Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é tecido sintético?

Você já deve ter se deparado, ao analisar uma etiqueta, alguns nomes como: elastano, cetim, viscose, etc. Esses são exemplos de tecidos sintéticos, hoje, os mais vendidos do mercado. Se você ainda não sabe o que é tecido sintético, nesse artigo, vamos te ensinar. Ele surgiu primeiramente a partir dos anos 30, e desde então […]

Você já deve ter se deparado, ao analisar uma etiqueta, alguns nomes como: elastano, cetim, viscose, etc. Esses são exemplos de tecidos sintéticos, hoje, os mais vendidos do mercado. Se você ainda não sabe o que é tecido sintético, nesse artigo, vamos te ensinar.

Ele surgiu primeiramente a partir dos anos 30, e desde então tem evoluído em vários sentidos, graças ao avanço tecnológico empregado na confecção desses materiais.

Ele está presente em todos os aspectos de nossa vida. Na roupa que vestimos, no pano que utilizamos para limpeza, e até mesmo no coador do nosso cafezinho do dia-a-dia.

Foto: Pinterest

O que é tecido sintético e qual a sua origem?

Os tecidos sintéticos são criados a partir do laboratório, e podem utilizar de vários componentes químicos em sua composição, as matérias-primas mais utilizadas hoje para confecção desses tecidos, são:

  • Plástico
  • Poliéster
  • Poliamida
  • Acrílico

Os tecidos sintéticos foram pensados para substituir os tecidos naturais no mercado. Por serem mais resistentes e economicamente mais acessíveis, hoje, mais de 60 anos após sua criação, eles são fortemente consolidados no mercado. Mesmo que você não saiba o que é tecido sintético, você provavelmente o usa.

Podendo ser encontrados facilmente, e contendo uma variedade imensa de opções, eles são usados por grandes indústrias para fabricação de itens domésticos e de higiene pessoal, e pelas indústrias têxteis para confecção de roupas. Até mesmo as indústrias de matérias hospitalares os usam em grande escala;

Quais são os tecidos sintéticos?

Como descobrimos anteriormente, esses tecidos foram pensados para ser uma alternativa aos tecidos naturais do mercado, que até então o dominavam por todo o mundo.

Com a criação dos tecidos sintéticos, a forma com que se fabricava roupas em longa escala, foi revolucionada. Agora que você já sabe o que é tecido sintético, vamos conhecer a seguir alguns desses tecidos, tão utilizados em nosso dia-a-dia

  • Elastano: O elastano é uma grande tendência no mundo da moda hoje, principalmente a feminina e fitness. É ele que proporciona aquela aparência mais ‘’justinha’’ nas roupas, sem abrir mão do conforto.
  • Viscose: Esse tecido foi criado para competir diretamente com a seda, que é um tecido natural, um dos mais caros do mercado. A viscose se assemelha em muitos aspectos á seda, inclusive o caimento soltinho e leve.
  • Poliéster: Ele é hoje o queridinho das estilistas. Por ser muito mais barato que as outras alternativas, e ainda assim conseguir ter uma qualidade que se permite trabalhar em variadas confecções.

O tecido sintético vale a pena?

Como vimos, os tecidos feitos á partir de matéria sintética são muito superiores no quesito econômico e tecnológico. Mas eles valem a pena?

Isso vai depender do tipo de roupa que você pretende produzir/comprar. Os tecidos sintéticos são resistentes, e não demandam muitos cuidados em sua lavagem, porém, em comparação com os tecidos naturais, tem uma vida útil mais curta.

Por serem criados a partir de fibras sintéticas, eles também acabam sendo peças mais ‘’quentes’’, o que acaba não sendo muito interessante para climas de muito calor, já que podem acumular até mau cheiro por não absorverem o suor adequadamente.

Por isso é importante conhece-los e saber o que é o tecido sintético, já que pode fazer toda a diferença em sua produção.

Se você se interessou por esse tecido e quer saber onde encontrar tecidos de qualidade por um preço justo, viste o site da Maximus Tecidos e tenha acesso a maior qualidade do mercado de tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Estava procurando na internet a respeito de lonas, são tantas diferenças em tecidos, difícil fazer compras on-line então como gosto de novidades vem o verão saber tecídos e malhas apropriadas para uso é bom. Envie me suas novidades para o meu email .. obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *