Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual a diferença de tecido plano e malha?

Para explicar a diferença de tecido plano e malha, é importante explicar primeiro como se forma cada um deles, para depois entrar nas particularidades de cada um. A base de ambos é a fibra. A fibra é uma matéria prima fibrosa, que pode ser extraída da natureza, de origem animal, vegetal ou mineral, ou fabricada […]

Para explicar a diferença de tecido plano e malha, é importante explicar primeiro como se forma cada um deles, para depois entrar nas particularidades de cada um.

A base de ambos é a fibra. A fibra é uma matéria prima fibrosa, que pode ser extraída da natureza, de origem animal, vegetal ou mineral, ou fabricada através de processos químicos. Elas são chamadas fibras naturais e sintéticas, respectivamente.

Atualmente, fios naturais e sintéticos são combinados entre si a todo momento para originarem diversos tipos de tecidos, com caimentos e texturas de excelente qualidade e em infinita quantidade.

Através de um processo chamado fiação, as fibras são transformadas em fios. Esses fios podem ser de diferentes tamanhos, como por exemplo na seda, que são longos e no algodão e na lã, que são curtos.

O fio se transformará no tecido através de um processo chamado trama.

Trama: A diferença de tecido plano e malha

A partir desse momento, se inicia o processo de trama do fio, que indicará se será produzido um tecido ou uma malha. A diferença basicamente será a elasticidade, presente na malha e ausente no tecido plano.

Trama é o processo de entrelaçamento dos fios, que irá originar o tecido. No caso do tecido plano, esse entrelaçamento é feito na vertical e horizontal, de modo que os fios se cruzam em ângulo reto.

No tecido plano, o fio disposto na horizontal é chamado de trama e o fio disposto na vertical é chamado de urdume. Na tecelagem, eles formam uma armação rígida, por isso há uma elasticidade reduzida no tecido plano.

Outros fatores também distinguem uma da outra. As peças em tecido plano podem ter diversas formas de caimentos: desde os mais estruturados, como pode-se ver no tricoline, que tem o caimento mais reto, como nos mais fluidos, como a viscose.

Os tecidos planos são excelentes opções para a confecção de peças mais sofisticadas e formais, como camisa social, terno e outros. Alguns tecidos planos são o cetim, a viscose, o crepe, a e o tricoline.

Dentro da categoria de tecido plano, pode-se dividi-lo em subclasses. São elas:

  • Simples – Um conjunto de fio de urdume e um de trama;
  • Composto – Mais de um de urdume e um (ou mais) de trama;
  • Jacquard – Simples ou compostos, com grandes desenhos gerados pela diferença de ligamentos ou pela cor dos fios.

Além desses tipos, temos os felpudos e os lenos (ou giro inglês, como são chamados). Cada um deles com suas particularidades, tais como a presença de felpas ou porosidade nos fios.

Por outro lado, na malharia, os fios são tramados na mesma direção, horizontal, com movimentos em forma de sobe e desce, o que dá elasticidade à malha, diferenciando-a a assim do tecido plano.

Há dois tipos de malha. As por trama, que são aquelas em que o entrelaçamento de um único fio gera o tecido e as por urdume, em que um conjunto de fios, tecidos lado a lado, geram o tecido.

A malha é conhecida por produzir peças confortáveis e despojadas e é muito utilizada na confecção de roupas de ginástica, por sua elasticidade e conforto, além da característica de desamassar fácil.

A malha também é um tecido muito usado na moda praia, enquanto o tecido plano é mais usado para roupas casuais, moda festa e de alfaiataria.

Alguns exemplos de malhas são viscolycra, malha helanca e moletom.

Tanto o tecido plano, quanto a malha, podem ser produzidos a partir de diversos tipos de fios de fibras têxteis, desde os naturais, até os sintéticos.

Por fim, podemos concluir que a maior diferença de tecido plano e malha é a elasticidade.

Assuntos Relacionados

Comentários

4 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *