Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

5 combinações para não errar no mix de estampas

Bem pouco tempo atrás, a gente costumava seguir uma “regrinha de moda” que dizia que a melhor forma de se combinar uma peça de roupa estampada seria com uma lisa.

Hoje em dia, a gente está se permitindo cada vez mais experimentar novas maneiras de combinamos nossas roupas e acessórios.

Eu confesso que, no começo, achei tudo muito estranho (“como assim combinar xadrez com floral?! Parece bem exagerado pra mim”). Mas, depois de ter pesquisado algumas dicas sobre como fazer essas combinações de forma harmônica, fiquei bem animada pra tentar.

Vou compartilhar com vocês as dicas que achei mais interessante.

‌1. Estampa geométrica com estampa orgânica

Vou começar com a que eu gosto mais. Adoro estampa geométrica e ela combinada com florais ou estampas imitando peles de animais (animal print) dão um ar mais moderno às nossas roupas. 

A estampa orgânica geralmente se destaca bastante (principalmente se for grande), já a geométrica costuma ser mais discreta, assim ela “acalma” a presença da outra e a junção das duas estampas se harmonizam.

Aqui são alguns exemplos dessa combinação. Qual você gostou mais?

Tecido linho misto rosa estampado floral da Maximus Tecidos.
Tecido viscolinho listrado rosa da Maximus Tecidos.
Tecido 100% viscose animal print da Maximus Tecidos.
Tecido viscose rayon estampado geométrico barrado listras da Maximus Tecidos.

2. Mesma estampa e cor em tamanhos diferentes

Se você está iniciando no mix de estampas como eu, essa é uma combinação fácil de acertar. Escolha sua estampa favorita em dois ou mais tamanhos e use uma blusa e uma saia com cada uma delas, por exemplo.

Outra opção é usar um vestido com recortes e alternar as estampas. Se elas tiverem as mesmas cores, fica mais fácil harmonizá-las. Se você gosta de ousar mais, pode usar o círculo cromático e combinar também cores compatíveis.

Tecido tule mini poá azul royal da Maximus Tecidos.
Tecido tule poá grande azul royal da Maximus Tecidos.
Compre o seu Círculo Cromático AQUI!

3. Mesma estampa e tamanho em cores compatíveis

Você já está com o círculo cromático em mãos? Então busque cores análogas ou complementares (ou combine sua cor favorita com cores neutras) e use dois tecidos com a mesma estampa, nessas duas cores.

O resultado fica bem interessante e é um pouco mais irreverente que as combinações anteriores, olha aqui alguns exemplos:

Tecido alfaiataria xadrez cinza da Maximus Tecidos.
Tecido alfaiataria com elastano xadrez com amarelo da Maximus Tecidos.
Tecido tricoline com elastano branco listrado lilás lavanda da Maximus Tecidos.
Tecido viscolinho listrado amarelo canário da Maximus Tecidos.

4. Estampas diferentes com fundo igual

Não achou duas cores legais pra combinar a estampa que você amou? Qual a cor que mais se destaca nela? Pega essa cor e escolhe outra estampa com a mesma cor de fundo. Pronto! Outra combinação que super funciona, olha só:

Tecido linho misto estampado amarelo da Maximus Tecidos.
Tecido satim diagonal dourado estampado floral da Maximus Tecidos.
Tecido crepe valentino azul marinho estampado floral da Maximus Tecidos.
Tecido crepe versailles azul marinho estampado floral da Maximus Tecidos.

5. Mesmas cores, estampas diferentes

A última dica que eu trouxe pra compartilhar hoje é você escolher sua cor (ou cores) favoritas e procurar dois tecidos estampados com essa(s) mesma(s) cor(es).

Para um resultado mais discreto, é só escolher cores mais neutras, mas se você já quer partir pro nível avançado 😁, dá pra misturar muito mais elementos, compara a primeira com a última combinação: qual você usaria mais fácil?

Tecido lã sintética estampado xadrez cinza (outono/inverno) da Maximus Tecidos.
Tecido alfaiataria com elastano xadrez cinza com bordô da Maximus Tecidos.
Tecido seda pluma branco estampado floral da Maximus Tecidos.
Tecido viscose rayon estampado off white floral da Maximus Tecidos.

Dica extra: mais fácil que aplicar qualquer uma dessas 5 opções que citei, só escolhendo o tecido já com o mix de estampas! Agora ficou moleza, né?

Tecido gazar toque de seda azul marinho estampado floral da Maximus Tecidos.
Tecido crepe valentino estampado floral barrado animal print da Maximus Tecidos.
Confira todos os tecidos estampados da Maximus Tecidos AQUI!

Qual mix de estampas você gostou mais? Já tinha experimentado alguma dessas opções? Me conta aqui nos comentários qual você ficou com vontade de usar. 

Te vejo lá no Instagram, no meu canal no Youtube e, muito em breve, de volta com mais um post aqui no clube da costureira. canal no Youtube.

Boas costuras!

Bel

Assuntos Relacionados

Comentários

4 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *