Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Margem de costura

Margem De Costura

A modelagem é uma das etapas mais importantes na produção de uma peça, mas ela ainda é um grande desafio para a maior parte das costureiras, desde as iniciantes até as mais experientes. E uma questão que é muito presente e discutida dentro da modelagem, é a importância da margem de costura perfeita e como calcula-la da forma ideal. Você quer saber? Então confira com a gente!

Através de dicas e explicações simples e didáticas vamos fazer com que você entenda de uma vez por todas como calcular a margem de costura perfeitamente, proporcionando um melhor caimento e acabamento para suas peças.

Então, se você sonha em ter um trabalho de destaque e reconhecimento, é preciso primeiro investir no conhecimento! Venha com a gente e descubra tudo o que você precisa saber sobre margem de costura e suas especificidades!

O que é a margem de costura?

É importante que antes das dicas preciosas sobre como calcular com precisão a margem de costura saber o que ela é de fato, principalmente se você está iniciando agora. E para isso, vamos te explicar tudo!

A margem de costura é a distância e o espaçamento entre o ponto e o final do tecido. Esse espaçamento é o que vai ser definido em diferentes medidas, e também vai ser influenciado pelo tecido, pela modelagem e pelo objetivo daquela peça.

Uma costureira que não domina a margem de costura pode cometer alguns erros que vão afetar diretamente a qualidade final da peça, isso porque interfere no caimento e na finalização da estética da peça, como o acabamento da barra. Por isso mesmo, saber tudo o que você precisa é muito importante!

Dicas para calcular a margem de costura perfeita!

E agora que você já sabe um pouco mais sobre a margem de costura vamos te dar algumas dicas que vão te ajudar na hora de calcular a espessura e tamanho perfeito para proporcionar o melhor caimento em suas peças. Então, anote tudo!

  • Tamanho é opcional!

Um consenso entre os profissionais de costura, é que o tamanho da margem é uma coisa completamente opcional, pois cada costureiro vai trabalhar com um ajuste específico. Mas normalmente, a maioria dos profissionais escolhem trabalhar com uma margem entre 1,0 e 1,5cm, assim, você vai conseguir uma boa margem de costura para fazer o seu acabamento e os ajustes necessários na peça.

  • Sob medida

É importante levar em consideração as medidas do cliente na hora de fazer uma margem. Por isso mesmo, se você ainda não tem muita prática, o ideal é iniciar uma margem entre 2,0 e 2,5, pois assim você consegue ir eliminando esse espaço aos poucos, enquanto faz os ajustes necessários na peça. Deixe sua cliente experimentar e só então reduza a margem para 1,0 ou 1,5 para terminar o acabamento.

  • Objetivo

Uma costureira pode produzir diversas peças com diferentes objetivos, e isso vai afetar diretamente o cálculo as suas margens. Se você está produzindo, por exemplo um paletó que será alugado por diversos clientes, é sempre interessante trabalhar com uma margem maior, para que você possa ajustar sempre que necessário de forma simples e eficaz!

Invista em um curso de corte e costura!

E se você gostou dessas dicas sobre margem de costura, você com certeza vai amar o curso online de costura da Maximus Tecidos! Com ele, você vai aprender muito mais do que sempre imaginou, e agregar mais qualidade para o seu trabalho!

Clique aqui e conheça o Programa de Formação Online Gente que Ama Costurar!

Assuntos Relacionados

Comentários

7 respostas

  1. muito instrutivo ,nos ajuda a aplicar tudo com orientação pra não errar na hora de fechar a peça

  2. Por isso me matriculei no curso da profe Nea Santtana Costura Profissional de roupas. E estou adorando, apesar de estar nas primeiras aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *