A roupa de cama, além de ser um importante item para a decoração da casa, é parte fundamental para lhe garantir uma ótima noite de sono. Então mesmo quando esperamos beleza dos lençóis e colchas, o que realmente importa é o conforto que nos traz. Vamos falar um pouco mais sobre algodão ou microfibra a seguir.
Um dos tecidos mais usados para roupa de cama são o percal, o algodão ou microfibra. Qualquer um desses três são ótimos e possuem vantagens e desvantagens que são necessárias levar em consideração na hora da compra, então é importante que você decida qual o melhor para o seu perfil.
O Percal
O Percal é um tecido com origem persa, atualmente é um dos mais utilizados para lençol, em razão das suas características, esse tipo de tecido é extremamente confortável.
Esse tecido é feito a partir de uma trama de algodão, utilizando o fio natural, como as tramas são finas e densas a confecção do percal se da a partir da união desses fios, de forma cruzada, tanto na horizontal como na vertical.
Para que um tecido seja considerado um percal, precisa se levar em consideração a gramatura, que é a quantidade de fios por polegadas quadradas, sendo o tecido de 2,54cm por 2,54cm.
Pode se medir, também, pelo peso desse tecido por metro quadrado. O mínimo para categorizar um tecido como percal é 180 fios de linho de algodão. Pois quanto maior for a gramatura, melhor e mais maleável será o tecido.
Os tecidos considerados como percal também podem ser mesclados, tendo na sua composição 50% de poliéster e 50% de algodão, levando em conta que esse tecido possui baixo preço, podendo, futuramente, produzir bolinha, uma vez que ocorre queda na qualidade.
No percal, quanto mais fio, maior a qualidade, já que podemos dizer que ocorre um aumento na qualidade e na durabilidade. As técnicas que são utilizadas para tecelagem também influenciam na qualidade, assim como os cuidados com os fios de algodão.
Tecidos De Algodão
O algodão é uma fibra natural que, a partir dele são produzidos inúmeros tecidos, modificados entre eles no decorrer da sua forma na trama, na mistura de outros fios, e na quantidade de fios utilizados.
Os tecidos confeccionados a partir do algodão são conhecidos por serem sempre versáteis, confortáveis e macios. Em razão da qualidade da sua fibra, essas peças possuem excelente durabilidade.
Além disso, podemos afirmar que são confortáveis e que possuem uma rápida secagem, sendo um tecido ideal para as noites mais quentes, uma vez que também possuem excelente absorção de água.
Tecido de Microfibra
Diferente do algodão e do percal a microfibra é um tecido produzi a partir das fibras sintéticas, como o poliéster e poliamida, que tem sua origem no petróleo. A microfibra possui fios muito finos.
Devido ao uso da poliamida o tecido de microfibra possui excelente absorção de água, além de ser bem macio, enquanto o poliéster aumenta a durabilidade do tecido. Os produtos de microfibra não amassam, então não precisam de ferro de passar.
Diferenças entre o Percal, Algodão ou Microfibra
A grande diferença entre esses três tipos de tecido está na composição, o percal e o algodão são de origem vegetal (algodão), enquanto a microfibra é um tecido com origem sintética derivada do petróleo.
Benefícios:
- Durabilidade
- Maciez
- Conforto
- Versatilidade
São esses os quatro benefícios comum entre esses tecidos, no entanto podemos afirmar que por possuir mais quantidade de fios o percal é mais resistente, assim como a microfibra por conter poliéster é mais durável.
Agora que você já sabe as características, benefícios e diferenças entre os três tecidos, fica mais fácil você decidir na hora de comprar qual é o melhor para você, o percal, o algodão ou microfibra.