Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dicas para costurar tecidos finos e escorregadios

Dicas para costurar tecidos finos e escorregadios

Costurar é uma atividade que exige prática e conhecimento de técnicas. Quanto maior a vivência e o conhecimento da costureira sobre tecidos e modelos diversos, maior a chance de que o resultado seja sempre incrível! Mas nesse artigo, iremos te indicar algumas dicas para costurar tecidos finos e escorregadios para você conseguir obter o melhor resultado possível.

Uma das principais dificuldades da costura são os tecidos muito finos, que escorregam facilmente na hora de costurar! Por isso, preparamos um texto para que você conheça as dicas para costurar tecidos finos e escorregadios e se torne capaz de costurar qualquer tipo de peça e tecido!

Tecidos finos e escorregadios

Costurar tecidos finos e escorregadios é um desafio, já que desde o corte até o acabamento desse tipo de tecido precisa ser diferenciado e cuidar com um cuidado especial.

O diferencial de tecidos finos precisa ser considerado por quem pretende se aprofundar no mundo da moda, já que grande parte dos modelos, especialmente os luxuosos, são costurados a partir desse tipo de tecido. Como exemplos temos a seda, cetim e o chiffon. Não há como pensar em costura sem considerar esses tecidos!

Foi pensando nisso que preparamos um tutorial especial com dicas para costurar tecidos finos e escorregadios sem errar! Acompanhe.

Corte de tecidos finos

De nada adianta saber costurar tecidos finos se o corte estiver incorreto. E o corte é um grande desafio, já que os tecidos mais finos escorregam das mãos ou da mesa de trabalho com maior facilidade.

Para cortar tecidos finos com segurança, alguns fatores são necessários a serem consideradas:

  • Lave o tecido antes do corte
  • Risque o tecido com giz
  • Corte considerando a forma final do molde
  • Coloque papel por baixo do tecido para dar firmeza ao corte
  • Use presos para prender o papel à mesa
  • Estique o papel muito bem
  • Utilize alfinetes mais finos
  • Trave o tecido com alfinetes em sentidos opostos
  • Prefira o cortador circular ao invés de tesouras
  • Se for usar tesoura, apoie muito bem
  • Tecidos finos não devem ser cortados com tesoura ao ar

Costura de tecidos finos e escorregadios

Para a costura desse tipo de tecido, alguns ajustes da máquina de costura são fundamentais para obter uma costura de alta qualidade. Acompanhe as dicas para costurar tecidos finos e escorregadios:

  • Experimente o ritmo da máquina

Se você acelerar e desacelerar a máquina, ela costura de forma suave. Esse é a principal técnica para costurar adequadamente tecidos finos. No entanto, é uma técnica onde é necessário testar antes em um retalho do mesmo tecido

para não estragar o início do tecido.

  • Não costure em superfícies empoeiradas

A lavagem do tecido é importante para o corte, mas também para a costura de tecidos finos. Se você costurar em locais empoeirados ou com pequenas sujeiras, esse tipo de resíduo, ainda que pequeno, compromete o resultado da costura.

  • Use tiras de tecido engomado sob a costura

Esse tipo de técnica evita dois problemas comuns à costura de tecidos muito finos. O primeiro é que tecidos finos podem se rasgar, tanto no corte, quanto na costura e essas pequenas tiras auxiliam na resistência do tecido à costura.

O segundo problema comum à costura de tecidos finos é o franzimento. As tiras evitam que o tecido fique franzido e torto.

  • Utilize agulhas bem finas

As agulhas para tecidos escorregadios devem ser bem finas e afiadas. Agulhas grossas podem furar esse tipo de tecido e comprometer o resultado final da costura.

  • Faça bainhas arredondadas

A bainha arredondada evita muita pressão sobre o tecido, impedindo que o mesmo estrague.

  • Utilize o menor número de pinos possível

Quanto menor o número de pinos, mais preservado ficará o tecido ao final da costura. Portanto, tente utilizar poucos pinos quanto for possível.

Agora que você já acompanhou as dicas para costurar tecidos finos e escorregadios, já pode costurar peças finas sem errar!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *