fbpx

Aprenda a calcular a quantidade certa de tecido para cada tipo de roupa


156
8.1k compartilhadas, 156 points

Olá, amores e amoras, tudo bem com vocês? Pra quem ainda não me conhece, sou Antonia Ferreira, design de moda e autora dos livros Modelagem Feminino Adulto e Modelagem Masculino Adulto.

Hoje, vamos entender como calcular a quantidade de tecido para cada modelo de roupa que tua cliente trouxer ao teu atelier.

Esta é a dúvida comum de muitas costureiras, a insegurança ao pedir a quantidade de tecido correta, a angústia quando o tecido pedido não é suficiente para confeccionar a peça pedida, ou a insegurança de confirmar a quantidade, quando a cliente acha que foi pedido tecido demais.

Estudando esta publicação tua dúvida será respondida e terá muita tranquilidade na hora de calcular a quantidade exata de tecido para a cliente.

Vamos dividir a explicação em blocos, para que você compreenda no passo a passo:

1. ALTURA

Observe a altura da tua cliente. Especificamente do começo do ombro para baixo.

Vou te dar alguns exemplos:

Cliente 1 – Se você medir do começo do ombro até o comprimento desejado por ela e a medida for 60 cm, você deve acrescentar 10 cm a esta medida.

Estes 10 cm serão para acrescentar a caída do ombro, folgas de costura e bainha: Teremos 70 cm de tecido, até aqui.

Se a blusa tiver mangas, meça do comecinho do braço, bem em cima, veja a medida que tirar.

Vamos imaginar que deu 20 cm o comprimento total da manga. Acrescente uma média de 5 cm a esta medida (ou mais, se for fazer, por exemplo, uma bainha italiana). Então, a quantidade de tecido para as mangas será de 25 cm.

Então, se estiver traçando esta blusa simples, só com mangas, para uma cliente com corpo padrão (até manequim 46), a quantidade de tecido necessário é 95 cm. Arredonde para 1 metro.

Se a manga for longa, deve medir a manga longa (com o cotovelo dobrado) e calcular o mesmo valor para o corpinho com a medida da manga longa, mais o acréscimo de tecido para costuras.

Foto: Pinterest.

2. PESO

Cliente 2 – Imaginemos que você vai fazer uma peça de roupa parecida com a anterior para outra cliente com a mesma altura que a anterior, mas bem gordinha.

Imaginemos um quadril de 130 cm, ou manequim 54. Desta forma, o cálculo muda, visto que teremos que deixar uma folga de flexibilidade da roupa no corpo maior que na mesma modelagem feita para a cliente anterior.

Folga de flexibilidade (ou ‘folga de vestibilidade’) é a medida que acrescentamos ao molde, ao traçar.

Exemplo: Se estiver traçando uma blusa justinha no corpo, em tecido plano sem elastano, você precisa acrescentar pelo menos 1 cm no molde traçado de ¼ da peça. No final, terá acrescentado 4 cm à largura da roupa, o que impedirá que a peça de roupa fique muito justa e incomodando.

Se for traçar para uma cliente que deseja a roupa soltinha, deve acrescentar uma folga maior à peça.

Por exemplo, numa batinha, acrescente 2 cm na altura do busto [8 cm total], 6 cm no quadril [24 cm total] e trace reto do busto ao quadril, sem afundar na cintura. Esta folga que colocamos no molde é o que se chama “folga de flexibilidade”.)

Vamos calcular a largura do quadril da blusa que vai confeccionar para esta cliente gordinha:

Acrescentando 4 cm de folga de flexibilidade na peça desta segunda cliente:

130 (medida do quadril) + 16 (folga de flexibilidade) = 146 cm de largura do quadril

Vamos acrescentar 3 cm de folga de costura em cada parte, dará um total de 12 cm. E somar:

146 + 12 = 158

Então, 158 cm será a medida necessária para confeccionar o contorno do quadril, na peça.

Sabendo que a maioria dos tecidos possuem 1,40 m de largura, é impossível cortar uma peça de roupa usando somente uma largura do tecido.

Desta maneira, supondo que o comprimento desta manga também seja de 20 cm, ou mesmo manga longa, serão necessárias duas alturas do corpo, visto que cortará a frente do corpo em cima e as costas em baixo, e as mangas do lado.

Desta forma, não precisa medir a manga longa, visto que qualquer comprimento de manga será suficiente para cortar do lado do corpo, no tecido.

Então, para esta cliente plus size, você deve pedir 1,40 m de tecido.

Foto: Pinterest.

3. RECORTES

Dependendo do tipo de recorte que for fazer, vai economizar tecido. Desta forma, compre a mesma quantidade de tecido que vai usar em roupas comuns, sem recortes. Visto que sempre é melhor sobrar tecido, do que faltar.

Se os recortes forem trabalhados e acrescentar tecido, aumente a quantidade pedida, ao teu próprio cálculo.

Foto: Pinterest.

Conheça os meus livros de modelagem feminina e masculina aqui!

4. GODÊ

Vamos imaginar um vestido com saia godê simples. Se estiver fazendo uma saia curta, poderá pedir 1,5 metro de tecido para a saia, mais a quantidade de tecido do corpinho. Mangas poderão ser tiradas das sobras da saia.

Por exemplo, uma saia com 40 cm de comprimento, mais o corpinho com 42 cm de comprimento:

Para o corpinho peça 50 cm de tecido e para a saia peça 1,50 m = 2 metros

Mas imaginemos que a saia seja longa, continuando com o godê simples. Vai, desta forma precisar de 3 metros de tecido para a saia, então deve pedir 3,5 metros de tecido, para a mesma cliente.

A quantidade de tecido godê para uma saia godê longa de cliente gordinha é a mesma quantidade de tecido para uma cliente magra. Somente a saia curta que, dependendo do comprimento, necessita de 2 metros de tecido da saia, para a cliente plus size, mais a medida do corpinho.

As sobras de tecido geralmente são suficientes para tirar as mangas. Mas, se for uma manga longa e toda trabalhada, você deverá aumentar a quantidade de tecido, tudo depende do modelo e tamanho de corpo da cliente.

Existe uma regra comum entre costureiras, de que a medida fixa de tecido necessária para cortar uma saia longa godê simples é 3 metros.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

5. GODÊ DUPLO

Para uma saia godê duplo longa você vai precisar de 6 metros de tecido. Este também é um consenso entre costureiras. O corte também é chamado de “guarda-chuva” e “godê-disco”.

Se a saia for curta, para uma pessoa magra, dá pra cortar em 1,5 metros de tecido.

Se a cliente for bem gordinha e quiser uma saia godê duplo curta, a quantidade de tecido necessária é 3 metros. Mas saia longa, tanto para magras ou plus, a medida de 6 metros é invariável. Estas medidas são fixas.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

6. SEREIA COM CAUDA

Para a saia sereia geralmente são necessárias duas alturas do comprimento da saia, mais as medidas de folgas para costura e bainha.

Mas para fazer uma cauda é necessário que vá descendo a cauda no molde a partir da lateral. Desta forma, as nesgas também vão descendo no comprimento, veja na imagem:

Na imagem acima a cauda desceu 40 cm, mas pode acrescentar a medida que desejar. A medida de tecido que deve acrescentar para a cauda é duas vezes o comprimento do centro da cauda.

Por exemplo, se está traçando uma saia com 1,10 m de comprimento, deve pedir 2,20 m mais as folgas de costura: 2,40 m. Acrescente a esta medida o valor da cauda, que é 80 cm.

Total: 3,20 m de tecido. Esta medida é somente para a saia, se deseja fazer um vestido precisa acrescentar as medidas do corpinho e das mangas.

Observe que existem tecidos com larguras maiores e menores. Cuide deste detalhe também, na hora de calcular a quantidade de tecido necessário para uma cliente.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

7. SAIA FRANZIDA

Para um franzido leve, use a largura do tecido. Para franzidos mais rodados, use duas larguras do tecido. Para saias com várias camadas, você calcula da seguinte maneira:

Franzido leve: Use a largura na primeira saia, uma largura e meia na segunda saia, duas larguras e meia na terceira saia, quatro larguras na quarta saia e assim por diante, aumentando somente a metade da largura anterior à próxima saia.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

Muito franzida: Use uma largura na primeira saia, duas larguras na segunda saia, quatro larguras na terceira saia, 8 larguras na quarta saia e assim por diante, sempre o dobro de tecido da saia de cima.

Assim, você divide o comprimento desejado para a saia nas camadas necessárias, acrescente 5 cm no comprimento de cada camada e assim será fácil calcular a quantidade de tecido necessária para uma saia desta.

Por exemplo, vamos imaginar que este saiote acima seja uma saia de 60 cm de comprimento. Assim, cada camada teria 25 cm de comprimento.

A quantidade de tecido necessária, seria de: 25 cm x 7 = 1,75 metros de tecido.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

8. SAIA PREGUEADA

A quantidade de tecido necessária para uma saia com pregas fundas é de duas alturas, mais as folgas de costura. Mas, se você quiser economizar tecido e fazer pregas rasas, use somente uma altura.

Foto: Pinterest.

9. BLAZER

Para um blazer, a quantidade de forro pedida pode ser pouco menos que a quantidade de tecido da parte de fora. Por exemplo, para um blazer de 60 cm, manga longa de duas folhas: Você deve pedir o comprimento mais 10 cm, mais o comprimento das mangas (imaginemos uma manga de 65 cm), mais 10 cm, arredondamos o total de tecido: 1,50 m.

Geralmente a gola e bolsos são tirados nas sobras de tecido mas, se a cliente for mais cheinha, não se esqueça de pedir pelo menos mais uma altura de tecido, neste caso, deveria pedir 2,10 m de tecido.

Se estiver fazendo um sobretudo ou parka, com gola larga, peça duas alturas mais 50 cm de tecido, ou mais, dependendo da quantidade de bolsos e detalhes.

Foto: Pinterest.

10. CALÇA

A quantidade de tecido padrão para uma calça social de pessoa magra é 1,20 metros. Para uma pessoa gordinha peça 2 metros. Para homem é usada a mesma quantidade, se a altura for padrão. Se for alto(a), meça a altura da calça mais 20 cm.

Foto: Pinterest.

11. FORRO

O tecido necessário para o forro de um vestido tubinho é a mesma quantidade de tecido da parte de fora. Se você deseja fazer um vestido longo com forro curto e não forrar as mangas, a quantidade de tecido de forrar necessária é somente o comprimento do forro, mais 10 cm de folgas de costura.

Se for forro para blazer, deve pedir o comprimento do corpo e o comprimento das mangas, sem folgas de costuras.

Se o forro acompanhar o vestido longo, meça o comprimento total do vestido.

Sempre se lembre de colocar o tecido necessário para corpo plus size, geralmente duas alturas é a regra que eu sempre segui.

Na dúvida, não hesite em pedir alguns centímetros a mais de tecido para preservar possíveis acidentes na confecção da roupa.

Foto: Pinterest.

Espero que este texto tenha te ajudado a compreender uma maneira fácil de calcular a quantidade necessária de tecido para cada cliente.

Você também pode consultar a tabela de medidas exclusiva da Maximus Tecidos: clique aqui!

Se deseja aprender modelagem e costura de maneira didática, acesse o grupo MODELAGEM, nos álbuns de fotos do grupo tem todos os cursos que deseja, gratuitamente.

Você também pode adquirir os meus Livros de Modelagem Feminina e Masculina aqui!

Beijos e até à próxima publicação.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

156
8.1k compartilhadas, 156 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
10
Não Gostei
Confuso Confuso
13
Confuso
Engraçado Engraçado
4
Engraçado
Amei Amei
386
Amei
Incrível Incrível
62
Incrível
O Melhor O Melhor
37
O Melhor
Antonia Ferreira

Antonia Ferreira é Designer de Moda, criadora dos Grupos MODELAGEM e ESTILISTAS, no Facebook. Autora dos livros MODELAGEM FEMININO ADULTO e MODELAGEM MASCULINO ADULTO. Editora das revistas de Moldes Colecionáveis ANTONIA FERREIRA.

15 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Tem um ponto que na minha opinião é importante e que não foi falado no artigo. Quanto à largura do tecido. Suponhamos que eu queria fazer uma blusa, que deu esses 60 cm + 10cm de folga, se eu tenho um tecido com 1 metro e meio de largura, 70cm de comprimento x 1,50 m de largura, não seria suficiente?

    1. Além de também saber se a pessoa tem barriga ou seios grandes… Se a pessoa tiver a modelagem mesmo básica da peça fica muito mais fácil saber a metragem…

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.