Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

4 dúvidas que toda costureira tem

O mundo da moda é muito diverso e composto de diversos segmentos bastante especializados que variam desde os desenhos, o estudo da história da moda e dos tecidos, até a confecção dos mais diferentes tipos de peças! No artigo a seguir, iremos abordar 4 dúvidas que toda costureira tem para você saber. Saiba mais sobre […]

O mundo da moda é muito diverso e composto de diversos segmentos bastante especializados que variam desde os desenhos, o estudo da história da moda e dos tecidos, até a confecção dos mais diferentes tipos de peças! No artigo a seguir, iremos abordar 4 dúvidas que toda costureira tem para você saber.

Saiba mais sobre as dúvidas que são comuns aos profissionais do segmento da costura.

Foto: Freepik

1- Como aprender a costurar?

Essa é a primeira entre as 4 dúvidas que toda costureira tem no início da carreira! Como aprender a costurar e quais caminhos tomar para que isso ocorra são o dilema de qualquer pessoa que ingresse no universo da costura e da moda.

E saiba que esse dilema não abandona as costureiras mais experientes, porque costura e moda são segmentos que não param. A intensidade do mercado exige técnicas cada vez mais modernas, uso de novas máquinas, desenhos mais dinâmicos e adaptação a novos tecidos todo o tempo. Ganha quem melhor se aprimora!

A resposta a essa pergunta depende de vários fatores. O primeiro é se perguntar qual a finalidade de sua costura. Se você quiser ingressar no mundo da alta costura, convém ingressar em um curso renomado de Moda. Para costurar profissionalmente o ideal é procurar um curso adequado ao segmento em que pretende ingressar ou se especializar.

Mas há diversas costureiras que aprendem a costurar com pessoas da família ou costureiras mais experientes e que não fazem cursos e se dão muito bem no mercado de trabalho. Portanto, aprenda a costurar de acordo com seus objetivos e se renove sempre!

Conheça o curso de corte e costura online Costura de Sucesso da Maximus Tecidos aqui!

2- Devo comprar uma máquina de costura logo no início?

Que máquina de costura comprar e quando comprar faz parte das 4 dúvidas que toda costureira tem. Isso porque já faz algum tempo que ninguém mais costura à mão, a não ser em casos muito específicos.

As máquinas vêm se aprimorando e há uma infinidade de modelos disponíveis no mercado para os mais diversos fins.

A resposta à essa pergunta é: compre sua máquina assim que puder e escolha, inicialmente, um tipo de máquina mais versátil e que costure peças básicas.

Com o tempo, caso você ingresse em um segmento específico, pode sentir necessidade de adquirir outro modelo de máquina. Portanto, saiba que essa será a primeira, mas provavelmente não será sua única máquina de costura!

Clique aqui e ouça o episódio da Rádio da Costureira com a Aline da Singer com dicas sobre como escolher a sua máquina de costura!

3 – Que tipo de tecido é o ideal para começar a costurar?

Essa pergunta depende do que você está começando a costurar. Mas muitas costureiras optam por tecidos mais “fáceis” de serem costurados à máquina. Tecidos mais fáceis são aqueles que não escorregam tanto como a seda e o cetim. Um bom exemplo de tecido para início é o algodão cru.

Mas não há regra específica. Escolha tecido, agulhas e linhas adequadas e teste primeiro em retalhos. Lembre-se, você precisará passar e aprender a costurar diversos tipos de tecido, por isso, cada tipo é apenas uma etapa de seu aprendizado, não se demore tanto nele!

4 – Quando estou pronta para abrir meu próprio ateliê?

A melhor resposta para essa pergunta é: quando o acabamento de suas peças estiver bom e você estiver segura de entregar suas peças aos clientes. Um bom teste é pensar se você venderia as peças que costura pela internet, por exemplo.

Se a reposta for sim, você já pode abrir seu ateliê!

Agora que você já acompanhou as 4 dúvidas que toda costureira tem, pode começar a costurar hoje mesmo!

Conheça mais sobre os cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *