Diferentes tipos de lã podem ser encontrados no mercado atualmente. Porém, muitas pessoas que manuseiam esse material podem encontrar dificuldade em escolher o tipo certo de lã.
Se você se identifica com essa questão ou quer apenas conhecer quais são os tipos de lãs que podem ser usadas na confecção, este artigo é para você!
Sabemos que a lã é uma das melhores fibras isolantes da natureza e tem sido usada para fazer roupas há séculos.
Ela não só é extremamente boa em manter o calor, mas também absorve a umidade e seca mais rapidamente que o algodão. Os tipos de lã mais amplamente disponíveis no mercado vêm das ovelhas.
No entanto, as ovelhas não são os únicos animais que produzem fibras naturais. Portanto, para ajudá-lo a entender e apreciar os muitos benefícios da lã em todas as suas formas reunimos alguns tipos de lãs.
1. Os tipos de lã mais comuns: lã de carneiro
Geralmente, o carneiro produz a lã mais fina e macia que normalmente é retirada do animal quando ele tem menos de sete meses de idade.
- Esses animais produzem de um a treze quilos por ano, dependendo da raça, fatores de saúde, etc.
Algumas raças produzem um novelo com alta resiliência, resistente ao desgaste, portanto, bom para tapetes e estofados, enquanto outras produzem um velo fino sensação de mão mais suave, o que é popular em roupas.
2. Merino
A lã de ovelha mais fina e macia é o merino, proveniente da ovelha Merino. É a raça mais popular de ovelhas usada para roupas e produz a lã mais luxuosa.
- Essa ovelha é originária da Espanha, mas atualmente cerca de 80% de todo o Merino vem da Austrália.
Assim como as lãs de outras ovelhas, o merino precisa ser lavado antes de ser fiado para o fio, que é um processo demorado que envolve a lavagem e o enxague da lã. Isso elimina a lanolina de graxa gordurosa, que é um subproduto usado em cosméticos, mas significa que apenas cerca da metade do velo inicial pode ser usada na produção de uma peça de vestuário.
3. Caxemira
A caxemira é obtida do subpelo da cabra de caxemira, que representa apenas um quarto do total de lã.
- Esse tipo de lã é conhecido por sua luxuosa sensação macia nas mãos. Ela é extremamente fina.
Uma cabra normalmente produz 150 gramas de caxemira por ano, o que é uma pequena produção em comparação com o restante das fibras, o que explica o alto preço da caxemira.
- A caxemira tem uma resiliência semelhante à lã de ovelha, mas suas fibras finas geralmente a tornam mais delicada que a lã.
4. Alpaca
O pelo de alpaca vem desse animal que vive na América do Sul e produz alguns dos melhores tipos de lãs disponíveis.
Variando de 15 a 40 mícrons, as fibras de alpaca podem ser muito finas e macias, portanto, são menos propensas a serem usadas em roupas.
Geralmente, essa lã é um pouco mais rígida que o merino ou a caxemira, e às vezes são misturadas com lã como o Merino para melhorar sua qualidade.
Como selecionar a lã certa para você
Há muitos aspectos a serem levados em consideração ao escolher a lã certa para suas necessidades específicas. Como exemplo:
Alguns suéteres são pesados e resistentes, alguns são leves, alguns têm padrões intrincados de jacquard, alguns são simples, alguns são de cor natural e outros são tingidos, alguns são laváveis e etc.
Essas são todas as propriedades encontradas na lã, tudo isso depende dos animais de onde o fio é originado, da composição e das etapas preparatórias das fibras para o fio.
Na Maximus Tecidos, confira e adquira as melhores opções em tecidos de lã!!!