Tecido LAISE: Conheça o Charmoso Tecido de Algodão com Furinhos, Fresquinho e Elegante no Verão


-1

Oi, tudo bem? Eu sou a Camila Nishida e nesse post vamos falar sobre o tecido laise. Um tecido que eu tenho certeza que você conhece e que até já teve em algum momento da sua vida, porque é um tecido muito clássico e que deixa a roupa muito elegante.

Se preferir, você pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

O QUE É LAISE? 

A laise é um tecido que existe há gerações na moda. Nossas avós usavam roupas com esse tecido, nossas mães e hoje nós usamos. É um tecido clássico e que nunca sai de moda.

Ele é maravilhoso para fazer roupas como vestidos e blusas, principalmente. A laise deixa essas roupas muito elegantes, românticas e delicadas. 

Confira as opções de laise no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

COMO É O NOME DO TECIDO FURADINHO? LESE, LEISE OU LAISE?

O nome do tecido se chama laise. Podemos dizer que a laise é um tipo de renda porque ela tem bordados vazados, que é a característica principal de uma renda. 

Geralmente a laise tem esses bordados em uma base de tecido de algodão, principalmente uma cambraia que é um tecido bem levinho e um pouco transparente (dependendo da gramatura).

Os bordados vem em formatos de flores, de desenhos mais arredondados e desenhos mais delicados. A laise mais clássica é aquela branca com bordados em formato de flores.

Maximus Tecidos tecido laise maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

ORIGEM DO TECIDO LAISE

Alguns livros dizem que a laise surgiu na França, assim como a renda clássica que a gente conhece. Já outros discordam dessa tese de que veio da França. O fato é que sim, os franceses levam na maior parte do mundo esse título de que foram eles que inventaram a renda. 

De qualquer forma, em todo lugar do mundo tecidos como a laise e como renda são conhecidos por serem tecidos muito românticos e que deixam uma roupa muito sofisticada.

QUAL A COMPOSIÇÃO DO TECIDO LAISE?

O tecido de laise para costurar ou a roupa de laise, geralmente tem a base de algodão. No entanto, você pode encontrar com outra composição.

No Brasil é muito comum encontrarmos a laise de malha, principalmente para peças que são bem justinhas ao corpo. Por exemplo, vestidos e blusas mais justas. 

Maximus Tecidos tecido laise maximus tecidos Clube da Costureira 600x300
Tecido laise de malha da Maximus Tecidos

É fato que a laise de malha não carrega a tradição da laise de algodão, que é muito mais mais confortável, transpira bem e é mais fresquinha. Por ser um tecido de verão, a laise de algodão traz todo esse frescor para o corpo porque é uma fibra natural e também tem um caimento mais bonito.

Confira as opções de laise de malha no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

O TECIDO LAISE PRECISA DE FORRO?

Por ser um tecido leve, dependendo da peça precisa. A cambraia por si só é um tecido bem fininho, de gramatura leve. Ela pode ter um pouco de transparência, mas no caso das blusas geralmente não tem problema. 

Para vestidos e peças da cintura para baixo, a transparência pode atrapalhar um pouco. Então se você vai costurar uma peça de laise, nesse caso é importante usar um forro.

Use um forro de cambraia de algodão para não trazer um desconforto para sua peça, uma vez que a proposta é ser uma roupa de verão, então precisa ser um forro gostoso e fresquinho. Se você usar um forro de malha helanca, já tira todo o conforto e frescor da peça.

O forro de cambraia de algodão também vai casar com o movimento do tecido de base. 

Confira as opções de Cambraia de Algodão no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

O QUE FAZER COM O TECIDO LAISE?

  • Blusas;
  • Saias;
  • Vestidos;
  • Roupas para crianças.

Além das roupas de laise da moda adulta, esse tecido também é muito usado para moda infantil. 

Para crianças, principalmente bebês, é muito importante dar preferência para tecidos de fibras naturais para trazer mais conforto e evitar alergias na pele. Grande parte das opções de laise são 100% algodão, super confortáveis e maravilhosas para fazer roupas de bebê.  

Maximus Tecidos tecido laise maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

LAISE TENDÊNCIA NA MODA 

A laise branca é a mais clássica, mas podemos encontrar esse tecido em diversas cores. Tem opções de cor única e outras em que a cor do tecido é uma e a cor do bordado é outra. 

Para quem gosta e deseja ter peças com mais detalhes para usar na moda casual ou no trabalho, e assim fugir das peças listas, as roupas de laise valem muito a pena. Principalmente se você gosta do estilo romântico.

Uma camisa de tecido liso (uma tricoline, por exemplo) vai ter um impacto e uma camisa de laise vai ter outro. Assim também com modelos de vestidos.

COMO LAVAR A LAISE?

A laise também vale o investimento porque é um tecido que dura bastante, pois a fibra de algodão é muito resistente. Claro que são necessários seguir os cuidados de lavagem. 

A laise não é um tecido que pode ser colocado para bater de qualquer jeito na máquina junto com outras roupas porque o bordado dela é delicado. Se não cuidar, os bordados vão se desfazendo e os fios arrebentam. Então, é um tecido que necessita de uma lavagem mais delicada.

Maximus Tecidos tecido laise maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

Confira as opções de laise no site da Maximus Tecidos!

Bom, me conta aqui nos comentários se você gosta da laise, se você tem alguma roupa desse tecido e se você gostou desse conteúdo.

Também aproveita e dá um curtir neste post e se inscreva no canal da Maximus Tecidos no YouTube, aperte aqui.

Siga as redes sociais da Maximus aqui.

Aperte aqui e confira mais posts sobre tecidos.

A gente se vê no próximo post, um beijo e até mais!


Like it? Share with your friends!

-1
Camila Nishida
Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

4 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade, só mudaram o nome “Broderie” para “Laise” – é isso? Broderie é muito mais bonito e elegante.

  2. Laise é maravilhoso e chic
    Mandei fazer im blaiser de verão desse tecido e é sempre sucesso quando uso