Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os melhores tecidos para vestidos de inverno

Oi, gente! Tudo bem com vocês? Eu sou a Camila Nishida e depois de um longo, longo tempo, estou de volta aqui para uma segunda temporada de aulas sobre tecidos. No post de hoje vamos falar sobre: os melhores tecidos para fazer vestido de inverno!

Se preferir, você pode dar o play e acompanhar este post por este vídeo que eu preparei:

Eu amo usar vestido no inverno, com meia calça, bota, acho muito elegante! Mas pra essa peça ser – digamos assim – funcional, precisamos acertar no tecido. Tem que ser um tecido mais quentinho, que abraça o corpo e que combine com o modelo do vestido que você quer.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300 Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300

Os tecidos de inverno naturalmente são mais estruturados, com a gramatura mais alta. Quando eu falo sobre gramatura, entendam: o peso por metro quadrado do tecido. É o que mede a densidade, a “grossura” do tecido. Essa é uma informação bem importante pra escolher um tecido pra você entender se está comprando um tecido mais leve ou mais encorpado.

OS MELHORES TECIDOS PARA VESTIDOS DE INVERNO

 

  • TWEED

Começando pelo clássico tweed! O tweed teve origem na Escócia, e ficou mundialmente conhecido como o tweed que conhecemos hoje, na década de 50 por causa de Coco Chanel e seu lendário Tailleur de tweed. Naquela época o tweed era usado apenas nas peças masculinas e Chanel fez um marco na história da moda trazendo ele para as peças femininas.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Coco Chanel / Foto: reprodução

O tweed tradicionalmente é feito de fios de lã, e na trama podem ser usados diferentes variedades de fios, inclusive fios de seda. Há ainda o tweed de fios sintéticos (de poliéster) que também nos permite observar a riqueza da trama do tecido. É um tecido bem encorpado com muita informação de texturas diferentes.

Tecido tweed da Maximus Tecidos

Pra fazer um vestido de tweed é bem importante darmos uma atenção pro forro da peça. Como ele é um tecido de bastante textura, às vezes, diretamente em contato com a pele pode incomodar um pouco. Então usamos de forro um crepe mais leve, cetim com elastano ou a malha helanca.

O modelo fica a seu critério: mais curto, mais longo, justo, rodado, manga longa ou curta… Nesse caso, o tweed já faz o papel de tecido propriamente de inverno, então independente do modelo, o vestido vai ter essa carinha de peça de inverno.

Na minha opinião o tweed é um dos tecidos mais lindos que existem e um vestido com ele pode servir tanto de modelo mais casual, para o dia a dia, quanto para um evento super especial.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução
Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução (Getty)

Confira todas as opções de tecido tweed no site da Maximus Tecidos: clique aqui!

  • XADREZ

Quando falamos de roupas de inverno precisamos falar do XADREZ. E dentro do xadrez temos as variações como:
xadrez príncipe de Gales, xadrez vichy, xadrez pied-de-poule, xadrez tartan…

O xadrez é uma estampa e a base dele pode ser qualquer tecido. No entanto, para fazer vestidos de inverno nós vamos ficar nos tecidos xadrez de alfaiataria e na flanela, que são os mais característicos de inverno.

Os tecidos de alfaiataria xadrez são muito versáteis, podemos fazer vestidos mais justos, vestidos rodados, casual, formal… O tecido, por ser de alfaiataria vai dar uma certa estrutura, vai ficar mais quentinho e dar um acabamento lindo. Sem contar que é um clássico, super elegante né?

Tecido de alfaiataria da Maximus Tecidos

Normalmente os tecidos de alfaiataria não têm muita textura, eles são de superfície mais lisa. Podem ou não ter elastano. Isso é uma escolha que vai de acordo com o modelo que você quer.

Se o seu modelo de vestido não for extremamente justo e colado no corpo, você consegue tranquilamente chegar num caimento lindo no corpo, mesmo que ele não tenha elastano, apenas com as folgas de vestibilidade.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução

Confira todas as opções de tecidos de alfaiataria no site da Maximus Tecidos: clique aqui!

Outra base de tecido xadrez de inverno é a flanela, que é um tecido mais leve, porém bem quentinho, com uma textura felpudinha, muito comumente usado em camisas. Porém, a flanela fica linda para fazer vestidos também. É um ótimo tecido para fazer vestido de inverno estilo chemise, já que ele é mais leve e confere esse caimento.

Tecido flanela da Maximus Tecidos

Para confeccionar vestidos de flanela normalmente não tem necessidade de forro, até porque o tecido é mais leve e o forro poderia marcar um pouco. Mas isso também fica a seu critério. Se quiser usar, de preferência para um forro bem leve, como uma malha segunda pele por exemplo.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução

Confira todas as opções de flanela no site da Maximus Tecidos: clique aqui!

  • VELUDO

Agora um tecido clássico para vestidos de inverno: o veludo. A história do veludo sempre teve ligada a vestimenta da aristocracia e da nobreza. Reis e rainhas, de diversos lugares do mundo, são ilustrados em fotografias de séculos passados com vestidos e capas luxuosas de veludo.

O veludo originalmente era fabricado a partir da seda, mas como a grande maioria dos tecidos, com o tempo sugiram as versões em fibras sintéticas como o poliéster, ou numa mescla de fibras de seda com algodão, ou poliéster com algodão.

O que caracteriza o veludo é a trama densa, encorpada e superfície felpuda e macia que ele tem, além de um brilho acetinado nos fios. Inclusive, origem do nome vem do latim “vellus”, que significa “pelo” ou “pelo em tufos”.

Tecido veludo da Maximus Tecidos

Bom, o fato é que o veludo é um tecido clássico, e nos vestidos de inverno a gente pode soltar a criatividade para criar modelos mais tradicionais ou mais ousados. Como o veludo tem uma base bem maleável, os vestidos com manga longa ficam lindos, porque a manga abraça o corpo, já que ele tem bastante elasticidade.

Como forro pra vestido de veludo, um ótimo tecido é a malha helanca, porque ela acompanha a base do veludo, que normalmente estica bastante. Se você usar como forro um tecido muito estático, sem elastano, pode dar um desencontro no acabamento da peça.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução (Getty)
Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução

Confira todas as opções de veludo no site da Maximus Tecidos: clique aqui!

  • MALHA TRICÔ

Temos também a malha tricô, que é o “tricô pronto” digamos assim. Uma base de um tecido com textura de fios de tricô trabalhados. Esse tecido é muito quentinho, muito gostoso para o inverno. Ele é bem encorpado, tem o caimento mais pesado e em vestidos fica muito charmoso.

Tecido malha tricô da Maximus Tecidos

A malha tricô tem bastante elasticidade e você pode usar para fazer todo tipo de modelo de vestido. Também é importante usar como forro a malha helanca nesse caso, para acompanhar a base do tecido que cede bastante. Eu amo o tricô porque ele traz uma informação de textura para roupa.

Se você não gosta muito de estampas, prefere um tecido mais neutro… Então escolher um tecido que traz textura, confere mais informação de moda para peça.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução
Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução

Confira todas as opções de malha tricô no site da Maximus Tecidos: clique aqui!

  • VISCOSE

E por fim, para gente encerrar, eu trouxe um tecido que pode parecer um pouco contraditório: a viscose!

Eu sei que a viscose é na verdade, um tecido clássico de verão, porque ela transpira, é super leve e tudo mais… Mas acontece, que tem algumas variedades de viscose que combinam muito com vestidos de inverno.

Nesse caso, estamos falando da viscose rayon, que é uma viscose mais encorpada, de trama mais grossa, caracterizada por uma textura com estrias na diagonal. É claro que comparada ao tweed ou a malha tricô, por exemplo, a viscose não esquenta tanto o corpo. Mas daí nós trazemos ela pra vestidos mais leves, mais meia estação, mais outono…

Tecido viscose rayon da Maximus Tecidos

Mas atenção: precisamos saber escolher a estampa. É claro que se você usar uma viscose floral com cores de verão, cores mais vivas como amarelo, rosa, verde… O vestido vai ficar mais cara de verão do que de inverno (e não há nada de errado com isso).

No entanto, se você quer um vestido de viscose pro outono inverno, você opta por estampas como o próprio xadrez, ou estampas em tons mais fechados, com fundo preto, azul marinho ou tons terrosos. Você também pode agregar no modelo elementos como manga mais comprida, comprimento da saia etc.

Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução
Maximus Tecidos melhores tecidos para vestidos de inverno 600x300
Foto: reprodução

Confira todas as opções de viscose no site da Maximus Tecidos: clique aqui!

É isso pessoal! Eu trouxe aqui algumas opções de tecidos para vestidos de inverno, mas é claro que existem muitas outras variedades. Para escolher um tecido para qualquer roupa, o mais importante é estar claro o que você quer com essa peça.

Você quer um vestido para o outono? Para jogar um casaquinho por cima? Ou você quer um vestido que seja quentinho por si só? Quer ele mais leve? Ou mais encorpado? É a partir dessas análises que você chega na conclusão.

Eu já tenho um conteúdo em que eu falo sobre os principais tecidos de inverno de modo geral, conto a história e dou exemplo de cada um deles… Clique aqui para conferir!

Espero que vocês tenham gostado desse post e comenta aqui abaixo qual tecido você mais gosta para o inverno! 🙂

Um beijo e até a próxima!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. | Este blog certamente tem todas informações importantes que eu queria a respeito deste assunto e não sabia a quem perguntar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *