Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como lavar e tingir roupa de viscose?

Saber como lavar e tingir roupa de viscose é essencial para não perder o tecido de vez. Seguir o processo corretamente irá favorecer que os resultados obtidos atendam as expectativas.

Há, inclusive, tecidos que não são recomendados para o tingimento, como é o caso do poliéster. A viscose é um tecido que absorve bem a tintura, podendo passar pelo processo de tingimento mais tranquilamente.

Nesse artigo trazemos o passo a passo de como lavar e tingir roupa de viscose de forma geral. Mas sempre verifique quais são as instruções pontuais de cada produto ou fabricante.

Como lavar e tingir roupa de viscose:

O tingimento

Saber como lavar e tingir roupa de viscose é importante para não estragar a peça no processo de tingimento. Não é nada complexo, podendo ser feito em casa.

Primeiramente, é preciso pontuar que cada marca de corante possui as suas próprias recomendações, sendo as instruções dadas a seguir uma forma generalizada.

O primeiro passo é preparar o corante. Normalmente ele é dissolvido em 1 ou 2 litros de água fervendo. É essencial dissolver muito bem o corante, caso contrário a roupa pode ficar manchada.

O ideal é pegar uma panela bem grande e mantê-la no fogo, não desligue depois que o corante estiver dissolvido.

A quantidade de água depende do volume de viscose a ser tingido, então é preciso avaliar e preparar a quantidade de água com corante suficiente.

Ainda seguindo como lavar e tingir roupa de viscose, após todo o corante devidamente dissolvido em água já pode colocar o tecido, mas esse deve estar previamente lavado e úmido.

Deixe o tecido imerso em água fervente por cerca de 40 minutos e vá mexendo com o auxílio de uma colher de pau ou bastão.

Normalmente os fabricantes de corantes também vendem fixadores de cor que devem ser usado durante esse processo. Eles são importantes para a tintura não desbotar depois.

Depois do tempo decorrido espere a água esfriar e lave o tecido em água corrente. Para fixar mais a cor, faça a última lavagem na água com sal.

A lavagem

Saber como lavar e tingir roupa de viscose continua com a parte da lavagem. Após o tingimento é preciso tomar cuidado, pois mesmo com os truques para fixação é normal que nas próximas lavagens ainda saia corante.

Então, recomenda-se que o tecido seja lavado individualmente. Isso pode ser feito manualmente ou na máquina de lavar. Usar a função de lavagem delicada pode ser uma opção falando de viscose.

Caso já seja uma peça pronta, as recomendações de lavagem vêm explicitas na etiqueta. Isso, aliás, deve ser verificado em todas as peças de roupa antes de lavar e passar.

Onde comprar viscose?

Tecido viscose da Maximus Tecidos

Sabendo como lavar e tingir roupa de viscose, outra opção é adquirir a viscose com a cor desejada, afinal, esse tecido é facilmente encontrado em diversas cores.

Independente do intuito é essencial escolher um fornecedor confiável e que trabalhe com produtos de qualidade. A qualidade é primordial, principalmente se houver o processo de tingimento depois.

Tecidos de qualidade inferior não consegue absorver muita cor e podem estragar nesse processo.

Outro ponto é a questão da durabilidade. Quanto melhor for o tecido, maior será a sua durabilidade e acabamento.

Dentre diversas opções do mercado a Maximus Tecidos é uma loja online que merece o seu devido destaque.

Então, já sabe como lavar e tingir roupa de viscose e onde comprar! Se desejar encontrar o tecido de viscose colorido, acesse o site e verifique a disponibilidade.

Confira todas as opções de viscose no site da Maximus Tecidos aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

5 respostas

  1. Isso tb serve pra roupas de linho/algodão misturadas com 10% de viscose? ou esse é um processo diferente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *