Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cetim: o tecido da noite

Oi, gente! Hoje nós vamos falar sobre o tecido cetim! Eu vou te mostrar para que roupas o cetim é usado, quais as principais características dele e também vou te explicar a diferenças entre as variações que encontramos do cetim hoje em dia.

Mas se você preferir, dá para acompanhar esse post por este vídeo aqui: dá o play!

Neste post você vai aprender sobre:
  1. Tipos de cetim encorpado;
  2. Tipos de cetim leve;

O cetim é um tecido clássico do mundo da moda, conhecido principalmente pelo toque sedoso e brilho acetinado. Ele tem a textura lisa, e tem direito e avesso, onde o avesso é sempre o lado opaco e o direito o lado acetinado. Feito de fios de seda, ele surgiu na china, por volta da idade da média e era usado nas vestimentas dos nobres, reis e rainhas da época.

Hoje, com o avanço da tecnologia do mundo textil, nós temos o cetim na sua versão de fibras sintéticas e ele está tanto na moda festa, nos glamourosos vestidos de gala, quanto na modinha mais casual. E claro que ao longo dos anos também foram surgindo variações do cetim, e é sobre isso que eu vou falar agora.

VARIAÇÕES DO TECIDO CETIM

TIPOS DE CETIM ENCORPADO

O cetim italiano é uma versão do cetim mais estruturado e bastante encorpado. Ele não tem elastano, então não cede e é indicado pra confecção de roupas que precisam de mais volume. É um tecido clássico de vestidos de noiva, usado principalmente em modelos princesa. 

O caimento do cetim italiano é mais inflexível, ou seja, ele não tem tanta maleabilidade. Isso é justamente por ele ser mais estruturado e não ter elastano, por isso ele confere um efeito mais “armado” nas peças. Então as noivas que querem um vestido de saia lisa e com mais volume, com esse charme do cetim podem optar pelo cetim italiano que é um tecido clássico.

Como esse é um tecido bem encorpado e não tem transparência, algumas costureiras optam por não usar forro. Mas como eu já falei na aula sobre forros (se você ainda não viu, clique aqui), o forro serve muito mais do que para só evitar a transparência. O forro é parte da roupa. Ele permite você fazer os acabamento embutidos, da estrutura e agrega muito mais valor a peça.

Mesmo o cetim italiano sendo um tecido encorpado, é importante usar o forro. Um forro ótimo pra ele é o tafetá sevilha, que também não tem elastano e tem o caimento mais estruturado. Eles casam muito bem um com o outro.

Tecido cetim italiano da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Cetim Italiano aqui no site da Maximus Tecidos!

O cetim bucol também é uma variação famosa do cetim e ele é muito parecido com o cetim italiano. A diferença está na gramatura, ou seja, na espessura do tecido. O cetim bucol é um pouco menos encorpado que o cetim italiano. Embora seja mais leve, as características de caimento permanecem. Ou seja, ele é um tecido que da mais volume e estrutura para as roupas.

Esse é um tecido mais voltado pra moda festa, já que proporciona volume nas peças. Vestidos com saia godê ou evasê e saias ficam lindos e super charmosos com o brilho acetinado que ele tem.

O cetim bucol também é um tecido muito utilizado em vestidos infantis, porque ele dá o volume ideal para vestidinhos com a saia rodada. Como ele é um tecido de textura lisa, ele não incomoda em contato com a pele, o que é ótimo para qualquer roupa, mas principalmente para as crianças que precisam de bastante conforto.

Daí nós temos o cetim bucol com elastano, que tem o caimento diferente do cetim bucol tradicional. Ele tem um caimento pesado, ou seja, não dá volume e não arma. O caimento é mais maleável e com mais movimento. A textura dele é super lisa e até meio “escorregadia” quando você manuseia o tecido e isso proporciona um caimento muito lindo.

Ele pode ser usado tanto em vestidos com saia rodada, quanto para os mais justinhos, como um modelo tubinho, uma saia secretária ou falando da moda festa e moda noiva, um vestido sereia. Como ele cede, ele da aquele conforto e liberdade que as peças justas pedem.

O forro ideal pro cetim bucol com elastano, é o cetim com elastano, que é o último tecido que falaremos nesta aula, e se você quer saber porque, fica comigo até o final. 😉

Tecido cetim bucol da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Cetim Bucol aqui no site da Maximus Tecidos!

TIPOS DE CETIM LEVE

Até agora falamos sobre versões do cetim mais encorpadas, então agora para as versões mais leves.

O cetim toque de seda, é um tecido leve, tem elastano, tem a espessura mais fina e o caimento super maleável. Ele tem o toque bem macio e sedoso, por isso chamamos ele de “toque de seda”. A textura é lisa e tem um brilho lindo! Essa é a variação sintética do cetim que mais se aproxima do verdadeiro cetim de seda em termos de toque e caimento.

Inclusive, esse tecido carrega um quê de sensualidade. Eu gosto de dizer que é um tecido que evidencia naturalmente a sensualidade feminina, devido ao brilho, ao toque sedoso, toda sua história e também a semelhança que ele tem a própria seda, por isso também ele é conhecido como “tecido da noite”.

Na moda festa, esse cetim fica lindo em vestidos mais rodados ou mais justinhos. Ele também pode ser usado em camisas femininas, vai dar um caimento lindo e um ar super elegante.

Além disso, esse é o cetim ideal pra usar em lingeries e linhas de pijamas, como baby doll, camisolas e robe. Por ter um toque muito sedoso ele é super confortável e vai muito bem nesse tipo de peça.

Tecido cetim toque de seda da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Cetim Toque de Seda aqui no site da Maximus Tecidos!

Por último, o cetim com elastano. Eu deixei esse por último, porque de todos os tipos de cetim, o cetim com elastano é o mais popular, inclusive, o de valor mais acessível de todos que falei nessa aula. Ele tem o caimento mais leve e geralmente o brilho dele é mais intenso, um acetinado bem forte.

Esse é um tecido que nós indicamos para ser usado exclusivamente como forro. Um cetim de forro. Vou explicar o porquê: diferente dos outros cetins que falamos até aqui, a trama do cetim com elastano tem menos fios e é mais frágil. Então esse é um tecido que puxa fio com facilidade e o caimento dele não é um caimento maleável. Embora ele seja leve, o caimento dele é mais firme, bem diferente do cetim toque de seda, por exemplo.

O cetim com elastano é um ótimo forro pra uma infinidade de tecidos e roupas. Como ele tem esse brilho, ele dá um charme como forro e o fato dele ter elastano, agrega conforto e mobilidade. Como falei anteriormente, ele pode ser usado de forro pro próprio cetim bucol com elastano.

Além disso, pode ser forro do crepe pasquale, crepe dior, crepe valentino… Tanto na moda festa, como em peças mais casuais, como blazer, saias e blusas. É só analisar que tipo de roupa você quer confeccionar.

Tecido cetim com elastano da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de tecido Cetim com Elastano aqui no site da Maximus Tecidos!

Então esses foram os principais tipo de cetins que vemos na moda de modo geral. Vocês perceberam que eu falei e dei muitos exemplos de moda festa né? Mas isso é porque por ser um tecido com um brilho bem acetinado, ele remete muito a vestidos festa, vestidos da noite. Mas o cetim, qualquer tipo de cetim, pode ser usado em várias peças da moda casual também.

Blazers, vestidos curtos, saias, calças, blusinhas de cetim são puro charme. Aí vai da sua criatividade e ousadia na hora de montar seus looks. Isso é o mais legal da moda: a liberdade de inventar e reinventar.

E assim gente, o cetim é um tecido muito antigo e que nem de longe é usado só na moda. Nós encontramos o cetim tanto na parte de decoração como capas de almofada, cortinas como em colchas e lençóis. E justamente por ele ser um tecido tão versátil e disseminado, as pessoas acabam confundindo um pouco o cetim com outros tipos de tecido.

Uma confusão clássica é confundir o cetim com crepes acetinados. Mesmo que na maioria das vezes isso não vá influenciar no resultado final da peça, é muito importante você saber diferenciar. Se você é costureira, você precisa saber orientar a sua cliente na hora de comprar e se você não é costureira precisa saber pra de fato diferenciar na hora da compra.

O crepe vem de “crespo” e isso remete a textura creponada que ele tem. Já o cetim, é totalmente liso, sem textura. Então o crepe pode ter o brilho e o caimento igual ao cetim, mas isso não significa que ele é um cetim. Não vou me delongar muito nas características do crepe, porque nós temos uma aula aqui só sobre ele (clique aqui para ver).

Se você gostou dessa aula sobre cetim, se essa aula te ajudou de alguma forma, por favor, comenta aqui abaixo, curte e compartilha, e se inscreve no nosso canal no YouTube aqui!

Além disso, dá uma olhadinha nos meus outros posts sobre tecidos, clique aqui!

Ah, e segue a gente no Instagram! O meu é @caminishida e o da Maximus é @maximustecidos.

Pode ir la e me deixar várias sugestões do que vocês gostariam de ver aqui! Lá a gente posta conteúdo todos os dias, mostramos os bastidores e tudo que rola no dia-a-dia da Maximus Tecidos.

Um beijo e até a próxima!

Assuntos Relacionados

Comentários

9 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Amei a informação! Estou trabalhando com cetim e é sempre bom saber o contexto histórico da matéria prima.

  3. Sou apaixonada por moda, por tecido.
    Tenho muita vontade de saber costurar, mas ñ tinha muita paciência, hoje com a pandemia vi muitos cursos online e comecei assistir.

  4. Obrigada, texto com conhecimento de excelência, me ajudou demais, faço toucas de cetim para cacheados, fronhas de cetim e toucas difusora de cetim. Amei!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *