Como começar no mundo da costura


7

A costura é uma das atividades mais antigas na história da civilização e, atualmente, um ofício muito valorizado e presente em diversos segmentos da sociedade. Hoje iremos abordar algumas dicas para você que deseja descobrir como começar no mundo da costura.

Se você deseja costurar, mas não tem ideia de por onde iniciar o aprendizado sobre esse ofício, saiba como começar no mundo da costura.

Há espaço para o ofício de costureira?

Se anteriormente, as costureiras e os alfaiates eram os profissionais responsáveis por confeccionar todos os tipos de roupa e essa profissão era ensinada de geração a geração, com a industrialização das confecções, muita coisa mudou e houve um tempo em que se pensavam que as costureiras deixariam de existir.

De fato, a indústria de roupas multiplicou a oferta e o acesso das pessoas aos modelos diferenciados e, atualmente, o número de lojas de roupas existentes é imenso e pode gerar receio em quem pretende saber como começar no mundo da costura.

No entanto, alguns motivos contribuem para que o universo da costura seja cada vez mais presente no mercado e haja, inclusive falta de profissionais desse segmento em diversos locais do país. Saiba por que a profissão de costureira ainda é tão importante:

  • Peças sob medida

Há algumas pessoas que preferem mandar fazer suas roupas ou algumas peças sob medida. Esse é o caso da muitos de nós quando pensamos em uma roupa de festa, por exemplo. Mas também há quem prefira mandar fazer sob medida ternos, roupas de trabalho, vestidos e saias, entre outros modelos.

  • Consertos de roupas

Por mais que a grande maioria das roupas seja comprada em lojas, o conserto de roupas é necessário e quem faz são as costureiras.

Uma roupa descosturada pode ser facilmente consertada nas mãos certas, assim como pequenos rasgos e até remendos podem ser necessários. Todos nós separamos, em algum momento da arrumação, roupas que precisam ser levadas para a costureira.

  • Adaptações em roupas prontas

Calças precisam de barras, algumas camisas precisam de ajustes e quase todas as roupas de festas não saem como gostaríamos das lojas. Há algumas que contam com profissionais costureiras que prestam serviço ou mesmo que trabalham nas Redes de magazines.

Esse também é um campo a se considerar se você deseja saber como começar no mundo da costura.

Dicas para saber como começar no mundo da costura

Se você pretende costurar, não deixe de acompanhar as dicas de como começar no mundo da costura:

  • Decida o segmento em que deseja atuar

Antes de começar a costurar, é importante saber em qual segmento deseja atuar, pois assim poderá decidir o melhor caminho. Costurar peças sob encomenda é bastante diferente de aprender alta costura.

Mas, se você ainda está indeciso sobre o segmento exato, mas sabe que gosta de costura, pode optar por fazer um curso básico para iniciante e, partir daí, delinear seu rumo no mundo da costura.

  • Escolha um bom curso

Se você está começando do zero, escolha um bom curso para iniciantes. Mas se você já sabe costurar e deseja ingressar nessa profissão, que tal fazer um curso de especialização ou até um estágio em um ateliê?

Os cursos são importantes para que quem ingresse no mundo da costura saiba o básico sobre moda: tecidos, cortes, instrumentos, máquinas de costura e peças básicas são alguns dos itens que costumam ser ensinados em quase todos os cursos.

Conheça a Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos! Você pode aprender e se especializar em corte e costura, moulage, modelagem plana, costura pet e desenho de moda.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos!


Like it? Share with your friends!

7
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *