Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como tirar medidas de crianças para costura e modelagem de roupas infantis

Antes de começar a modelagem é muito importante saber tirar as medidas de crianças corretamente. Neste artigo você vai aprender como tirar as medidas direto no corpo da criança.

 

Costurar roupas infantis é uma arte e cada detalhe conta para garantir que a roupa se ajuste perfeitamente ao corpo da criança, proporcionando conforto e estilo.

COMO TIRAR MEDIDAS DE CRIANÇAS

Antes de fazer o molde da roupa, é essencial ter as medidas corretas. Você pode usar medidas padrão de tabelas ou tirar medidas diretamente da criança. É importante ter uma conversa com os pais para garantir que a criança esteja vestida adequadamente para a medição – roupas justas e confortáveis são ideais.

Medidas Básicas

  1. Tórax: Meça a circunferência do tórax sem apertar demais, mas também sem deixar a fita métrica solta. Lembre-se de que o tórax, a cintura e o quadril de uma criança são geralmente proporcionais, então mantenha um padrão consistente.
  2. Cintura: Diferentemente dos adultos, as crianças geralmente não têm uma cintura definida. Portanto, a medida é geralmente tirada na altura do umbigo. Novamente, certifique-se de que a fita métrica esteja justa, mas não apertada.
  1. Quadril: Para medir o quadril, encontre a parte mais saliente do bumbum. É importante que a fita métrica esteja nivelada ao redor do corpo para uma medida precisa.
  2. Ombro: Meça do fim do ombro, perto do pescoço, até o ponto onde o ombro começa a descer para o braço. Este ponto geralmente tem um pequeno osso que pode ser usado como referência.
  3. Entre Seios (para crianças mais velhas): Meça a distância entre os mamilos para garantir um ajuste correto em peças que necessitam desta medida.

Medidas de Altura

  1. Altura do Corpo: Meça do ponto mais alto do pescoço até a cintura.
  2. Altura do Seio: Da base do pescoço até a linha do mamilo.
  3. Altura do Quadril: Da linha da cintura até a parte mais saliente do bumbum.

Medidas Adicionais

  1. Circunferência do Braço: Meça a parte mais cheia entre o ombro e o cotovelo.
  2. Comprimento do Braço: Do ombro até o pulso.
  3. Altura do Gancho: Peça à criança para sentar-se em uma superfície plana. Meça da linha da cintura até a superfície onde a criança está sentada.
  4. Comprimento de Perna/Shorts/Bermuda: Dependendo da peça que você está planejando, meça da cintura até o ponto desejado na perna.

Dicas Extras para Tirar Medidas de Crianças

  • Antes de tirar medidas de crianças, sempre converse com elas para mantê-las confortáveis.
  • Observe se a criança não está alterando sua postura natural, como estufar ou murchar a barriga.
  • Use uma fita métrica flexível e mantenha-a justa, mas confortável.

Costurar para crianças é um processo que envolve não apenas habilidade técnica, mas também uma compreensão da natureza dinâmica e em constante mudança dos corpos infantis.

Com estas dicas e técnicas, você estará no caminho certo para criar peças lindas e confortáveis que as crianças adorarão usar!

Quer aprender mais sobre o universo da modelagem e costura infantil? Então participe do Minicurso Gratuito de Modelagem e Costura de Roupas Infantis! Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *