Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais são os tecidos que podem ser passados com ferro?

Hoje em dia, no mercado, estão à nossa disposição dezenas de tipos diferentes de tecidos que podem ser passados com ferro. Porém, pouquíssima gente sabe quais são os cuidados especiais que cada um exige. Dentre eles, o ferro de passar sempre acaba saltando aos olhos.

Isso porque o eletrodoméstico danifica muito facilmente as roupas se mal utilizado. Tal fator se dá pela diferença de resistência que cada um dos materiais oferece ao calor. Apesar disso, não existem tecidos que não podem ser passados.

Portanto, chegou a hora de tirar as suas dúvidas. Neste artigo, vamos citar os principais grupos de tecidos no mercado e especificar quais podem ou não ser passados a ferro e em qual temperatura.

Créditos: Pinterest

Lã e acrílico

  • Temperatura: muito alta
  • Tipo de aplicação: indireta

A lã e o acrílico são tecidos muito semelhantes e, por isso, muito confundidos. A diferença está em que um é uma malha natural e a outra, sintética, respectivamente. Ambos são muito macios e pesados.

Justamente pela sua composição pesada, se lavados e secados corretamente, sequer precisam ser passados. Isso porque dificilmente acumulam rugosidade visível. Porém, se a necessidade for alta, eles podem ser passados, mas apenas indiretamente, com outro tecido por cima.

Ao aplicar o ferro, sua temperatura deve estar muito alta para que funcione. Isso porque como a aplicação é indireta, se a temperatura não for elevada, o tecido dificilmente vai sofrer a distorção necessária para que desamasse.

Algodão e linho

  • Temperatura: alta
  • Tipo de aplicação: direta

O algodão é o tecido mais popular para a fabricação de roupas. Isso porque é um tecido macio, fresco e de fácil limpeza. Porém, o maior problema do algodão é que ele acumula muitas rugosidades.

Tão fresco e fácil de amassar quanto é o linho. O tecido é muito popular na fabricação de camisas, e é considerado um dos tecidos mais leves que existem. Ambos os tecidos podem ser passados em temperatura alta.

Nylon e Poliéster

  • Temperatura: baixa
  • Tipo de aplicação: direta

O nylon e o poliéster são tecidos sintéticos, produzidos através da extração de petróleo. São muito utilizados na fabricação de roupas (principalmente de frio), por serem resistentes e baratos. Porém, ambos são muito sensíveis ao calor.

A vantagem é que ambos são materiais muito elásticos e duráveis, raramente acumulando rugosidades. É muito incomum que haja a necessidade de passar qualquer peça feita desses tecidos, mas se a necessidade surgir, deve-se tomar alguns cuidados prévios.

Créditos: Pinterest

A temperatura do ferro deve ser mantida sempre baixa, as passadas devem ser únicas e a exposição mínima. Por terem a composição muito semelhante a um plástico, as fibras de nylon e poliéster derretem muito fácil ao serem aquecidas.

Seda e cetim – Passados

  • Temperatura: muito baixa
  • Tipo de aplicação: direta

A seda é o tecido mais nobre que existe. É retirado de uma proteína produzida continuamente pelas glândulas salivares do bicho-da-seda, que só a secretam uma vez ao ano. Isso faz da seda um dos tecidos mais caros que existem.

O cetim, por sua vez, é um tecido híbrido feita de seda e lã. É considerado um tecido de alta elegância e normalmente usado em festas. A beleza do cetim vem do seu brilho natural, que chama muita atenção.

O grande problema de ambos os tecidos é que eles são extremamente frágeis ao calor, podendo queimar muito facilmente. Além disso, também são tecidos muito fáceis de amassar, exigindo grande cuidado no manuseio.

Para passar os tecidos de seda ou cetim, a temperatura do ferro deve ser mínima, e a aplicação única. Isso porque, se passados errado, estragam muito fácil, e o dano financeiro é imenso.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *