Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecidos finos para vestido: qual é o ideal?

Existem variados tipos de tecidos finos para vestido e escolher o material certo pode ser uma tarefa árdua. Os tecidos para os vestidos de festa devem ser luxuosos e de bom caimento, combinando com o estilo social e com o tipo físico de quem usará o vestido.

É preciso analisar o modelo e seus detalhes, para a escolha dos materiais utilizados, pois sem nenhuma dúvida componente mais importante de uma peça de vestuário é o tecido.

Não importa quão bem sejam as costuras da peça – se a roupa for feita com tecido errado, ela não fará justiça ao design e parecerá um desastre.

Créditos: Pinterest

Tecidos finos para vestido – como fazer a escolha certa

Alguns materiais são tecidos finos para vestido considerados clássicos, que nunca saem de moda e são sempre sinônimo de beleza e elegância. Este é o caso das rendas, do cetim, musseline, da organza e do tule.

1.    Renda

Existem variados tipos de renda, confeccionados por diferentes técnicas. Este grande número de processos de produção resulta uma multiplicidade infinita de padrões.

A maior parte das rendas produzidas hoje é feita por maquinário industrial, embora ainda exista produção artesanal, que é considerada um trabalho muito delicado.

A beleza dos desenhos se torna ainda mais personalizada, no entanto, o preço é normalmente mais elevado, o que acaba tornando inviável em muitos casos. Os tipos de renda são variados, podendo-se destacar:

  • Renda Chantilly

A renda Chantilly é um dos tecidos finos para vestido de bobina feita à mão com o nome da cidade de Chantilly, na França, em uma tradição que data do século XVII.

A renda Chantilly é conhecida por seu padrão plano e delineado e detalhes abundantes. As noivas que procuram um padrão de renda suave e romântico vão adorar Chantilly.

  • Renda Guipir

A renda Guipir (também chamada de renda veneziana) é um tecido firme e rígido. O padrão é feito por uma série de pontos de bordado bem compactados e funciona bem para quem quer acrescentar textura ao vestido.

  • Renda Cordonê

A renda cordonê é muito charmosa, caracterizada pelo fio que se sobrepõe delicadamente ao desenho da renda, conferindo um efeito de alto relevo.

E estas são apenas algumas das opções, pois as variedades são realmente numerosas, havendo ainda opções bordadas em pedrarias ou paetês para quem deseja mais brilho e glamour.

2.    Tule

Poucas coisas incorporam a visão idealizada da feminilidade da cultura ocidental em tecidos finos para vestido mais do que uma saia de tule.

Créditos: Pinterest

Frequentemente associadas ao vestuário nupcial e aos trajes de bailarina, as qualidades etéreas e transparentes dessa rede leve e fina passaram a servir como símbolo das contradições associadas à feminilidade: delicada, porém forte, pura, mas sexy.

O tecido romantizado se tornou um item básico das passarelas nas últimas temporadas.

Os historiadores acreditam que, a princípio, o tule foi cuidadosamente trabalhado à mão usando métodos semelhantes à produção de rendas, iniciados por volta de 1700.

3.    Zibeline

O Zibeline é um tecido luxuoso queridinho das costureiras e estilistas. Tem um brilho acetinado e é bem encorpado, perfeito para fazer modelos de vestidos de festa e vestidos de noiva com volume nos cortes evasê e sereia.

Onde comprar tecidos de qualidade

A Maximus tecidos atua a mais de 30 anos oferecendo o que há de melhor em tecidos finos para vestido. A loja online proporciona conforto e comodidade e uma opção completa sem sair de casa. Para conhecer basta acessar o site e conferir as opções!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *