Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tudo sobre a costura reta

Tudo Sobre A Costura Reta

Se você é iniciante no mundo da moda, já deve saber que existem vários diferentes tipos de costura em uma máquina tanto doméstica e quanto industrial. Uma delas, é a costura reta, que é responsável pela criação de peças diversas tanto de roupas e sapatos, quanto artigos de cama, mesa e banho. Por isso, hoje você vai aprender como fazê-la.

Entender tudo sobre a costura reta não vai somente ser um conhecimento importante, mas na prática ele pode agregar muito mais qualidade a suas peças, que com certeza vão garantir um acabamento muito superior.

Então, para que você descubra de uma vez por todas tudo sobre a costura reta, nós preparamos esse guia completo e simples para que você saiba! Confira e se surpreenda!

Tudo sobre a costura reta: O que ela é?

No mundo da costura, existem vários diferentes tipos de costura, como a reta, zigue-zague e outras, e cada uma delas é responsável por um trabalho muito específico, e para saber tudo sobre a costura reta, primeiro você precisa saber o que ela é! E isso nós vamos te explicar.

A costura reta é aquela que vai ser executada a partir de um ponto fixo formado por duas linhas, a superior e a inferior, e ao longo da costura, elas serão entrelaçadas umas às outras. A linha superior é aquela que passa pela agulha, já a inferior é a que se encontra na bobina;

A máquina de costura doméstica ou industrial é utilizada principalmente para a costura de tecidos planos, já que o seu ponto é resistente e não tem elasticidade, por isso muitas pessoas têm muita dificuldade em costurar tecidos de malha, por exemplo.

E saber tudo é essencial para que você aperfeiçoe e agilize as pregas franzidos, velcros e etc.

Como ela pode ser utilizada?

Você está aprendendo tudo sobre a costura reta, e até agora você já sabe que o que ela é, mas também é importante saber como ela pode ser utilizada! Para isso, vamos dar alguns exemplos de produções em que você pode aplicar essa técnica, e ter resultados realmente incríveis. Confira!

  • Calçador de margem de ¼

Para costurar linhas retas em pontos estreitos, essa é a técnica mais popular, e ela é bem simples! Algumas máquinas possuem os ajustes prévios, mas você também pode configurar a sua manualmente. Posicione o tecido com a borda alinhada no limitador, mantendo o tecido bem posicionado, você vai ter uma margem eficaz e uniforme.

  • Tecidos de malha

Se você achava que era impossível costurar tecidos de malha com costura reta, está enganado! Nós conhecemos um truque que com certeza vai te ajudar, e o primeiro passo é substituir a agulha de sua máquina por uma agulha cabeça de outro de 11 polegadas. Depois, faça a costura reta normal, e passe por cima da primeira costura mais uma camada de costura reta.

  • Costuras paralelas

Se você quer costurar fileiras paralelas ou até mesmo utilizar pontos decorativos retos, é só utilizar um calcador para bordas, alinhando as bordas e as fileiras já costuradas entre as marcas do calcador. Essa é também uma ótima opção para quilting reto!

Invista em um curso!

Tudo sobre a costura é muita informação, e a melhor maneira de realmente aprender, é investir em um curso de especialização em costura! Assim, além de aprender tudo sobre a costura reta, você vai aprender várias outras técnicas que com certeza vão te ajudar!

Conheça a Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos! Você pode aprender e se especializar em corte e costura, moulage, modelagem plana, costura pet e desenho de moda.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *