Crepe: um tecido para (quase) todos os estilos

Oi, gente!

Eu sou a Camila Nishida e hoje vamos falar sobre o famoso e popular crepe! Afinal, existem tantas variedades que fica fácil a gente se confundir entre eles.

Você pode assistir ao vídeo que eu preparei com uma explicação bem fácil e completa sobre os principais tipos para você nunca mais ficar em dúvida sobre que crepe usar para cada peça! 

Se preferir, você pode continuar lendo aqui comigo que eu vou explicar tudinho também!

O nome “crepe” vem do francês “crespo”, que é por causa daquele toque granuladinho que o crepe tem sabe? No geral, ele tem um toque mais seco e até um pouquinho áspero, justamente por causa da superfície granulada. No entanto, hoje temos muitas outras variações do crepe, desde os mais “crespinhos” até os mais sedosos.

Para ficar mais fácil de compreender eu vou dividi-los em duas categorias: os crepes leves e os crepes encorpados.

CREPES LEVES

Dentro dos crepes leves temos:  crepe bubble, crepe lorraine, crepe nuage.

Todos eles tem uma única característica em comum: apresentam um caimento leve e fluído. Ideais para fazer blusinhas ou vestidos e saias mais folgadinhas.

Agora vamos diferenciar cada um deles:

CREPE BUBBLE

O crepe bubble estourou na modinha casual há um tempo atrás como um tecido super versátil para confeccionar roupas de verão, mais leves e soltinhas. O nome “bubble”, que significa “bolha” em inglês, é por causa da textura: a trama dele de fato lembra pequenas bolhinhas…

Esse detalhe da superfície é o charme do tecido.

Ele pode ser fosco ou acetinado. Quando é acetinado, chamamos de “crepe bubble satin”. O fosco tem o toque um pouquinho mais crespo, já o acetinado é mais sedoso, mas em termos de caimento é o mesmo. Inclusive, o crepe bubble satin é uma tecido maravilhoso para fazer vestidos de festa num modelo leve e esvoaçante. O brilho da todo um charme e o caimento é muito elegante, sem contar que tem um preço super acessível!

Confira todas as opções de crepe bubble na Maximus Tecidos AQUI!

É importante lembrar que uma peça assim precisa ser dupla ou precisa de um forro para não ficar transparente. O forro sempre tem que acompanhar o caimento do tecido. Se você não quer fazer ele duplo, uma ótima opção de forro é o satin.

Pode ser usado para peças fresquinhas de verão / Foto: Pinterest.
O brilho do crepe bubble satin confere muita sofisticação para o tecido! / Foto: Pinterest.

CREPE NUAGE E CREPE LORRAINE

Já que estamos falando de vestido de festa, vamos comentar sobre o crepe nuage e o crepe lorraine. Esses dois são bem semelhantes! Ambos tem o caimento leve e um brilho acetinado discreto que da todo um charme ao tecido.

Eles são super queridinhos na moda festa. Se você quer um vestido fluído, mas não quer a transparência da musseline ou do chiffon, esses são os tecidos ideais. Tanto o lorraine, quanto o nuage possuem o caimento nesse estilo, a diferença dos dois está na textura.

O crepe nuage é cheio de minúsculas fissuras que deixam o tecido com um toque mais texturizado e consequentemente, influencia no estilo de brilho do tecido. 

Confira todas as opções de crepe nuage na Maximus Tecidos AQUI!

Já o lorraine é totalmente liso, tão liso que você sente ele escorregar quando o manuseia. Ele é a versão sintética do crepe de seda. Além de vestidos de festa, esse tecido pode ser usado para fazer camisas maravilhosas. Aquelas camisas de seda com um ar mais retrô, de mulher muito elegante, sabe?

Confira todas as opções de crepe lorraine na Maximus Tecidos AQUI!

Então esses três são os principais tipos de crepe de caimento mais leve. Todos eles podem ser usados praticamente nos mesmos tipo de roupa, vai depender se você vai querer algo com textura, mais liso, com ou sem brilho… Entre uma e outra diferença, o resultado final em termos de caimento é praticamente o mesmo.

ATENÇÃO: Por ser um tecido de espessura fina, eles são indicados para peças soltinhas no corpo. Se você fizer uma roupa muito justa, principalmente falando de saias e vestidos, quando esticar, corre o risco sério de esgarçar e estragar toda peça que você confeccionou.

Os modelos mais fluídos estão super em alta na moda festa / Foto: Pinterest.
São tecidos elegantes que ficam perfeitos para modelagens minimalistas / Foto: Pinterest.
As camisas são peças clássicas que podem ser usadas tanto no look de trabalho quanto em ocasiões mais formais / Foto: Pinterest.

CREPES ENCORPADOS

Esses são o tipo de crepe mais utilizados na moda festa e casual chic. Se os crepes mais leves não são indicados para peças justas, esses aqui são o oposto: são ideais para peças mais coladinhas, já que são bem encorpados e tem elastano. O resultado é aquela peça estruturada e ainda ajuda a não marcar o corpo!

CREPE DIOR E CREPE VOGUE

Vou falar primeiro de dois crepes que tem um valor um pouco mais agregado. Bom, acho que o nome já diz tudo, né? Na minha opinião, dentro da categoria de tecidos sintéticos, esses dois são os crepes mais nobres para vestidos de festa!

O crepe dior tem um brilho mais cintilante. Conforme a gente movimenta o tecido, é possível ver os pontinhos de brilho saltarem de acordo com a luz. É um brilho elegante no ponto certo: nem de mais, nem de menos. ele tem um pouco de elastano e é bem encorpado.

Confira todas as opções de crepe dior na Maximus Tecidos AQUI!

Já o crepe vogue, em termos de gramatura é praticamente a mesma do dior e ele também tem elastano. Porém, o brilho dele é diferente, é um brilho acetinado, um pouco mais discreto. A sua superfície é bem lisa, chega deslizar nas mãos e o toque é muito sedoso.

Confira todas as opções de crepe vogue na Maximus Tecidos AQUI!

Esses dois tecidos são ideais para vestidos de festa de modelo justo, como sereia, semi sereia e vestido tubinho. O caimento deles é aquele que “pesa”, fazendo o tecido literalmente cair e se movimentar com elegância conforme você caminha. Esses tecidos nunca vão armar, a proposta deles é justamente o caimento pesado.

Os modelos justos conferem feminilidade e valorizam o corpo / Foto: Pinterest.
O caimento fica muito elegante! / Foto: Pinterest.

Se você for mais ousada e quiser usar um deles numa peça como um tailleur, ou um blazer para jogar num look de cores mais opacas, fica maravilhoso! Tudo vai da sua criatividade!

Sugestão de blazer que pode ser feito com um desses crepes / Foto: Pinterest.

O valor desses dois tecidos é um pouco mais alto que de um crepe comum. Isso porque a qualidade do fio utilizado na trama do tecido é super diferenciada! É isso que faz ele dar esse caimento e ter o brilho que tem. Quando você sente o toque desse tecido e sente um crepe comum de valor mais baixo, consegue perceber claramente a diferença do fio.

CREPE VALENTINO E CREPE PASQUALE

Agora vamos falar de mais dois crepes de valor mais acessível:

O crepe valentino é o mais texturizado da categoria dos encorpados. Ele também não tem brilho, só de olhar você percebe que ele é mais fosco do que os outros. É uma opção perfeita para quem quer um crepe de caimento mais pesado e sem brilho. Embora não tenha elastano na composição, devido a trama do fio, ele cede um pouquinho na largura, então pode ser tranquilamente usado para roupas mais justinhas.

Confira todas as opções de crepe valentino na Maximus Tecidos AQUI!
Mesmo não tendo elastano, o crepe valentino pode ser usado em modelos mais justos / Foto: Pinterest.

Já o crepe pasquale é bem mais encorpadinho que o valentino. Nós temos ele tanto no fosco, quanto no acetinado e o que muda é apenas isso: o brilho. Para vestido de festa no modelo sereia, semi sereia, reto ou para um tubinho, são tecidos super elegantes.

Confira todas as opções de crepe pasquale na Maximus Tecidos AQUI!
Uma ótima opção de tecido para madrinhas, formandas e convidadas / Foto: Pinterest.

O forro ideal para esses dois tecidos é o cetim com elastano porque ele vai acompanhar o caimento perfeitamente.

Ah! Só lembrando novamente: por serem tecidos pesados, eles não armam! O caimento é literalmente pesado.

CREPE ALFAIATARIA

Um outro crepe que ascendeu nas últimas coleções é o crepe alfaiataria. Ele é bem encorpado, também de caimento mais pesado e com ótima elasticidade. Tem o toque macio e uma textura opaca, sem brilho.

Confira todas as opções de crepe alfaiataria na Maximus Tecidos AQUI!

Esse tecido também pode ser utilizado na moda festa sem problemas, principalmente para vestidos justos. No entanto, ele é sem dúvida o queridinho da moda casual chic! É perfeito para pantalona, pantacourt, blazer, vestido tubinho, saia secretária… Eu particularmente amo esse tecido!

As peças de alfaiataria são clássicos que nunca saem de moda / Foto: Pinterest.
Combinar a alfaiataria com peças mais despojadas resultam em um look super estiloso! / Foto: Pinterest.

Antes dele, quando a gente pensava num blazer, por exemplo, já vinha na cabeça aquele modelo tradicional de alfaiataria, super social e até meio “rígido” que não dava para combinar com muita coisa. Hoje, com um blazer de crepe alfaiataria você consegue usar tanto com um look bem social, quanto com um look mais despojado, mas sem perder a elegância. E eu amo tecidos que proporcionam essa versatilidade!

CREPE MALHA SCUBA

Agora por último vamos falar de um queridinho da moda festa que vem tomando os nossos corações: o crepe de malha scuba. Aqui temos que tomar bastante cuidado para não confundir “crepe de malha” com “malha”.

Esse tecido recebe este nome pelo fato de ter bastante elastano e ceder como a malha. Porém, a base do tecido é de um crepe: o toque texturizado, o caimento pesado, a elegância

Confira todas as opções de crepe malha scuba na Maximus Tecidos AQUI!

Não é atoa que é o mesmo tipo de tecido utilizado pela Pronovias, uma referência mundial em vestidos de noivas. O crepe de malha é bastante encorpado, tem o caimento pesado e deixa a peça bastante estruturada.

Vestido da grife Pronovias / Foto: Pinterest.
É um tecido que veste super bem no corpo / Foto: Pinterest.
Também é ideal para peças de estilo casual chic / Foto: Pinterest.

É o tipo de tecido que ajuda muito a não marcar o corpo. Se você quer aquele vestido bem colado, justinho, é a escolha perfeita! E claro que não só para moda festa: uma saia midi justa ou vestido tubinho com ele ficam maravilhosos também!

Eu sei que é muita informação né? Mas esses são os principais tipos de crepe de modo geral.

A partir desses, temos ainda outras variações, com outros nomes, mas as características sempre serão semelhantes.

Também é importante falar que muitas vezes, o que numa loja é o “crepe x”, na outra o mesmo crepe pode se chamar “crepe y”. Ou ainda, terem o mesmo nome, mas serem totalmente diferentes, variando inclusive o valor. É super comum isso acontecer porque a gente precisa diferenciar um do outro, então muitas vezes cada loja “batiza” seu tipo de crepe.

Então, mais importante do que decorar todos os nomes, é saber diferenciar os tipos de tecidos em geral a partir das principais características de cada um. Isso é essencial para chegar na peça que você idealizou. Saber escolher o tecido é o primeiro passo de uma criação!

Confira todas as opções de CREPE na Maximus Tecidos AQUI!

É isso! Se você achou que este post te ajudou comenta aqui e se tiverem alguma dúvida pode escrever que eu mesma vou responder!

Aproveita para ler os meus posts sobre Musseline e Zibeline também! 

Um abraço e até a próxima!

Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

View Comments

  • Muito bom ficar sabendo e conhecendo os tipos de tecidos o seu caimento para cada roupa , vocês da equipe da máxima tecidos são máximo a mesmos

  • Muinto bom pra mim que estou iniciano. Conhecendo ese tecido foi otimo pra mim

  • Ah que legal eu amei conhecer mais sobre esse tecido ❤

  • Cada dia aprendo mais com estas dicas. São de grande ajuda para quem está iniciando na costura.❤❤❤

  • Cada dia aprendo mais com estas dicas. São de grande ajuda para quem está iniciando na costura. Cada dia mais inspirada e motivada❤❤❤

Recent Posts

Como Digitalizar e Organizar Croquis de Moda para Acesso Fácil

A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…

13 horas ago

Crochê: oportunidade de começar o ano com pé direito com Anielle de Lima – Rádio da Costureira #228

Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…

1 dia ago

Yarn Bombing: O Tricô como Forma de Arte Urbana

A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…

2 dias ago

Iniciando na Costura de Lingerie e Pijamas com Clara Calui – Rádio da Costureira #227

Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…

2 dias ago

Aprenda como investir no nicho de costura de moda cristã com Hadassa Braz – Rádio da Costureira #226

Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…

2 dias ago

Unindo Beleza e Sustentabilidade na Moda

A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…

3 dias ago