Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

4 dicas para conservar a máquina de costura

4 dicas para conservar a máquina de costura

A máquina de costura é o instrumento de trabalho principal de toda costureira! Não é à toa que algumas profissionais da costura não permitem que outras pessoas costurem ou limpem suas máquinas, afinal, uma máquina funcionando adequadamente não tem preço mas pra isso é necessário conservar a máquina de costura.

Para manter sua máquina de costura sempre funcionando adequadamente, acompanhe 4 dicas para conservar a máquina de costura e preserve esse instrumento tão importante!

Máquinas de costura

Inicialmente, o processo de costura era todo feito de forma manual. A máquina de costura é um instrumento que revolucionou a confecção de roupas e o mundo dos tecidos e foi fundamental para expansão da indústria têxtil no mundo.

A primeira máquina de costura foi inventada por volta de 1775, quando se encontrou o primeiro registro de uma máquina de costura. As máquinas que fabricavam tecidos já existiam e a indústria têxtil avançava.

Com o tempo as máquinas foram evoluindo e os equipamentos passaram a ser exportados por todo o mundo.

Máquinas de costura na atualidade

Atualmente, há uma infinidade de modelos e tipos de máquinas de costura que são vendidos para costura doméstica e profissional. Uma boa máquina de costura é um equipamento útil e muito valioso porque permite a confecção rápida de peças que levariam dias para serem costuradas à mão.

Para escolher a melhor máquina de costura, considere alguns fatores que podem ser fundamentais para a compra:

  • O tipo de costura que irá realizar
  • O quanto pode gastar para a aquisição
  • Máquinas profissionais ou para iniciantes
  • Máquinas domésticas ou profissionais
  • Marca da máquina

Após realizada a aquisição, confira as 4 dicas para conservar a máquina de costura que podem fazer toda a diferença para o resultado final de suas peças e o tempo que sua máquina terá de vida útil.

1- Desligue a máquina todas as vezes que parar de costurar

Essa dica pode parecer aquele tipo de implicância comum com quem utiliza aparelhos eletrônicos, mas não é uma ação fundamental entre as 4 dicas para conservar a máquina de costura. A máquina de costura deve ser desplugada da tomada todas as vezes que não estiver sendo utilizada.

Esse cuidado evita acidentes que são muito comuns com máquinas de costura e evita também que a máquina se danifique seriamente em um “uso” acidental.

Também é importante desligar a máquina todas as vezes que for limpá-la ou realizar ajustes na agulha, na sapata ou trocar a lâmpada da máquina.

2 – A máquina deve ficar em local fresco e seco

A máquina de costura é um equipamento eletrônico e deve ficar longe de umidade e da luz solar direta que podem danificar seu funcionamento e reduzir seu tempo de vida útil. A chuva, mesmo que gotículas que espirram perto de janela, comprometem seriamente o funcionamento das máquinas a longo prazo.

3 – Limpe a máquina de costura periodicamente

A máquina de costura deve ser limpa com cuidado e sempre desligada. A maioria dos fabricantes faz indicações sobre a forma adequada de limpar a máquina de acordo com o modelo e material de fabricação do produto.

Mas a regra geral é usar um pano úmido sempre que a máquina estiver empoeirada e uma escova para limpar as áreas mais difíceis e menores. Um pincel também pode alcançar as peças pequenas de sua máquina e limpar com delicadeza.

4 – Cuide da lubrificação

Máquina de costura e óleo andam juntos! Grande parte das máquinas possuem óleos de marcas específicos para lubrificação de seus sistemas!

Lubrifique a máquina sempre que necessário de acordo com o manual de uso do produto. Lembre-se de utilizar o óleo indicado pelo fabricante!

Se você acompanhou as 4 dicas para conservar a máquina de costura, certamente sua máquina funcionará por muito mais tempo sem a necessidade de consertos!

Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: clique aqui!

Tecidos para costura está na loja virtual da Maximus.

Ganhe 10% de desconto em qualquer máquina utilizando o cupom SINGERMAXIMUS, e ainda mais 13% de desconto no pagamento à vista!

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *