Margem de costura


29
2 compartilhadas, 29 points

A modelagem é uma das etapas mais importantes na produção de uma peça, mas ela ainda é um grande desafio para a maior parte das costureiras, desde as iniciantes até as mais experientes. E uma questão que é muito presente e discutida dentro da modelagem, é a importância da margem de costura perfeita e como calcula-la da forma ideal. Você quer saber? Então confira com a gente!

Através de dicas e explicações simples e didáticas vamos fazer com que você entenda de uma vez por todas como calcular a margem de costura perfeitamente, proporcionando um melhor caimento e acabamento para suas peças.

Então, se você sonha em ter um trabalho de destaque e reconhecimento, é preciso primeiro investir no conhecimento! Venha com a gente e descubra tudo o que você precisa saber sobre margem de costura e suas especificidades!

O que é a margem de costura?

É importante que antes das dicas preciosas sobre como calcular com precisão a margem de costura saber o que ela é de fato, principalmente se você está iniciando agora. E para isso, vamos te explicar tudo!

A margem de costura é a distância e o espaçamento entre o ponto e o final do tecido. Esse espaçamento é o que vai ser definido em diferentes medidas, e também vai ser influenciado pelo tecido, pela modelagem e pelo objetivo daquela peça.

Uma costureira que não domina a margem de costura pode cometer alguns erros que vão afetar diretamente a qualidade final da peça, isso porque interfere no caimento e na finalização da estética da peça, como o acabamento da barra. Por isso mesmo, saber tudo o que você precisa é muito importante!

Dicas para calcular a margem de costura perfeita!

E agora que você já sabe um pouco mais sobre a margem de costura vamos te dar algumas dicas que vão te ajudar na hora de calcular a espessura e tamanho perfeito para proporcionar o melhor caimento em suas peças. Então, anote tudo!

  • Tamanho é opcional!

Um consenso entre os profissionais de costura, é que o tamanho da margem é uma coisa completamente opcional, pois cada costureiro vai trabalhar com um ajuste específico. Mas normalmente, a maioria dos profissionais escolhem trabalhar com uma margem entre 1,0 e 1,5cm, assim, você vai conseguir uma boa margem de costura para fazer o seu acabamento e os ajustes necessários na peça.

  • Sob medida

É importante levar em consideração as medidas do cliente na hora de fazer uma margem. Por isso mesmo, se você ainda não tem muita prática, o ideal é iniciar uma margem entre 2,0 e 2,5, pois assim você consegue ir eliminando esse espaço aos poucos, enquanto faz os ajustes necessários na peça. Deixe sua cliente experimentar e só então reduza a margem para 1,0 ou 1,5 para terminar o acabamento.

  • Objetivo

Uma costureira pode produzir diversas peças com diferentes objetivos, e isso vai afetar diretamente o cálculo as suas margens. Se você está produzindo, por exemplo um paletó que será alugado por diversos clientes, é sempre interessante trabalhar com uma margem maior, para que você possa ajustar sempre que necessário de forma simples e eficaz!

Invista em um curso de corte e costura!

E se você gostou dessas dicas sobre margem de costura, você com certeza vai amar o curso online de costura da Maximus Tecidos, o mais completo do Brasil! Com ele, você vai aprender muito mais do que sempre imaginou, e agregar mais qualidade para o seu trabalho!

Clique aqui e conheça o Programa de Formação Online Costura de Sucesso!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

29
2 compartilhadas, 29 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
2
Confuso
Engraçado Engraçado
1
Engraçado
Amei Amei
75
Amei
Incrível Incrível
3
Incrível
O Melhor O Melhor
6
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

4 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.