Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aprenda a calcular a quantidade certa de tecido para cada tipo de roupa

Olá, amores e amoras, tudo bem com vocês? Eu sou Antonia Ferreira, design de moda e autora dos livros Modelagem Feminino Adulto e Modelagem Masculino Adulto. Hoje, vamos entender como calcular a quantidade de tecido para cada modelo de roupa que tua cliente trouxer ao teu atelier.

Esta é a dúvida comum de muitas costureiras, a insegurança ao pedir a quantidade de tecido correta, a angústia quando o tecido pedido não é suficiente para confeccionar a peça pedida, ou a insegurança de confirmar a quantidade, quando a cliente acha que foi pedido tecido demais.

Estudando esta publicação tua dúvida será respondida e terá muita tranquilidade na hora de calcular a quantidade exata de tecido para a cliente.

Vamos dividir a explicação em blocos, para que você compreenda no passo a passo:

1. ALTURA

Observe a altura da tua cliente. Especificamente do começo do ombro para baixo.

Vou te dar alguns exemplos:

Cliente 1 – Se você medir do começo do ombro até o comprimento desejado por ela e a medida for 60 cm, você deve acrescentar 10 cm a esta medida.

Estes 10 cm serão para acrescentar a caída do ombro, folgas de costura e bainha: Teremos 70 cm de tecido, até aqui.

Se a blusa tiver mangas, meça do comecinho do braço, bem em cima, veja a medida que tirar.

Vamos imaginar que deu 20 cm o comprimento total da manga. Acrescente uma média de 5 cm a esta medida (ou mais, se for fazer, por exemplo, uma bainha italiana). Então, a quantidade de tecido para as mangas será de 25 cm.

Então, se estiver traçando esta blusa simples, só com mangas, para uma cliente com corpo padrão (até manequim 46), a quantidade de tecido necessário é 95 cm. Arredonde para 1 metro.

Se a manga for longa, deve medir a manga longa (com o cotovelo dobrado) e calcular o mesmo valor para o corpinho com a medida da manga longa, mais o acréscimo de tecido para costuras.

Foto: Pinterest.

2. PESO

Cliente 2 – Imaginemos que você vai fazer uma peça de roupa parecida com a anterior para outra cliente com a mesma altura que a anterior, mas bem gordinha.

Imaginemos um quadril de 130 cm, ou manequim 54. Desta forma, o cálculo muda, visto que teremos que deixar uma folga de flexibilidade da roupa no corpo maior que na mesma modelagem feita para a cliente anterior.

Folga de flexibilidade (ou ‘folga de vestibilidade’) é a medida que acrescentamos ao molde, ao traçar.

Exemplo: Se estiver traçando uma blusa justinha no corpo, em tecido plano sem elastano, você precisa acrescentar pelo menos 1 cm no molde traçado de ¼ da peça. No final, terá acrescentado 4 cm à largura da roupa, o que impedirá que a peça de roupa fique muito justa e incomodando.

Se for traçar para uma cliente que deseja a roupa soltinha, deve acrescentar uma folga maior à peça.

Por exemplo, numa batinha, acrescente 2 cm na altura do busto [8 cm total], 6 cm no quadril [24 cm total] e trace reto do busto ao quadril, sem afundar na cintura. Esta folga que colocamos no molde é o que se chama “folga de flexibilidade”.)

Vamos calcular a largura do quadril da blusa que vai confeccionar para esta cliente gordinha:

Acrescentando 4 cm de folga de flexibilidade na peça desta segunda cliente:

130 (medida do quadril) + 16 (folga de flexibilidade) = 146 cm de largura do quadril

Vamos acrescentar 3 cm de folga de costura em cada parte, dará um total de 12 cm. E somar:

146 + 12 = 158

Então, 158 cm será a medida necessária para confeccionar o contorno do quadril, na peça.

Sabendo que a maioria dos tecidos possuem 1,40 m de largura, é impossível cortar uma peça de roupa usando somente uma largura do tecido.

Desta maneira, supondo que o comprimento desta manga também seja de 20 cm, ou mesmo manga longa, serão necessárias duas alturas do corpo, visto que cortará a frente do corpo em cima e as costas em baixo, e as mangas do lado.

Desta forma, não precisa medir a manga longa, visto que qualquer comprimento de manga será suficiente para cortar do lado do corpo, no tecido.

Então, para esta cliente plus size, você deve pedir 1,40 m de tecido.

Foto: Pinterest.

3. RECORTES

Dependendo do tipo de recorte que for fazer, vai economizar tecido. Desta forma, compre a mesma quantidade de tecido que vai usar em roupas comuns, sem recortes. Visto que sempre é melhor sobrar tecido, do que faltar.

Se os recortes forem trabalhados e acrescentar tecido, aumente a quantidade pedida, ao teu próprio cálculo.

Foto: Pinterest.

Conheça os meus livros de modelagem feminina e masculina aqui!

4. GODÊ

Vamos imaginar um vestido com saia godê simples. Se estiver fazendo uma saia curta, poderá pedir 1,5 metro de tecido para a saia, mais a quantidade de tecido do corpinho. Mangas poderão ser tiradas das sobras da saia.

Por exemplo, uma saia com 40 cm de comprimento, mais o corpinho com 42 cm de comprimento:

Para o corpinho peça 50 cm de tecido e para a saia peça 1,50 m = 2 metros

Mas imaginemos que a saia seja longa, continuando com o godê simples. Vai, desta forma precisar de 3 metros de tecido para a saia, então deve pedir 3,5 metros de tecido, para a mesma cliente.

A quantidade de tecido godê para uma saia godê longa de cliente gordinha é a mesma quantidade de tecido para uma cliente magra. Somente a saia curta que, dependendo do comprimento, necessita de 2 metros de tecido da saia, para a cliente plus size, mais a medida do corpinho.

As sobras de tecido geralmente são suficientes para tirar as mangas. Mas, se for uma manga longa e toda trabalhada, você deverá aumentar a quantidade de tecido, tudo depende do modelo e tamanho de corpo da cliente.

Existe uma regra comum entre costureiras, de que a medida fixa de tecido necessária para cortar uma saia longa godê simples é 3 metros.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

5. GODÊ DUPLO

Para uma saia godê duplo longa você vai precisar de 6 metros de tecido. Este também é um consenso entre costureiras. O corte também é chamado de “guarda-chuva” e “godê-disco”.

Se a saia for curta, para uma pessoa magra, dá pra cortar em 1,5 metros de tecido.

Se a cliente for bem gordinha e quiser uma saia godê duplo curta, a quantidade de tecido necessária é 3 metros. Mas saia longa, tanto para magras ou plus, a medida de 6 metros é invariável. Estas medidas são fixas.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

6. SEREIA COM CAUDA

Para a saia sereia geralmente são necessárias duas alturas do comprimento da saia, mais as medidas de folgas para costura e bainha.

Mas para fazer uma cauda é necessário que vá descendo a cauda no molde a partir da lateral. Desta forma, as nesgas também vão descendo no comprimento, veja na imagem:

Na imagem acima a cauda desceu 40 cm, mas pode acrescentar a medida que desejar. A medida de tecido que deve acrescentar para a cauda é duas vezes o comprimento do centro da cauda.

Por exemplo, se está traçando uma saia com 1,10 m de comprimento, deve pedir 2,20 m mais as folgas de costura: 2,40 m. Acrescente a esta medida o valor da cauda, que é 80 cm.

Total: 3,20 m de tecido. Esta medida é somente para a saia, se deseja fazer um vestido precisa acrescentar as medidas do corpinho e das mangas.

Observe que existem tecidos com larguras maiores e menores. Cuide deste detalhe também, na hora de calcular a quantidade de tecido necessário para uma cliente.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

7. SAIA FRANZIDA

Para um franzido leve, use a largura do tecido. Para franzidos mais rodados, use duas larguras do tecido. Para saias com várias camadas, você calcula da seguinte maneira:

Franzido leve: Use a largura na primeira saia, uma largura e meia na segunda saia, duas larguras e meia na terceira saia, quatro larguras na quarta saia e assim por diante, aumentando somente a metade da largura anterior à próxima saia.

Fonte: antoniaferreira.com/blog

Muito franzida: Use uma largura na primeira saia, duas larguras na segunda saia, quatro larguras na terceira saia, 8 larguras na quarta saia e assim por diante, sempre o dobro de tecido da saia de cima.

Assim, você divide o comprimento desejado para a saia nas camadas necessárias, acrescente 5 cm no comprimento de cada camada e assim será fácil calcular a quantidade necessária para uma saia desta.

Por exemplo, vamos imaginar que este saiote acima seja uma saia de 60 cm de comprimento. Assim, cada camada teria 25 cm de comprimento.

A quantidade de tecido necessária, seria de: 25 cm x 7 = 1,75 metros de tecido.

8. SAIA PREGUEADA

A quantidade de tecido necessária para uma saia com pregas fundas é de duas alturas, mais as folgas de costura. Mas, se você quiser economizar tecido e fazer pregas rasas, use somente uma altura.

Foto: Pinterest.

9. BLAZER

Para um blazer, a quantidade de forro pedida pode ser pouco menos que a quantidade de tecido da parte de fora. Por exemplo, para um blazer de 60 cm, manga longa de duas folhas: Você deve pedir o comprimento mais 10 cm, mais o comprimento das mangas (imaginemos uma manga de 65 cm), mais 10 cm, arredondamos o total de tecido: 1,50 m.

Geralmente a gola e bolsos são tirados nas sobras de tecido mas, se a cliente for mais cheinha, não se esqueça de pedir pelo menos mais uma altura de tecido, neste caso, deveria pedir 2,10 m de tecido.

Se estiver fazendo um sobretudo ou parka, com gola larga, peça duas alturas mais 50 cm de tecido, ou mais, dependendo da quantidade de bolsos e detalhes.

Foto: Pinterest.

10. CALÇA

A quantidade de tecido padrão para uma calça social de pessoa magra é 1,20 metros. Para uma pessoa gordinha peça 2 metros. Para homem é usada a mesma quantidade, se a altura for padrão. Se for alto(a), meça a altura da calça mais 20 cm.

Foto: Pinterest.

11. FORRO

O tecido necessário para o forro de um vestido tubinho é a mesma quantidade de tecido da parte de fora. Se você deseja fazer um vestido longo com forro curto e não forrar as mangas, a quantidade de tecido de forrar necessária é somente o comprimento do forro, mais 10 cm de folgas de costura.

Se for forro para blazer, deve pedir o comprimento do corpo e o comprimento das mangas, sem folgas de costuras.

Se o forro acompanhar o vestido longo, meça o comprimento total do vestido.

Sempre se lembre de colocar o tecido necessário para corpo plus size, geralmente duas alturas é a regra que eu sempre segui.

Na dúvida, não hesite em pedir alguns centímetros a mais de tecido para preservar possíveis acidentes na confecção da roupa.

Aprenda mais sobre tecidos para forro aqui!

Foto: Pinterest.

Espero que este texto tenha te ajudado a compreender uma maneira fácil de calcular a quantidade necessária de tecido para cada cliente.

Você também pode consultar a tabela de medidas exclusiva da Maximus Tecidos: clique aqui!

Se deseja aprender modelagem e costura de maneira didática, acesse o grupo MODELAGEM, nos álbuns de fotos do grupo tem todos os cursos que deseja, gratuitamente.

Você também pode adquirir os meus Livros de Modelagem Feminina e Masculina aqui!

Beijos e até à próxima publicação.

Assuntos Relacionados

Comentários

21 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Tem um ponto que na minha opinião é importante e que não foi falado no artigo. Quanto à largura do tecido. Suponhamos que eu queria fazer uma blusa, que deu esses 60 cm + 10cm de folga, se eu tenho um tecido com 1 metro e meio de largura, 70cm de comprimento x 1,50 m de largura, não seria suficiente?

    1. Além de também saber se a pessoa tem barriga ou seios grandes… Se a pessoa tiver a modelagem mesmo básica da peça fica muito mais fácil saber a metragem…

    2. Não é suficiente ,Precisa respeitar totalmente o fio do tecido e observar se ele pode encolher.

  3. Foi uma dica otima agente sempre presisa apreder mais e mas cm quenhe tem esperiencia no ramo da costuras bj valeu muito prof

  4. Gostaria de saber o nome daquela entretela que se usa em blaser, que ela tem um pouco de brilho, e autocolante.

    1. Marta, se for tecido mais encorpado é melhor uma entretela de alfaiataria , a colante é fina é a Termocolante…

  5. para fazer vestido de crepe longo basico, para manequim 52 quantos metros de tecido precisa?

  6. Eu acho “gordinha” ofensivo, sou mulher gorda, de IMC 50, e eu quero aprender a calcular para fazer certo, e vcs só jogaram uma metragem aleatória para calça. O que é uma gordinha? uma mulher com sobrepeso? uma mulher com obesidade? ou eu com superobesidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *