Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual o tecido mais nobre?

Você já se perguntou qual é o tecido mais nobre? Se você não é tão leigo no assunto, já deve ter ouvido falar da seda. Mas existem muitas dúvidas e curiosidades rondando a produção e utilização do tecido.

A seda é utilizada pela humanidade há mais de 5.000 anos, e sua história é intrinsecamente ligada à domesticação de seu único produtor: o bicho-da-seda. Sua utilização começou na China, sendo mais tarde espalhada para Coreia, Japão e Índia.

Nesse post, você vai entender um pouco melhor a história da seda e de como o tecido é extraído da natureza. Além disso, vamos comentar sobre sua importância na moda e principais utilizações do tecido mais nobre que existe.

A história da seda e sua utilização prévia

A seda foi descoberta na China, por volta de 3.600 a.C. O registro mais antigo de um tecido de seda sobrevivente data de 3630 a.C., cobrindo o corpo de uma criança.

As lendas dizem que a seda foi inventada pela imperatriz chinesa Lei-Tzu. Conta-se que ela teve seu primeiro contato com o material quando um casulo caiu de uma amoreira em seu chá.

A fabricação da seda foi segredo de estado da China até o ano 300, quando foi descoberta pelos indianos. Daí, a planta se espalhou pelo subcontinente indiano. Além deles, os chineses a comerciavam os coreanos e os japoneses.

A seda só chegou à Europa no século XI, através do comércio da Itália com o oriente. Desde então, ela é símbolo de riqueza e status, pela sua beleza e raridade.

O bicho-da-seda

A única forma de se obter seda é através da secreção do bombyx mori, o bicho-da-seda. Para obter-se o produto, o casulo do inseto é mergulhado em uma substância chamada sericina, que mata a larva e dá brilho aos fios.

Os casulos são formados por um único fio, de cerca de 500 mil metros de comprimento. Depois de mergulhados, os fios dos casulos são enrolados e secos. A cor natural do tecido mais nobre é branca.

Apesar de existirem outras variedades do bicho-da-seda, o único que produz fios comerciáveis é o bombyx mori. Como são produzidos apenas uma vez ao ano, em seu ciclo de reprodução, por muitos séculos ele foi extremamente caro.

Características do tecido – Tecido Mais Nobre

  • Durabilidade

Além de muito bonito, o tecido mais nobre também é um dos materiais mais resistentes que existem. Os mongóis utilizavam uma fina camada de seda debaixo de suas armaduras, para evitar que as flechas penetrassem a carne dos guerreiros.

Apesar de resistente ao corte, a seda é altamente inflamável. Portanto, deve-se tomar muito cuidado em seu manuseio e lavagem. Tome muito cuidado se pretender passar o tecido com ferro – use somente a temperatura mínima.

  • Estética

Ao ser mergulhado em sericina, o fio da seda adquire uma reflexão natural. Isso dá a ele um brilho único, considerado extremamente elegante. Possui um excelente caimento e costuma ser usado em peças que fiquem mais soltas do corpo.

Além do uso do tecido 100% natural, existem diversos outras opções feitas a partir da fibra mista. Entre estes, estão o gazar, o cetim e o musseline. É muito raro encontrar tecidos 100% seda usadas no dia a dia.

  • Preço – Tecido Mais Nobre

Apesar de ter sido muito cara no passado e ainda ser considerado o tecido mais nobre, hoje em dia, o metro da seda é relativamente acessível, apesar de ainda estar longe de ser um dos tecidos mais baratos do mercado.

Para informações sobre como adquirir tecidos similares à seda, em versões sintéticas para suas confecções, você pode conferir a própria loja da Maximus Tecidos, que a oferece em diversos tipos e tonalidades.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *