Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Por debaixo da saia dos grandes estilistas: o magnífico vermelho de Valentino

Vermelho de Valentino Clube da Costureira

Aquele vermelho poderoso, impactante. Aquele vermelho deslumbrante, que não passa despercebido, que atrai olhares e arranca suspiros. Aquele vermelho Valentino! É essa a principal marca do italiano Valentino Clemente Ludovico Garavani, estilista que virou ícone da moda, com seu estilo glamouroso e elegante.

“Vermelho é meu preto… É fascinante, é vida, sangue da morte, paixão, amor, a cura total da tristeza.”, era como Valentino definia a cor que estampou sua carreira.

Valentino: “Uma mulher de vermelho está sempre magnífica: ela é, no meio da multidão, a imagem perfeita da heroína.” / Foto: Pinterest

Seu logotipo “V” é, até hoje, um sinal de luxo e bom gosto. Valentino construiu um império da moda que ainda figura entre os maiores do mundo! Conquistou incontáveis celebridades com seu talento nato para criação de roupas e “efervesceu” justamente em uma época de ebulição do cinema, ganhando destaque internacional ao vestir estrelas de Hollywood, sempre apostando numa proposta muito feminina e elegante.

 

Elizabeth Taylor foi uma das primeiras famosas a se encantar com os vestidos de Valentino / Foto: Pinterest
Décadas depois, Valentino continuou encantando celebridades: Julia Roberts fez questão de receber o Oscar, em 2001, usando um longo preto e branco assinado pelo estilista italiano / Foto: Pinterest

A trajetória

É dom mesmo: enquanto muitos estilistas levam anos e anos para chegar à criação de uma peça bem estruturada, Valentino já tinha mãos mágicas aos 20 anos. Desde muito cedo, demonstrou interesse e jeito para o desenho de moda. Sempre apaixonado por tudo que envolvia arte, Valentino se profissionalizou e se destacou quando ainda era muito jovem.

Aos 18 anos, estudou na Câmara Sindical de Alta Costura, em Paris. Ganhou um prêmio de estilismo em 1952, que foi a porta de entrada para o mundo profissional da moda. Virou assistente de Jean Dessès e depois de cinco anos, foi seguir seus próprios passos. Trabalhou com um colega e em seguida retornou à Itália, para abrir seu próprio atelier. Em 1961, fez seu primeiro desfile, com 120 modelos. De cara, já foi um sucesso: o estilista iniciante transformou-se em um renomado profissional da moda.

Valentino: “Enquanto todos vivemos em um mundo de distrações, desde a hora em que acordo me concentro em um único objetivo: comunicar beleza e perfeição.” / Foto: Pinterest

A fama e a expansão da marca 

Mas foi em 1968, que o famoso “V” apareceu pela primeira vez, na coleção “Valentino’s White”. Nesta época, o estilista já contava com a ajuda de Giancarlo Giammetti como diretor comercial da grife.

Giancarlo Giammetti: um sócio que o auxiliou na tarefa de expandir a marca Valentino mundialmente / Foto: Pinterest

A década de 70 também foi marcante, já que além de lançar coleção feminina e masculina denominada “ready-to-wear”, Valentino também inaugurou suas primeiras boutiques em Roma e Milão.

Mas muito além dos tecidos, o talento do italiano transbordou para outros itens de moda: a marca também está ligada a indústria de perfumes, acessórios, calçados e até ícones de decoração.  O perfume foi lançado em 1977, mas depois disso, inúmeras fragrâncias da marca se tornaram itens cobiçados.

Foto: Pinterest
O conhecido sapato de tachas também é um dos produtos marcantes criados por Valentino / Foto: Pinterest

A despedida dos holofotes

Hoje, com mais de 50 anos de história, a grife Valentino está presente em mais de 70 países com mais de 1250 pontos de venda.  Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, diretores criativos, conseguiram deixar a marca em evidência, mesmo com a aposentadoria de Valentino Garavani, em janeiro de 2008.

Ao se aposentar, Valentino causou “frisson” no mundo da moda. Todos se surpreenderam com o desejo do estilista de se afastar das criações, mas sua declaração explicou bem o motivo. Na época, Valentino disse: “Eu quero dizer, como fazem os ingleses: ‘Gostaria de sair da festa quando ela ainda está cheia”.

Apesar disso, a elegância de suas peças jamais deixou de ser inspiração: Valentino continua influenciando novos estilistas e seu estilo cheio de glamour, mas sem exageros, ainda é queridinho entre as mulheres.  Hoje, aos 84 anos, o estilista curte sua mansão no Chateau de Wideville, próximo a Paris.

O “castelo” Valentino: gosto pela sofisticação vai além das roupas / Foto: Pinterest

Para quem deseja se inspirar nas impecáveis criações do italiano, sugerimos uma visitinha ao Museu Virtual Garavani, um site rico em materiais sobre a marca.

 

História maravilhosa a dele, não?!

Para nossas leitoras que são costureiras e estilistas se inspirarem no vermelho de valentino, fizemos uma seleção com centenas de tecidos de moda festa nessa cor incrível: acesse aqui loja virtual da Maximus Tecido Finos.

Além disso, aqui no blog da Maximus Tecidos, vocês também podem ler sobre a trajetória de outros grandes estilistas: Coco Chanel e Dior. E se quiserem conhecer mais detalhes sobre a vida de outros nomes famosos da moda, fiquem de olho no Clube da Costureira, a série “Por debaixo da saia dos grandes estilistas” continua 😉

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *