIDOS

Apesar do upcycling ter sido criado ainda nos anos 90 e não ser algo praticado de agora, ainda hoje o conceito passa despercebido por empresas do vestuário pelo Brasil e mundo.

Muitos tecidos são considerados altamente poluentes desde a sua fabricação até o seu descarte. O plantio do algodão por exemplo, que é uma das fibras mais utilizadas para fazer o nosso queridinho tricoline, e também o linho, precisam de uma quantidade absurda de água para o seu plantio e grande uso de agrotóxicos no solo para controle de pragas.

O poliéster dentre todas as fibras é a que tem a pior reputação, visto que provém de recursos não biodegradáveis como o petróleo.

Todavia, é fato que não é possível existir, não até onde eu saiba, um tecido que seja 100% sustentável porque no fim das contas tudo depende dos recursos do meio ambiente.

Se todas as roupas do mundo por exemplo fossem feitas de algodão orgânico, imaginem a quantidade de água que seria utilizada? Quanto solo precisaria ser ocupado, arado, tratado.

No entanto, é possível e necessário pensar em algumas alternativas para pelo menos reduzir o impacto dessa realidade que vemos hoje.

A empresa Japonesa Teijin por exemplo é especialista em reciclagem química de roupas de poliéster desgastado para fabricação de novos tecidos, o que a empresa chama de ECO CICLE.

ECOSUEDE por exemplo é um tipo de camurça sintética produzida a partir do poliéster reciclado.

COCONA é um material que é produzido a partir da casca do coco. Essa fibra vem como uma substituta do látex.

MUSKIN uma fibra extraída o cogumelo que resulta em um tipo de couro vegano.

O processo de reutilização além de ter um baixo custo, promove a redução do impacto ambiental que vem sendo foco de muita conversa e estudos.

É basicamente aumentar o ciclo de vida do produto dando um “up”, uma nova vida ao mesmo.

RECICLAGEM X UPCYCLING

É importante frisar que o o conceito do upcycling baseia-se no RECRIAR e não em RECICLAR.

Aproveitando o gancho do assunto, acho importante falar da diferença entre UPCYCLING e RECICLAGEM, são conceitos semelhantes, mas não iguais, por isso é muito fácil de serem confundidos.

Segundo o dicionário: RECICLAR é o ato, processo ou efeito de reprocessar uma substância. Quando sua transformação está incompleta ou quando é necessário aprimorar suas propriedades ou melhorar o rendimento da operação como um todo.

A RECICLAGEM, diferente do UPCYCLING, consiste na recuperação de um material para que possa ser utilizado novamente, com a mesma função.

Exemplo: uma cadeira quebrada pode ser consertada, pintada, forrada com tecido, para voltar a ser utilizada, ainda como uma cadeira.

Se suas partes forem utilizadas para construção de um novo projeto seria então upcycling.

Para a indústria os dois processos muitas vezes tem a vantagem de reduzir os custos de produção.

A população também vem sendo beneficiada com o processo de reciclagem, sendo a fonte de renda de muitos trabalhadores que obtém no lixo urbano, materiais que podem ser revendidos para empresas recicladoras como garrafa pets, latinha de alumínio e papelão.

Pensar em sustentabilidade é pensar de forma inteligente, com soluções criativas utilizando de atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

Os benefícios dessas ações para a população e para o nosso planeta são inúmeros, e posso citar algumas como a diminuição da poluição dos rios e oceanos; preservação dos recursos naturais como a água e as florestas; diminuição das catástrofes ambientais provocadas pelos impactos ambientais negativos; preservação da fauna, dentre outros.

Foto: Pinterest.

Me conta se você já utilizou uma dessas duas técnicas mesmo sem saber para recriar ou reciclar algo, quero saber!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *