fbpx

Crepe: um tecido para (quase) todos os estilos


131
443 compartilhadas, 131 points

Oi, gente!

Eu sou a Camila Nishida e hoje vamos falar sobre o famoso e popular crepe! Afinal, existem tantas variedades que fica fácil a gente se confundir entre eles.

Você pode assistir ao vídeo que eu preparei com uma explicação bem fácil e completa sobre os principais tipos para você nunca mais ficar em dúvida sobre que crepe usar para cada peça! 

Se preferir, você pode continuar lendo aqui comigo que eu vou explicar tudinho também!

O nome “crepe” vem do francês “crespo”, que é por causa daquele toque granuladinho que o crepe tem sabe? No geral, ele tem um toque mais seco e até um pouquinho áspero, justamente por causa da superfície granulada. No entanto, hoje temos muitas outras variações do crepe, desde os mais “crespinhos” até os mais sedosos.

Para ficar mais fácil de compreender eu vou dividi-los em duas categorias: os crepes leves e os crepes encorpados.

CREPES LEVES

Dentro dos crepes leves temos:  crepe bubble, crepe lorraine, crepe nuage.

Todos eles tem uma única característica em comum: apresentam um caimento leve e fluído. Ideais para fazer blusinhas ou vestidos e saias mais folgadinhas.

Agora vamos diferenciar cada um deles:

CREPE BUBBLE

O crepe bubble estourou na modinha casual há um tempo atrás como um tecido super versátil para confeccionar roupas de verão, mais leves e soltinhas. O nome “bubble”, que significa “bolha” em inglês, é por causa da textura: a trama dele de fato lembra pequenas bolhinhas…

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Esse detalhe da superfície é o charme do tecido.

Ele pode ser fosco ou acetinado. Quando é acetinado, chamamos de “crepe bubble satin”. O fosco tem o toque um pouquinho mais crespo, já o acetinado é mais sedoso, mas em termos de caimento é o mesmo. Inclusive, o crepe bubble satin é uma tecido maravilhoso para fazer vestidos de festa num modelo leve e esvoaçante. O brilho da todo um charme e o caimento é muito elegante, sem contar que tem um preço super acessível!

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe bubble na Maximus Tecidos AQUI!

É importante lembrar que uma peça assim precisa ser dupla ou precisa de um forro para não ficar transparente. O forro sempre tem que acompanhar o caimento do tecido. Se você não quer fazer ele duplo, uma ótima opção de forro é o satin.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Pode ser usado para peças fresquinhas de verão / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
O brilho do crepe bubble satin confere muita sofisticação para o tecido! / Foto: Pinterest.

CREPE NUAGE E CREPE LORRAINE

Já que estamos falando de vestido de festa, vamos comentar sobre o crepe nuage e o crepe lorraine. Esses dois são bem semelhantes! Ambos tem o caimento leve e um brilho acetinado discreto que da todo um charme ao tecido.

Eles são super queridinhos na moda festa. Se você quer um vestido fluído, mas não quer a transparência da musseline ou do chiffon, esses são os tecidos ideais. Tanto o lorraine, quanto o nuage possuem o caimento nesse estilo, a diferença dos dois está na textura.

O crepe nuage é cheio de minúsculas fissuras que deixam o tecido com um toque mais texturizado e consequentemente, influencia no estilo de brilho do tecido. 

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe nuage na Maximus Tecidos AQUI!

Já o lorraine é totalmente liso, tão liso que você sente ele escorregar quando o manuseia. Ele é a versão sintética do crepe de seda. Além de vestidos de festa, esse tecido pode ser usado para fazer camisas maravilhosas. Aquelas camisas de seda com um ar mais retrô, de mulher muito elegante, sabe?

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe lorraine na Maximus Tecidos AQUI!

Então esses três são os principais tipos de crepe de caimento mais leve. Todos eles podem ser usados praticamente nos mesmos tipo de roupa, vai depender se você vai querer algo com textura, mais liso, com ou sem brilho… Entre uma e outra diferença, o resultado final em termos de caimento é praticamente o mesmo.

ATENÇÃO: Por ser um tecido de espessura fina, eles são indicados para peças soltinhas no corpo. Se você fizer uma roupa muito justa, principalmente falando de saias e vestidos, quando esticar, corre o risco sério de esgarçar e estragar toda peça que você confeccionou.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Os modelos mais fluídos estão super em alta na moda festa / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
São tecidos elegantes que ficam perfeitos para modelagens minimalistas / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
As camisas são peças clássicas que podem ser usadas tanto no look de trabalho quanto em ocasiões mais formais / Foto: Pinterest.

CREPES ENCORPADOS

Esses são o tipo de crepe mais utilizados na moda festa e casual chic. Se os crepes mais leves não são indicados para peças justas, esses aqui são o oposto: são ideais para peças mais coladinhas, já que são bem encorpados e tem elastano. O resultado é aquela peça estruturada e ainda ajuda a não marcar o corpo!

CREPE DIOR E CREPE VOGUE

Vou falar primeiro de dois crepes que tem um valor um pouco mais agregado. Bom, acho que o nome já diz tudo, né? Na minha opinião, dentro da categoria de tecidos sintéticos, esses dois são os crepes mais nobres para vestidos de festa!

O crepe dior tem um brilho mais cintilante. Conforme a gente movimenta o tecido, é possível ver os pontinhos de brilho saltarem de acordo com a luz. É um brilho elegante no ponto certo: nem de mais, nem de menos. ele tem um pouco de elastano e é bem encorpado.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe dior na Maximus Tecidos AQUI!

Já o crepe vogue, em termos de gramatura é praticamente a mesma do dior e ele também tem elastano. Porém, o brilho dele é diferente, é um brilho acetinado, um pouco mais discreto. A sua superfície é bem lisa, chega deslizar nas mãos e o toque é muito sedoso.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe vogue na Maximus Tecidos AQUI!

Esses dois tecidos são ideais para vestidos de festa de modelo justo, como sereia, semi sereia e vestido tubinho. O caimento deles é aquele que “pesa”, fazendo o tecido literalmente cair e se movimentar com elegância conforme você caminha. Esses tecidos nunca vão armar, a proposta deles é justamente o caimento pesado.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Os modelos justos conferem feminilidade e valorizam o corpo / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
O caimento fica muito elegante! / Foto: Pinterest.

Se você for mais ousada e quiser usar um deles numa peça como um tailleur, ou um blazer para jogar num look de cores mais opacas, fica maravilhoso! Tudo vai da sua criatividade!

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Sugestão de blazer que pode ser feito com um desses crepes / Foto: Pinterest.

O valor desses dois tecidos é um pouco mais alto que de um crepe comum. Isso porque a qualidade do fio utilizado na trama do tecido é super diferenciada! É isso que faz ele dar esse caimento e ter o brilho que tem. Quando você sente o toque desse tecido e sente um crepe comum de valor mais baixo, consegue perceber claramente a diferença do fio.

CREPE VALENTINO E CREPE PASQUALE

Agora vamos falar de mais dois crepes de valor mais acessível:

O crepe valentino é o mais texturizado da categoria dos encorpados. Ele também não tem brilho, só de olhar você percebe que ele é mais fosco do que os outros. É uma opção perfeita para quem quer um crepe de caimento mais pesado e sem brilho. Embora não tenha elastano na composição, devido a trama do fio, ele cede um pouquinho na largura, então pode ser tranquilamente usado para roupas mais justinhas.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe valentino na Maximus Tecidos AQUI!
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Mesmo não tendo elastano, o crepe valentino pode ser usado em modelos mais justos / Foto: Pinterest.

Já o crepe pasquale é bem mais encorpadinho que o valentino. Nós temos ele tanto no fosco, quanto no acetinado e o que muda é apenas isso: o brilho. Para vestido de festa no modelo sereia, semi sereia, reto ou para um tubinho, são tecidos super elegantes.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe pasquale na Maximus Tecidos AQUI!
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Uma ótima opção de tecido para madrinhas, formandas e convidadas / Foto: Pinterest.

O forro ideal para esses dois tecidos é o cetim com elastano porque ele vai acompanhar o caimento perfeitamente.

Ah! Só lembrando novamente: por serem tecidos pesados, eles não armam! O caimento é literalmente pesado.

CREPE ALFAIATARIA

Um outro crepe que ascendeu nas últimas coleções é o crepe alfaiataria. Ele é bem encorpado, também de caimento mais pesado e com ótima elasticidade. Tem o toque macio e uma textura opaca, sem brilho.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe alfaiataria na Maximus Tecidos AQUI!

Esse tecido também pode ser utilizado na moda festa sem problemas, principalmente para vestidos justos. No entanto, ele é sem dúvida o queridinho da moda casual chic! É perfeito para pantalona, pantacourt, blazer, vestido tubinho, saia secretária… Eu particularmente amo esse tecido!

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
As peças de alfaiataria são clássicos que nunca saem de moda / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Combinar a alfaiataria com peças mais despojadas resultam em um look super estiloso! / Foto: Pinterest.

Antes dele, quando a gente pensava num blazer, por exemplo, já vinha na cabeça aquele modelo tradicional de alfaiataria, super social e até meio “rígido” que não dava para combinar com muita coisa. Hoje, com um blazer de crepe alfaiataria você consegue usar tanto com um look bem social, quanto com um look mais despojado, mas sem perder a elegância. E eu amo tecidos que proporcionam essa versatilidade!

CREPE MALHA SCUBA

Agora por último vamos falar de um queridinho da moda festa que vem tomando os nossos corações: o crepe de malha scuba. Aqui temos que tomar bastante cuidado para não confundir “crepe de malha” com “malha”.

Esse tecido recebe este nome pelo fato de ter bastante elastano e ceder como a malha. Porém, a base do tecido é de um crepe: o toque texturizado, o caimento pesado, a elegância

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300

Confira todas as opções de crepe malha scuba na Maximus Tecidos AQUI!

Não é atoa que é o mesmo tipo de tecido utilizado pela Pronovias, uma referência mundial em vestidos de noivas. O crepe de malha é bastante encorpado, tem o caimento pesado e deixa a peça bastante estruturada.

Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Vestido da grife Pronovias / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
É um tecido que veste super bem no corpo / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira crepe 600x300
Também é ideal para peças de estilo casual chic / Foto: Pinterest.

É o tipo de tecido que ajuda muito a não marcar o corpo. Se você quer aquele vestido bem colado, justinho, é a escolha perfeita! E claro que não só para moda festa: uma saia midi justa ou vestido tubinho com ele ficam maravilhosos também!

Eu sei que é muita informação né? Mas esses são os principais tipos de crepe de modo geral.

A partir desses, temos ainda outras variações, com outros nomes, mas as características sempre serão semelhantes.

Também é importante falar que muitas vezes, o que numa loja é o “crepe x”, na outra o mesmo crepe pode se chamar “crepe y”. Ou ainda, terem o mesmo nome, mas serem totalmente diferentes, variando inclusive o valor. É super comum isso acontecer porque a gente precisa diferenciar um do outro, então muitas vezes cada loja “batiza” seu tipo de crepe.

Então, mais importante do que decorar todos os nomes, é saber diferenciar os tipos de tecidos em geral a partir das principais características de cada um. Isso é essencial para chegar na peça que você idealizou. Saber escolher o tecido é o primeiro passo de uma criação!

Confira todas as opções de CREPE na Maximus Tecidos AQUI!

É isso! Se você achou que este post te ajudou comenta aqui e se tiverem alguma dúvida pode escrever que eu mesma vou responder!

Aproveita para ler os meus posts sobre Musseline e Zibeline também! 

Um abraço e até a próxima!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

131
443 compartilhadas, 131 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
2
Não Gostei
Confuso Confuso
1
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
270
Amei
Incrível Incrível
75
Incrível
O Melhor O Melhor
19
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

64 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom ficar sabendo e conhecendo os tipos de tecidos o seu caimento para cada roupa , vocês da equipe da máxima tecidos são máximo a mesmos

  2. Cada dia aprendo mais com estas dicas. São de grande ajuda para quem está iniciando na costura. Cada dia mais inspirada e motivada❤❤❤

  3. Adorei as dicas… sempre é bom saber sobre os tecidos para ficar por dentro para confecções de peças lindas e com caimento perfeito!!! 👏👏👏👏

  4. Muito bom conhecer os tipos de crepe, eu sabia que tinha um tecido chamado crepe, mas não imaginava, que tinha tantos tipos

  5. Ótimo conteúdo. Porém, eu não gosto de nada justo. Pra quem está começando na costura é um ótimo material de estudos.

  6. Amei essa aula e confesso que nunca tinha visto e nem tomado conhecimento sobre tantos tipos de crepe , sabia sim que o tecido existia mas em tantos tipos não

  7. Olá! Com certeza foi muito bom , posso dizer esta aula. Amei, saber das diferenças entre tecidos. Confesso que sempre apanhei na questão de saber verdadeiramente os tipo de tecidos. Obrigada. Um abraço. Val.

  8. Sou apaixonada por costura e por tecidos, mais ñ entendo muito de tecido, por isso agradeço a vc a máximus,a professora Nei e tds q fazem parte desse movimento q tá nos ajudando a resgatar nossos sonho.obrigada de coração ♥️

  9. É um objetivo de muito tempo aprender a costurar como minha avó e mãe excelentes costureiras e esse projeto da Maximus tecidos é fantástico resgatar o hábito de costura há pouco tempo comecei a engatinhar nesse mundo da costura por causa de minha filha que desde os 7 anos queria aprender e só aos 12 fez um curso que durou 3 semanas, somente aos 14 então surgiu a oportunidade de fazer o curso básico de apenas 3 meses só neste pouco tempo ela pediu em vez de um celular uma máquina de costura para praticar o pouco que tinha aprendido daí comprou alguns tecidos e para minha surpresa me fez costurar também logo eu que achava que não era capaz, e com a ajuda e seu incentivo consegui fazer 3 vestidos,a pouco tempo vi um vídeo da Camila Nishida explicando sobre tecidos e fiquei maravilhada isso foi no face, desde então passei há assistir todos que era postado, foi quando vi um desses falando do curso o poder da costura e me inscrevi, estão todos de parabéns por esse projeto maravilhoso, pena que no momento não posso

  10. Eu amo o crepe bem sedoso!!!
    Comprei 2 m branco p cobrir minha cachorrinha, no frio, pois ela é alérgica (rinite) e ela adora!!!🌹❤️

  11. Adorei.masgostaria de uma orientação sobre tecidos para vestidos retos (tipo anos 60?), E que podem ser usAdos dia e noite.Obrigaga Vanda.

  12. Oi Camila,amei todas as dicas de cada tipo de crepe. A minha primeira camisete que fiz foi para minha filha,e foi de crepe ,um pouco difícil para cortar e costurar,mas consegui concluir. Foi muito gratificante todas estas informações, obrigada por compartilhar essas riquezas deste mundo infinito da moda 😍😍😍❤️❤️❤️🥰😘

  13. Camila, sou muito grata pelas informações, me ajudaram muito não tinha nenhum conhecimento sobre como diferenciar e como é incrível!! Parabéns pelo seu conhecimento e inteligência, sei que não vou memorizar tudo isso mas vai ficar registrado no meu celular! 👏👏👏

  14. O conteúdo é bem didático, muita informação importante, bastante útil, me revelou muita coisa que eu não sabia a respeito do tecido, gostei muito. És uma ótima profissional em sua área, e te tornas excelente ao contribuir para o conhecimento de seus seguidores.
    Muito sucesso, paz, longevidade e plenitude à você!!

  15. Muito boa essa aula sobre esse tecido que ouvi muito falarem sobre ele, mas com essa explanação posso estudar a fundo e conhecer bem suas aplicações, Obrigado por essa belíssima aula. Beijos

  16. Perfeita a explicação, amei! Sempre tive curiosidade em saber a diferença entre as variedades de crepes encontrados nas lojas. Obrigada. Já imprimi o seu Dicionário de tecidos!!!

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.