Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Faça moldes de suas próprias roupas

Fazer moldes de suas próprias roupas pode ser algo muito prático, permitindo que você crie seus próprios looks e economize, formando suas próprias peças do guarda-roupa.

Para isto, é preciso possuir um aprendizado básico de moldes de roupas e de técnicas de costura, para iniciar a produção e confecção.

Veja a seguir como é importante aprender a fazer os moldes de suas próprias roupas, para dar seu toque pessoal e estilo aos seus looks.

Faça Moldes De Suas Próprias Roupas

O que você vai precisar para realizar os moldes de suas próprias roupas

Para criar seus próprios looks em casa, é preciso além de técnica. São necessários alguns materiais que são considerados básicos para começar a produção de seu trabalho no mundo da costura.

Estas ferramentas são:

  • Lápis ou giz especifico para trabalhar em tecidos;
  • Tesoura para cortar papel;
  • Durex;
  • Régua.

A partir destes materiais é possível começar a preparar os moldes para fazer suas próprias roupas, com uma modelagem envolvendo precisão de um profissional na costura, garantindo bons resultados.

Quais as técnicas para tirar as medidas?

O molde base, podendo ser encontrado na internet, pode ser o princípio para tirar as medidas do corpo para realizar a produção de uma roupa.

Mas, caso você não encontre o molde necessário para tirar suas medidas, é possível copiar um molde de uma roupa pronta, utilizando como base um vestido, por exemplo.

Para tirar as medidas do corpo de forma correta, é preciso que haja uma segunda pessoa para auxiliar neste processo.

Geralmente, para realizar as medidas em uma pessoa no sexo masculino, é preciso colocar a fita métrica em pontos estratégicos como a cintura e na região abaixo dos quadris.

Siga estas dicas para realizar seu próprio molde em casa

Para fazer os moldes de suas próprias roupas, é preciso seguir alguns passos para ter sucesso neste método, com muita precisão.

  • Você poderá utilizar um molde já pronto

Quando estamos nos iniciando no mundo da costura, é normal ter certa dificuldade para realizar um molde partindo do zero.

Por isto, é possível pegar um molde já pronto e modificar, a partir das medidas que serão incluídas na confecção de sua roupa, adaptando às necessidades de sua produção.

  • Copie as medidas de uma peça já pronta

Para realizar este método é muito simples, basta selecionar as peças de seu guarda roupa que você deseja copiar as medidas e se inspirar no modelo, para produzir algo semelhante.

Este tipo de produção de molde é muito simples, basta colocar a peça de roupa desejada fixada em cima de um papel onde será riscada a modelagem e fazer os contornos, com muita precisão, para que as medidas sejam aproveitadas.

  • Utilize um manequim

Este método é utilizado quando a pessoa já tem certa familiaridade com a costura, aumentando sua possibilidade de criar e confeccionar peças de forma intuitiva.

Geralmente, pessoas como os alfaiates costumam utilizar um manequim para fazer seus moldes de roupas. E para realizar este método é preciso ter um conhecimento vasto sobre costura, alfaiataria e a anatomia de todo o corpo humano.

É preciso sempre lembrar que, antes de cortar seus moldes de suas próprias roupas, deve-se deixar uma margem de aproximadamente 1 centímetro, para que o acabamento possa ser realizado e a roupa fique do tamanho esperado.

Fazer os moldes de suas próprias roupas em casa é possível, desde que haja comprometimento e vontade para aprender as técnicas e ensinamentos do vasto universo da costura, onde podem ser criadas diversas peças de roupas, utilizando sua criatividade e estilo próprio.

Conheça os produtos de modelagem da Maximus Tecidos aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *